Programa superação da Universidade do Parlamento Cearense e os fatores motivacionais e as dificuldades que enfrentam os professores no desempenho de sua carreira profissional no ensino médio da educação de jovens e adultos - EJA-Unipace, Fortaleza-Ceará, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Silvana Maria Mota
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/34961
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
id RCAP_2acf8495ebfa430300666ec08148009f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/34961
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Programa superação da Universidade do Parlamento Cearense e os fatores motivacionais e as dificuldades que enfrentam os professores no desempenho de sua carreira profissional no ensino médio da educação de jovens e adultos - EJA-Unipace, Fortaleza-Ceará, BrasilCompetênciaDificuldadesMotivaçãoTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017A presente investigação centra-se na problemática de quais são os fatores motivacionais e quais as dificuldades que implicam na capacidade de desenvolvimento profissional professores envolvidos dentro da modalidade de Educação de Jovens e adultos da Unipace. Teve como objetivo: compreender os fatores que contribuem para motivar ou desmotivar os professores da Educação de Jovens e Adultos da Unipace. Para tal, definiram-se quatro questões de investigação: (i) conhecer a formação profissional do corpo docente; (ii) perceber quais os fatores que motivam esses professores a caminharem na sua carreira profissional; (iii) identificar as dificuldades encontradas na carreira profissional desses professores; (iv) conhecer as expectativas da carreira profissional deles para o futuro. Escolhemos como metodologia geral de investigação uma abordagem qualitativa interpretativa que se traduziu na construção e aplicação de uma entrevista a sete docentes que vincular-se ao Programa Superação da Unipace; interpretamos os dados recolhidos e discutimos de modo a responder às questões levantadas. Com efeito, tivemos como objetivo recolher dados através de entrevistas com vista à análise dos fatores motivacionais e as dificuldades que desmotivam dos intervenientes desta investigação. Os resultados alcançados permitiram-nos concluir que, em relação os fatores motivacionais dos professores estão relacionados com o sucesso da aprendizagem dos alunos, as formações que são dadas coerentes com a realidade dos docentes e dos educandos e que tenham contribuído para motivação profissional dos mesmos, quanto às dificuldades refere-se a todos os inqueridos que falta formações atualizadas; faltam materiais disponibilizados, aula extraclasse e a falta de remuneração adequada ao seu desempenho profissional não condiz com a competência desses profissionais. Finalmente, nas conclusões sugerimos que este estudo poderá servir de relevância para professores, formadores, gestores de educação, coordenadores e futuros docentes para eventuais estudos sobre o assunto abordado. Procuramos contribuir para uma perspectiva preventiva aos principais fatores que geram mal-estar e bem-estar aos docentes.The following presentation centers on the motivational factors and difficulties regarding the professional development of those involved in Youth and Adult Education of Unipace. Its objective: understanding of the factors that contribute in motivating or demotivating the teachers in Youth and Adult Education of Unipace. In order to do so, four points of investigation were considered: (i) assessing the professional qualification of those in staff; (ii) noticing what factors motivate these teachers to continue in their professional carrer; (ii) identifying the difficulties in those teachers’ carriers; (iv) understands their professional expectations for the future. We chose as an investigation methodology, a qualitative interpretive approach, which means the construction and application of an interview with an open survey answered by seven professionals enrolled in the Program Supercar Unipace; we interpreted the gathered data and discussed them in order to answer our questions. Effectively, our goal was to gather data through interviews, regarding the motivational factors and difficulties that demotivate this investigation intervener. The results achieved showed us that teacher's motivational factors are related to the learning success rate of the students, the qualification which are coherent to the reality of the teachers and the students and that have contributed to their professional motivation. The difficulties regard those who lack updated qualifications, the lack of available teaching tools, extra classes and the payment suited to the professional performance doesn't correspond with their competence. Finally, we suggest, in our conclusion that this study will be able to serve as reference to teachers, trainers, education managers, coordinators and future staff, in studies of such subject. We seek to contribute to a preventive perspective to the main factors that generate malaise and well-being for teachers.Tinoca, Luís Fonseca, 1975-Repositório da Universidade de LisboaMoreira, Silvana Maria Mota2018-10-09T17:32:12Z20172018-02-162017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/34961TID:202200817porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:30:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/34961Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:33.984175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Programa superação da Universidade do Parlamento Cearense e os fatores motivacionais e as dificuldades que enfrentam os professores no desempenho de sua carreira profissional no ensino médio da educação de jovens e adultos - EJA-Unipace, Fortaleza-Ceará, Brasil
title Programa superação da Universidade do Parlamento Cearense e os fatores motivacionais e as dificuldades que enfrentam os professores no desempenho de sua carreira profissional no ensino médio da educação de jovens e adultos - EJA-Unipace, Fortaleza-Ceará, Brasil
spellingShingle Programa superação da Universidade do Parlamento Cearense e os fatores motivacionais e as dificuldades que enfrentam os professores no desempenho de sua carreira profissional no ensino médio da educação de jovens e adultos - EJA-Unipace, Fortaleza-Ceará, Brasil
Moreira, Silvana Maria Mota
Competência
Dificuldades
Motivação
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Programa superação da Universidade do Parlamento Cearense e os fatores motivacionais e as dificuldades que enfrentam os professores no desempenho de sua carreira profissional no ensino médio da educação de jovens e adultos - EJA-Unipace, Fortaleza-Ceará, Brasil
title_full Programa superação da Universidade do Parlamento Cearense e os fatores motivacionais e as dificuldades que enfrentam os professores no desempenho de sua carreira profissional no ensino médio da educação de jovens e adultos - EJA-Unipace, Fortaleza-Ceará, Brasil
title_fullStr Programa superação da Universidade do Parlamento Cearense e os fatores motivacionais e as dificuldades que enfrentam os professores no desempenho de sua carreira profissional no ensino médio da educação de jovens e adultos - EJA-Unipace, Fortaleza-Ceará, Brasil
title_full_unstemmed Programa superação da Universidade do Parlamento Cearense e os fatores motivacionais e as dificuldades que enfrentam os professores no desempenho de sua carreira profissional no ensino médio da educação de jovens e adultos - EJA-Unipace, Fortaleza-Ceará, Brasil
title_sort Programa superação da Universidade do Parlamento Cearense e os fatores motivacionais e as dificuldades que enfrentam os professores no desempenho de sua carreira profissional no ensino médio da educação de jovens e adultos - EJA-Unipace, Fortaleza-Ceará, Brasil
author Moreira, Silvana Maria Mota
author_facet Moreira, Silvana Maria Mota
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tinoca, Luís Fonseca, 1975-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Silvana Maria Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Competência
Dificuldades
Motivação
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Competência
Dificuldades
Motivação
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-10-09T17:32:12Z
2018-02-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/34961
TID:202200817
url http://hdl.handle.net/10451/34961
identifier_str_mv TID:202200817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134428603088896