O início da carreira docente e as dificuldades enfrentadas pelo professor iniciante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Mônica Maria Teixeira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/48
Resumo: ResumoO início da carreira docente constitui uma fase que carece ser examinada no sentido de ampliar as análises sobre esse período. Para cumprir tal propósito realizou-se um estudo que objetivou, em específico, examinar as principais dificuldades enfrentadas pelo professor iniciante. O estudo, de natureza qualitativa, utilizou como procedimentos técnicos a revisão de literatura e a pesquisa de campo. Como técnicas de coleta foram utilizados questionários e entrevistas com professores novéis. Os resultados indicam que o domínio de conteúdo, a limitação de espaço e a insuficiência de recursos materiais figuram entre os problemas vividos por esses sujeitos. Todavia, boa parte das dificuldades estão vinculadas ao saber didático, a questões de natureza pedagógica e relacional. Ressalta-se que as dificuldades enfrentadas pelo iniciante constituem importante objeto a ser abordado na formação inicial de professores podendo, ainda, suscitar reflexões para a formação continuada e as políticas educativas.Palavras-chave: Formação de professores
id UNICID_f0ed037370ac1a6b0bc5ab5109225652
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/48
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling O início da carreira docente e as dificuldades enfrentadas pelo professor inicianteFormação de professoresinicio da carreiradificuldades.ResumoO início da carreira docente constitui uma fase que carece ser examinada no sentido de ampliar as análises sobre esse período. Para cumprir tal propósito realizou-se um estudo que objetivou, em específico, examinar as principais dificuldades enfrentadas pelo professor iniciante. O estudo, de natureza qualitativa, utilizou como procedimentos técnicos a revisão de literatura e a pesquisa de campo. Como técnicas de coleta foram utilizados questionários e entrevistas com professores novéis. Os resultados indicam que o domínio de conteúdo, a limitação de espaço e a insuficiência de recursos materiais figuram entre os problemas vividos por esses sujeitos. Todavia, boa parte das dificuldades estão vinculadas ao saber didático, a questões de natureza pedagógica e relacional. Ressalta-se que as dificuldades enfrentadas pelo iniciante constituem importante objeto a ser abordado na formação inicial de professores podendo, ainda, suscitar reflexões para a formação continuada e as políticas educativas.Palavras-chave: Formação de professores Universidade Cidade de São Paulo2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/4810.26843/v10.n2.2017.48.p276 - 288Revista @mbienteeducação; v. 10 n. 2: Jul. / Dez. 2017; 276 - 2881982-8632reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/48/82https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/48/891Copyright (c) 2017 Mônica Maria Teixeira Amoriminfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Mônica Maria Teixeira2019-08-21T11:42:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/48Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-08-21T11:42:52Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv O início da carreira docente e as dificuldades enfrentadas pelo professor iniciante
title O início da carreira docente e as dificuldades enfrentadas pelo professor iniciante
spellingShingle O início da carreira docente e as dificuldades enfrentadas pelo professor iniciante
Amorim, Mônica Maria Teixeira
Formação de professores
inicio da carreira
dificuldades.
title_short O início da carreira docente e as dificuldades enfrentadas pelo professor iniciante
title_full O início da carreira docente e as dificuldades enfrentadas pelo professor iniciante
title_fullStr O início da carreira docente e as dificuldades enfrentadas pelo professor iniciante
title_full_unstemmed O início da carreira docente e as dificuldades enfrentadas pelo professor iniciante
title_sort O início da carreira docente e as dificuldades enfrentadas pelo professor iniciante
author Amorim, Mônica Maria Teixeira
author_facet Amorim, Mônica Maria Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Mônica Maria Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
inicio da carreira
dificuldades.
topic Formação de professores
inicio da carreira
dificuldades.
description ResumoO início da carreira docente constitui uma fase que carece ser examinada no sentido de ampliar as análises sobre esse período. Para cumprir tal propósito realizou-se um estudo que objetivou, em específico, examinar as principais dificuldades enfrentadas pelo professor iniciante. O estudo, de natureza qualitativa, utilizou como procedimentos técnicos a revisão de literatura e a pesquisa de campo. Como técnicas de coleta foram utilizados questionários e entrevistas com professores novéis. Os resultados indicam que o domínio de conteúdo, a limitação de espaço e a insuficiência de recursos materiais figuram entre os problemas vividos por esses sujeitos. Todavia, boa parte das dificuldades estão vinculadas ao saber didático, a questões de natureza pedagógica e relacional. Ressalta-se que as dificuldades enfrentadas pelo iniciante constituem importante objeto a ser abordado na formação inicial de professores podendo, ainda, suscitar reflexões para a formação continuada e as políticas educativas.Palavras-chave: Formação de professores
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/48
10.26843/v10.n2.2017.48.p276 - 288
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/48
identifier_str_mv 10.26843/v10.n2.2017.48.p276 - 288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/48/82
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/48/891
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Mônica Maria Teixeira Amorim
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Mônica Maria Teixeira Amorim
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 10 n. 2: Jul. / Dez. 2017; 276 - 288
1982-8632
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141035458560