A INTERDISCIPLINARIDADE EM CTS: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA VOLTADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E DE REDES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1050 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta o estado da arte da produção científica nacional, sobre interdisciplinaridade e contextualização, no universo da produção do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), voltada para o ensino de ciências. A metodologia utilizada foi a análise bibliométrica e de redes de 28 artigos selecionados a partir dos 244 artigos que compõem o Banco de Dados do Grupo CTS e Educação do CEFET/RJ, catalogados no período de 1996 a 2016. As análises foram discutidas a partir de categorias, a saber: distribuição de artigos por ano; por revista; por instituição; por autores; por área e grau de formação dos autores; por autores, trabalhos e idiomas mais citados, enquanto que as redes foram discutidas a partir das seguintes categorias de análises: redes de coautoria, redes de instituições e redes de palavras-chave. Concluiu-se que a noção de contextualização e interdisciplinaridade são discutidas nos artigos sem sua devida conceituação, na perspectiva de que a utilização do contexto pode ser o elemento facilitador no processo de ensino-aprendizagem, enquanto a prática interdisciplinar consiste em prática pedagógica ampla que reconhece a necessidade de rompimento de barreiras entre as disciplinas escolares, promovendo a dinâmica interativa no ensino dessas diferentes disciplinas. Foi possível verificar ainda que a produção científica voltada para a interdisciplinaridade em CTS é escassa, onde os primeiros artigos datam de 2001, e que as instituições e grupos de autores possuem pouca interação entre si. |
id |
IFES-1_aa830f5697703cffcef7881e9f3afff8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1050 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
A INTERDISCIPLINARIDADE EM CTS: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA VOLTADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E DE REDESCTSEnsino de ciênciasInterdisciplinaridadeContextualizaçãoRedes sociaisO presente trabalho apresenta o estado da arte da produção científica nacional, sobre interdisciplinaridade e contextualização, no universo da produção do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), voltada para o ensino de ciências. A metodologia utilizada foi a análise bibliométrica e de redes de 28 artigos selecionados a partir dos 244 artigos que compõem o Banco de Dados do Grupo CTS e Educação do CEFET/RJ, catalogados no período de 1996 a 2016. As análises foram discutidas a partir de categorias, a saber: distribuição de artigos por ano; por revista; por instituição; por autores; por área e grau de formação dos autores; por autores, trabalhos e idiomas mais citados, enquanto que as redes foram discutidas a partir das seguintes categorias de análises: redes de coautoria, redes de instituições e redes de palavras-chave. Concluiu-se que a noção de contextualização e interdisciplinaridade são discutidas nos artigos sem sua devida conceituação, na perspectiva de que a utilização do contexto pode ser o elemento facilitador no processo de ensino-aprendizagem, enquanto a prática interdisciplinar consiste em prática pedagógica ampla que reconhece a necessidade de rompimento de barreiras entre as disciplinas escolares, promovendo a dinâmica interativa no ensino dessas diferentes disciplinas. Foi possível verificar ainda que a produção científica voltada para a interdisciplinaridade em CTS é escassa, onde os primeiros artigos datam de 2001, e que as instituições e grupos de autores possuem pouca interação entre si.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2021-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/105010.36524/dect.v8i01.1050Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 01 (2018): 2018 - 012236-215010.36524/dect.v8i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1050/643Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Fraga Lima, LíviaFerreira dos Santos, Armando GilNey D'Escoffier, LuizConceição dos Santos, TaísChrispino, Álvaro2021-02-12T14:13:57Zoai::article/1050Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:07.992594Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INTERDISCIPLINARIDADE EM CTS: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA VOLTADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E DE REDES |
title |
A INTERDISCIPLINARIDADE EM CTS: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA VOLTADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E DE REDES |
spellingShingle |
A INTERDISCIPLINARIDADE EM CTS: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA VOLTADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E DE REDES da Fraga Lima, Lívia CTS Ensino de ciências Interdisciplinaridade Contextualização Redes sociais |
title_short |
A INTERDISCIPLINARIDADE EM CTS: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA VOLTADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E DE REDES |
title_full |
A INTERDISCIPLINARIDADE EM CTS: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA VOLTADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E DE REDES |
title_fullStr |
A INTERDISCIPLINARIDADE EM CTS: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA VOLTADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E DE REDES |
title_full_unstemmed |
A INTERDISCIPLINARIDADE EM CTS: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA VOLTADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E DE REDES |
title_sort |
A INTERDISCIPLINARIDADE EM CTS: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA VOLTADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E DE REDES |
author |
da Fraga Lima, Lívia |
author_facet |
da Fraga Lima, Lívia Ferreira dos Santos, Armando Gil Ney D'Escoffier, Luiz Conceição dos Santos, Taís Chrispino, Álvaro |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira dos Santos, Armando Gil Ney D'Escoffier, Luiz Conceição dos Santos, Taís Chrispino, Álvaro |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Fraga Lima, Lívia Ferreira dos Santos, Armando Gil Ney D'Escoffier, Luiz Conceição dos Santos, Taís Chrispino, Álvaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CTS Ensino de ciências Interdisciplinaridade Contextualização Redes sociais |
topic |
CTS Ensino de ciências Interdisciplinaridade Contextualização Redes sociais |
description |
O presente trabalho apresenta o estado da arte da produção científica nacional, sobre interdisciplinaridade e contextualização, no universo da produção do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), voltada para o ensino de ciências. A metodologia utilizada foi a análise bibliométrica e de redes de 28 artigos selecionados a partir dos 244 artigos que compõem o Banco de Dados do Grupo CTS e Educação do CEFET/RJ, catalogados no período de 1996 a 2016. As análises foram discutidas a partir de categorias, a saber: distribuição de artigos por ano; por revista; por instituição; por autores; por área e grau de formação dos autores; por autores, trabalhos e idiomas mais citados, enquanto que as redes foram discutidas a partir das seguintes categorias de análises: redes de coautoria, redes de instituições e redes de palavras-chave. Concluiu-se que a noção de contextualização e interdisciplinaridade são discutidas nos artigos sem sua devida conceituação, na perspectiva de que a utilização do contexto pode ser o elemento facilitador no processo de ensino-aprendizagem, enquanto a prática interdisciplinar consiste em prática pedagógica ampla que reconhece a necessidade de rompimento de barreiras entre as disciplinas escolares, promovendo a dinâmica interativa no ensino dessas diferentes disciplinas. Foi possível verificar ainda que a produção científica voltada para a interdisciplinaridade em CTS é escassa, onde os primeiros artigos datam de 2001, e que as instituições e grupos de autores possuem pouca interação entre si. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1050 10.36524/dect.v8i01.1050 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1050 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v8i01.1050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1050/643 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 01 (2018): 2018 - 01 2236-2150 10.36524/dect.v8i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028239839232 |