Consumo de adrenalina: plano de comunicação para o Parque Aventura Sniper

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Daniela Marlene Lopes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/5127
Resumo: Trabalho de Projecto para obtenção de grau de Mestre em Comunicação Social – Vertente Comunicação Estratégica
id RCAP_2aceffbc6d0e984bd19b5f5b22d402e6
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/5127
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Consumo de adrenalina: plano de comunicação para o Parque Aventura SniperLazerTempo livreDesportos de aventuraPlano de comunicaçãoFidelização de clientesParque Aventura SniperLeisureFree-timeAdventure sportsCommunication planCustomer loyaltyParque Aventura SniperTrabalho de Projecto para obtenção de grau de Mestre em Comunicação Social – Vertente Comunicação EstratégicaAo longo dos anos, o lazer assumiu diferentes formas de importância na sociedade: se há algumas décadas atrás apenas alguns estratos sociais podiam usufruir do tempo dedicado ao prazer, hoje em dia o seu acesso está mais liberalizado. O aumento dos rendimentos e do tempo para o lazer, devido às folgas e férias pagas, conduziu a uma mudança nos usos do tempo livre, dando, segundo alguns autores, origem a uma certa moral do prazer. A adrenalina produzida por desportos de aventura proporciona uma oportunidade aos indivíduos que buscam, através de emoções fortes, uma recriação da sua identidade e uma evasão ao stress provocado pelo quotidiano. Deste modo, qual será a estratégia de comunicação mais adequada para fidelizar clientes a um Parque de Desportos Aventura? Este projecto será dividido em duas partes, na primeira será feita a revisão bibliográfica referente ao lazer e à sociologia de emoções, bem como a identificação de ferramentas de fidelização de clientes, e na segunda, é apresentada a pergunta de partida e analisada a estratégia de marketing e comunicação do Parque Aventura Sniper, um Parque dedicado a desportos de aventura sediado em Bucelas, na área da Grande Lisboa. Os principais objectivos são diagnosticar a comunicação da empresa e, com base nesse diagnóstico, desenvolver um plano de comunicação com o propósito de combater a sazonalidade do negócio, angariando e fidelizando clientes.Through the years, leisure has had many different forms of importance in society: If, up until some decades ago, only some social strata were able to have free time for leisure, nowadays it is available to everyone. The evolution of income and leisure time, thanks to paid holidays, has brought a change in the use of our free-time, leading to a certain moral of pleasure, according to several authors. The adrenaline produced by adventure sports creates an opportunity for the people who seek for a recreation of their identity and a combat to daily life stress by experiencing strong emotions. Which could be, then, the best communication strategy attain its clients’ loyalty? This project is divided into two parts, a first one consisting in a thorough literary review of leisure, sociology of emotions and customer loyalty tools, and a second one which will be presented with a starting question and where the marketing and communication strategy of Parque Aventura Sniper, a park dedicated to adventure sports situated in Bucelas, in the area of the Greater Lisbon, will be analyzed. The main goals are to diagnose the company’s communication and, basing on this diagnose, to create a communication plan with the purpose of levelling the seasonality of the business, attracting new clients and securing their loyalty.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasRibeiro, Raquel BarbosaRepositório da Universidade de LisboaMoreira, Daniela Marlene Lopes2013-02-07T11:14:32Z2012-12-312012-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/5127porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:36:03Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/5127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:43.768259Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Consumo de adrenalina: plano de comunicação para o Parque Aventura Sniper
title Consumo de adrenalina: plano de comunicação para o Parque Aventura Sniper
spellingShingle Consumo de adrenalina: plano de comunicação para o Parque Aventura Sniper
Moreira, Daniela Marlene Lopes
Lazer
Tempo livre
Desportos de aventura
Plano de comunicação
Fidelização de clientes
Parque Aventura Sniper
Leisure
Free-time
Adventure sports
Communication plan
Customer loyalty
Parque Aventura Sniper
title_short Consumo de adrenalina: plano de comunicação para o Parque Aventura Sniper
title_full Consumo de adrenalina: plano de comunicação para o Parque Aventura Sniper
title_fullStr Consumo de adrenalina: plano de comunicação para o Parque Aventura Sniper
title_full_unstemmed Consumo de adrenalina: plano de comunicação para o Parque Aventura Sniper
title_sort Consumo de adrenalina: plano de comunicação para o Parque Aventura Sniper
author Moreira, Daniela Marlene Lopes
author_facet Moreira, Daniela Marlene Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Raquel Barbosa
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Daniela Marlene Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Lazer
Tempo livre
Desportos de aventura
Plano de comunicação
Fidelização de clientes
Parque Aventura Sniper
Leisure
Free-time
Adventure sports
Communication plan
Customer loyalty
Parque Aventura Sniper
topic Lazer
Tempo livre
Desportos de aventura
Plano de comunicação
Fidelização de clientes
Parque Aventura Sniper
Leisure
Free-time
Adventure sports
Communication plan
Customer loyalty
Parque Aventura Sniper
description Trabalho de Projecto para obtenção de grau de Mestre em Comunicação Social – Vertente Comunicação Estratégica
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-31
2012-12-31T00:00:00Z
2013-02-07T11:14:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/5127
url http://hdl.handle.net/10400.5/5127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131002788904961