Programa superação da Universidade do Parlamento Cearense e os fatores motivacionais e as dificuldades que enfrentam os professores no desempenho de sua carreira profissional no ensino médio da educação de jovens e adultos - EJA-Unipace, Fortaleza-Ceará, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/34961 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017 |
id |
RCAP_2acf8495ebfa430300666ec08148009f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/34961 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Programa superação da Universidade do Parlamento Cearense e os fatores motivacionais e as dificuldades que enfrentam os professores no desempenho de sua carreira profissional no ensino médio da educação de jovens e adultos - EJA-Unipace, Fortaleza-Ceará, BrasilCompetênciaDificuldadesMotivaçãoTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017A presente investigação centra-se na problemática de quais são os fatores motivacionais e quais as dificuldades que implicam na capacidade de desenvolvimento profissional professores envolvidos dentro da modalidade de Educação de Jovens e adultos da Unipace. Teve como objetivo: compreender os fatores que contribuem para motivar ou desmotivar os professores da Educação de Jovens e Adultos da Unipace. Para tal, definiram-se quatro questões de investigação: (i) conhecer a formação profissional do corpo docente; (ii) perceber quais os fatores que motivam esses professores a caminharem na sua carreira profissional; (iii) identificar as dificuldades encontradas na carreira profissional desses professores; (iv) conhecer as expectativas da carreira profissional deles para o futuro. Escolhemos como metodologia geral de investigação uma abordagem qualitativa interpretativa que se traduziu na construção e aplicação de uma entrevista a sete docentes que vincular-se ao Programa Superação da Unipace; interpretamos os dados recolhidos e discutimos de modo a responder às questões levantadas. Com efeito, tivemos como objetivo recolher dados através de entrevistas com vista à análise dos fatores motivacionais e as dificuldades que desmotivam dos intervenientes desta investigação. Os resultados alcançados permitiram-nos concluir que, em relação os fatores motivacionais dos professores estão relacionados com o sucesso da aprendizagem dos alunos, as formações que são dadas coerentes com a realidade dos docentes e dos educandos e que tenham contribuído para motivação profissional dos mesmos, quanto às dificuldades refere-se a todos os inqueridos que falta formações atualizadas; faltam materiais disponibilizados, aula extraclasse e a falta de remuneração adequada ao seu desempenho profissional não condiz com a competência desses profissionais. Finalmente, nas conclusões sugerimos que este estudo poderá servir de relevância para professores, formadores, gestores de educação, coordenadores e futuros docentes para eventuais estudos sobre o assunto abordado. Procuramos contribuir para uma perspectiva preventiva aos principais fatores que geram mal-estar e bem-estar aos docentes.The following presentation centers on the motivational factors and difficulties regarding the professional development of those involved in Youth and Adult Education of Unipace. Its objective: understanding of the factors that contribute in motivating or demotivating the teachers in Youth and Adult Education of Unipace. In order to do so, four points of investigation were considered: (i) assessing the professional qualification of those in staff; (ii) noticing what factors motivate these teachers to continue in their professional carrer; (ii) identifying the difficulties in those teachers’ carriers; (iv) understands their professional expectations for the future. We chose as an investigation methodology, a qualitative interpretive approach, which means the construction and application of an interview with an open survey answered by seven professionals enrolled in the Program Supercar Unipace; we interpreted the gathered data and discussed them in order to answer our questions. Effectively, our goal was to gather data through interviews, regarding the motivational factors and difficulties that demotivate this investigation intervener. The results achieved showed us that teacher's motivational factors are related to the learning success rate of the students, the qualification which are coherent to the reality of the teachers and the students and that have contributed to their professional motivation. The difficulties regard those who lack updated qualifications, the lack of available teaching tools, extra classes and the payment suited to the professional performance doesn't correspond with their competence. Finally, we suggest, in our conclusion that this study will be able to serve as reference to teachers, trainers, education managers, coordinators and future staff, in studies of such subject. We seek to contribute to a preventive perspective to the main factors that generate malaise and well-being for teachers.Tinoca, Luís Fonseca, 1975-Repositório da Universidade de LisboaMoreira, Silvana Maria Mota2018-10-09T17:32:12Z20172018-02-162017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/34961TID:202200817porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:30:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/34961Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:33.984175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa superação da Universidade do Parlamento Cearense e os fatores motivacionais e as dificuldades que enfrentam os professores no desempenho de sua carreira profissional no ensino médio da educação de jovens e adultos - EJA-Unipace, Fortaleza-Ceará, Brasil |
title |
Programa superação da Universidade do Parlamento Cearense e os fatores motivacionais e as dificuldades que enfrentam os professores no desempenho de sua carreira profissional no ensino médio da educação de jovens e adultos - EJA-Unipace, Fortaleza-Ceará, Brasil |
spellingShingle |
Programa superação da Universidade do Parlamento Cearense e os fatores motivacionais e as dificuldades que enfrentam os professores no desempenho de sua carreira profissional no ensino médio da educação de jovens e adultos - EJA-Unipace, Fortaleza-Ceará, Brasil Moreira, Silvana Maria Mota Competência Dificuldades Motivação Teses de mestrado - 2017 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Programa superação da Universidade do Parlamento Cearense e os fatores motivacionais e as dificuldades que enfrentam os professores no desempenho de sua carreira profissional no ensino médio da educação de jovens e adultos - EJA-Unipace, Fortaleza-Ceará, Brasil |
title_full |
Programa superação da Universidade do Parlamento Cearense e os fatores motivacionais e as dificuldades que enfrentam os professores no desempenho de sua carreira profissional no ensino médio da educação de jovens e adultos - EJA-Unipace, Fortaleza-Ceará, Brasil |
title_fullStr |
Programa superação da Universidade do Parlamento Cearense e os fatores motivacionais e as dificuldades que enfrentam os professores no desempenho de sua carreira profissional no ensino médio da educação de jovens e adultos - EJA-Unipace, Fortaleza-Ceará, Brasil |
title_full_unstemmed |
Programa superação da Universidade do Parlamento Cearense e os fatores motivacionais e as dificuldades que enfrentam os professores no desempenho de sua carreira profissional no ensino médio da educação de jovens e adultos - EJA-Unipace, Fortaleza-Ceará, Brasil |
title_sort |
Programa superação da Universidade do Parlamento Cearense e os fatores motivacionais e as dificuldades que enfrentam os professores no desempenho de sua carreira profissional no ensino médio da educação de jovens e adultos - EJA-Unipace, Fortaleza-Ceará, Brasil |
author |
Moreira, Silvana Maria Mota |
author_facet |
Moreira, Silvana Maria Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tinoca, Luís Fonseca, 1975- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Silvana Maria Mota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência Dificuldades Motivação Teses de mestrado - 2017 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Competência Dificuldades Motivação Teses de mestrado - 2017 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-10-09T17:32:12Z 2018-02-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/34961 TID:202200817 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/34961 |
identifier_str_mv |
TID:202200817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134428603088896 |