A INTERDISCIPLINARIDADE EM CTS: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA VOLTADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E DE REDES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Fraga Lima, Lívia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira dos Santos, Armando Gil, Ney D'Escoffier, Luiz, Conceição dos Santos, Taís, Chrispino, Álvaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1050
Resumo: O presente trabalho apresenta o estado da arte da produção científica nacional, sobre interdisciplinaridade e contextualização, no universo da produção do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), voltada para o ensino de ciências. A metodologia utilizada foi a análise bibliométrica e de redes de 28 artigos selecionados a partir dos 244 artigos que compõem o Banco de Dados do Grupo CTS e Educação do CEFET/RJ, catalogados no período de 1996 a 2016. As análises foram discutidas a partir de categorias, a saber: distribuição de artigos por ano; por revista; por instituição; por autores; por área e grau de formação dos autores; por autores, trabalhos e idiomas mais citados, enquanto que as redes foram discutidas a partir das seguintes categorias de análises: redes de coautoria, redes de instituições e redes de palavras-chave. Concluiu-se que a noção de contextualização e interdisciplinaridade são discutidas nos artigos sem sua devida conceituação, na perspectiva de que a utilização do contexto pode ser o elemento facilitador no processo de ensino-aprendizagem, enquanto a prática interdisciplinar consiste em prática pedagógica ampla que reconhece a necessidade de rompimento de barreiras entre as disciplinas escolares, promovendo a dinâmica interativa no ensino dessas diferentes disciplinas. Foi possível verificar ainda que a produção científica voltada para a interdisciplinaridade em CTS é escassa, onde os primeiros artigos datam de 2001, e que as instituições e grupos de autores possuem pouca interação entre si.
id IFES-1_aa830f5697703cffcef7881e9f3afff8
oai_identifier_str oai::article/1050
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling A INTERDISCIPLINARIDADE EM CTS: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA VOLTADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E DE REDESCTSEnsino de ciênciasInterdisciplinaridadeContextualizaçãoRedes sociaisO presente trabalho apresenta o estado da arte da produção científica nacional, sobre interdisciplinaridade e contextualização, no universo da produção do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), voltada para o ensino de ciências. A metodologia utilizada foi a análise bibliométrica e de redes de 28 artigos selecionados a partir dos 244 artigos que compõem o Banco de Dados do Grupo CTS e Educação do CEFET/RJ, catalogados no período de 1996 a 2016. As análises foram discutidas a partir de categorias, a saber: distribuição de artigos por ano; por revista; por instituição; por autores; por área e grau de formação dos autores; por autores, trabalhos e idiomas mais citados, enquanto que as redes foram discutidas a partir das seguintes categorias de análises: redes de coautoria, redes de instituições e redes de palavras-chave. Concluiu-se que a noção de contextualização e interdisciplinaridade são discutidas nos artigos sem sua devida conceituação, na perspectiva de que a utilização do contexto pode ser o elemento facilitador no processo de ensino-aprendizagem, enquanto a prática interdisciplinar consiste em prática pedagógica ampla que reconhece a necessidade de rompimento de barreiras entre as disciplinas escolares, promovendo a dinâmica interativa no ensino dessas diferentes disciplinas. Foi possível verificar ainda que a produção científica voltada para a interdisciplinaridade em CTS é escassa, onde os primeiros artigos datam de 2001, e que as instituições e grupos de autores possuem pouca interação entre si.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2021-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/105010.36524/dect.v8i01.1050Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 01 (2018): 2018 - 012236-215010.36524/dect.v8i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1050/643Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Fraga Lima, LíviaFerreira dos Santos, Armando GilNey D'Escoffier, LuizConceição dos Santos, TaísChrispino, Álvaro2021-02-12T14:13:57Zoai::article/1050Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:07.992594Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A INTERDISCIPLINARIDADE EM CTS: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA VOLTADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E DE REDES
title A INTERDISCIPLINARIDADE EM CTS: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA VOLTADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E DE REDES
spellingShingle A INTERDISCIPLINARIDADE EM CTS: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA VOLTADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E DE REDES
da Fraga Lima, Lívia
CTS
Ensino de ciências
Interdisciplinaridade
Contextualização
Redes sociais
title_short A INTERDISCIPLINARIDADE EM CTS: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA VOLTADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E DE REDES
title_full A INTERDISCIPLINARIDADE EM CTS: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA VOLTADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E DE REDES
title_fullStr A INTERDISCIPLINARIDADE EM CTS: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA VOLTADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E DE REDES
title_full_unstemmed A INTERDISCIPLINARIDADE EM CTS: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA VOLTADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E DE REDES
title_sort A INTERDISCIPLINARIDADE EM CTS: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA VOLTADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E DE REDES
author da Fraga Lima, Lívia
author_facet da Fraga Lima, Lívia
Ferreira dos Santos, Armando Gil
Ney D'Escoffier, Luiz
Conceição dos Santos, Taís
Chrispino, Álvaro
author_role author
author2 Ferreira dos Santos, Armando Gil
Ney D'Escoffier, Luiz
Conceição dos Santos, Taís
Chrispino, Álvaro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Fraga Lima, Lívia
Ferreira dos Santos, Armando Gil
Ney D'Escoffier, Luiz
Conceição dos Santos, Taís
Chrispino, Álvaro
dc.subject.por.fl_str_mv CTS
Ensino de ciências
Interdisciplinaridade
Contextualização
Redes sociais
topic CTS
Ensino de ciências
Interdisciplinaridade
Contextualização
Redes sociais
description O presente trabalho apresenta o estado da arte da produção científica nacional, sobre interdisciplinaridade e contextualização, no universo da produção do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), voltada para o ensino de ciências. A metodologia utilizada foi a análise bibliométrica e de redes de 28 artigos selecionados a partir dos 244 artigos que compõem o Banco de Dados do Grupo CTS e Educação do CEFET/RJ, catalogados no período de 1996 a 2016. As análises foram discutidas a partir de categorias, a saber: distribuição de artigos por ano; por revista; por instituição; por autores; por área e grau de formação dos autores; por autores, trabalhos e idiomas mais citados, enquanto que as redes foram discutidas a partir das seguintes categorias de análises: redes de coautoria, redes de instituições e redes de palavras-chave. Concluiu-se que a noção de contextualização e interdisciplinaridade são discutidas nos artigos sem sua devida conceituação, na perspectiva de que a utilização do contexto pode ser o elemento facilitador no processo de ensino-aprendizagem, enquanto a prática interdisciplinar consiste em prática pedagógica ampla que reconhece a necessidade de rompimento de barreiras entre as disciplinas escolares, promovendo a dinâmica interativa no ensino dessas diferentes disciplinas. Foi possível verificar ainda que a produção científica voltada para a interdisciplinaridade em CTS é escassa, onde os primeiros artigos datam de 2001, e que as instituições e grupos de autores possuem pouca interação entre si.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1050
10.36524/dect.v8i01.1050
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1050
identifier_str_mv 10.36524/dect.v8i01.1050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1050/643
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 01 (2018): 2018 - 01
2236-2150
10.36524/dect.v8i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028239839232