O início da carreira docente e as dificuldades enfrentadas pelo professor iniciante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/48 |
Resumo: | ResumoO início da carreira docente constitui uma fase que carece ser examinada no sentido de ampliar as análises sobre esse período. Para cumprir tal propósito realizou-se um estudo que objetivou, em específico, examinar as principais dificuldades enfrentadas pelo professor iniciante. O estudo, de natureza qualitativa, utilizou como procedimentos técnicos a revisão de literatura e a pesquisa de campo. Como técnicas de coleta foram utilizados questionários e entrevistas com professores novéis. Os resultados indicam que o domínio de conteúdo, a limitação de espaço e a insuficiência de recursos materiais figuram entre os problemas vividos por esses sujeitos. Todavia, boa parte das dificuldades estão vinculadas ao saber didático, a questões de natureza pedagógica e relacional. Ressalta-se que as dificuldades enfrentadas pelo iniciante constituem importante objeto a ser abordado na formação inicial de professores podendo, ainda, suscitar reflexões para a formação continuada e as políticas educativas.Palavras-chave: Formação de professores |
id |
UNICID_f0ed037370ac1a6b0bc5ab5109225652 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/48 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
O início da carreira docente e as dificuldades enfrentadas pelo professor inicianteFormação de professoresinicio da carreiradificuldades.ResumoO início da carreira docente constitui uma fase que carece ser examinada no sentido de ampliar as análises sobre esse período. Para cumprir tal propósito realizou-se um estudo que objetivou, em específico, examinar as principais dificuldades enfrentadas pelo professor iniciante. O estudo, de natureza qualitativa, utilizou como procedimentos técnicos a revisão de literatura e a pesquisa de campo. Como técnicas de coleta foram utilizados questionários e entrevistas com professores novéis. Os resultados indicam que o domínio de conteúdo, a limitação de espaço e a insuficiência de recursos materiais figuram entre os problemas vividos por esses sujeitos. Todavia, boa parte das dificuldades estão vinculadas ao saber didático, a questões de natureza pedagógica e relacional. Ressalta-se que as dificuldades enfrentadas pelo iniciante constituem importante objeto a ser abordado na formação inicial de professores podendo, ainda, suscitar reflexões para a formação continuada e as políticas educativas.Palavras-chave: Formação de professores Universidade Cidade de São Paulo2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/4810.26843/v10.n2.2017.48.p276 - 288Revista @mbienteeducação; v. 10 n. 2: Jul. / Dez. 2017; 276 - 2881982-8632reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/48/82https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/48/891Copyright (c) 2017 Mônica Maria Teixeira Amoriminfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Mônica Maria Teixeira2019-08-21T11:42:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/48Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-08-21T11:42:52Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O início da carreira docente e as dificuldades enfrentadas pelo professor iniciante |
title |
O início da carreira docente e as dificuldades enfrentadas pelo professor iniciante |
spellingShingle |
O início da carreira docente e as dificuldades enfrentadas pelo professor iniciante Amorim, Mônica Maria Teixeira Formação de professores inicio da carreira dificuldades. |
title_short |
O início da carreira docente e as dificuldades enfrentadas pelo professor iniciante |
title_full |
O início da carreira docente e as dificuldades enfrentadas pelo professor iniciante |
title_fullStr |
O início da carreira docente e as dificuldades enfrentadas pelo professor iniciante |
title_full_unstemmed |
O início da carreira docente e as dificuldades enfrentadas pelo professor iniciante |
title_sort |
O início da carreira docente e as dificuldades enfrentadas pelo professor iniciante |
author |
Amorim, Mônica Maria Teixeira |
author_facet |
Amorim, Mônica Maria Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Mônica Maria Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores inicio da carreira dificuldades. |
topic |
Formação de professores inicio da carreira dificuldades. |
description |
ResumoO início da carreira docente constitui uma fase que carece ser examinada no sentido de ampliar as análises sobre esse período. Para cumprir tal propósito realizou-se um estudo que objetivou, em específico, examinar as principais dificuldades enfrentadas pelo professor iniciante. O estudo, de natureza qualitativa, utilizou como procedimentos técnicos a revisão de literatura e a pesquisa de campo. Como técnicas de coleta foram utilizados questionários e entrevistas com professores novéis. Os resultados indicam que o domínio de conteúdo, a limitação de espaço e a insuficiência de recursos materiais figuram entre os problemas vividos por esses sujeitos. Todavia, boa parte das dificuldades estão vinculadas ao saber didático, a questões de natureza pedagógica e relacional. Ressalta-se que as dificuldades enfrentadas pelo iniciante constituem importante objeto a ser abordado na formação inicial de professores podendo, ainda, suscitar reflexões para a formação continuada e as políticas educativas.Palavras-chave: Formação de professores |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/48 10.26843/v10.n2.2017.48.p276 - 288 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/48 |
identifier_str_mv |
10.26843/v10.n2.2017.48.p276 - 288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/48/82 https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/48/891 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Mônica Maria Teixeira Amorim info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Mônica Maria Teixeira Amorim |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 10 n. 2: Jul. / Dez. 2017; 276 - 288 1982-8632 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315141035458560 |