Culture Jamming: Precisamos dele?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lubecka, Anna
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/552
Resumo: A riqueza da cultura pós-moderna, os seus estilos, modas, ideias, conceitos e filosofias variadas tornam a escolha e a novidade parte integrante do nosso quotidiano. No entanto, serão as nossas decisões tomadas em consciência? Será que resultam da compreensão da realidade circundante? Ou, perdidos numa massa de informação, será que nos limitamos ao nível superficial da vida, seguindo os outros? O movimento de culture jamming (obstrução cultural), um fenómeno sóciocultural e político das duas últimas décadas, permite-nos tomar conhecimento de modos conscientes de criação e participação na cultura pós-moderna, particularmente na cultura de consumo. A compreensão dos mecanismos da publicidade possibilita a oposição à sua manipulação, o que, por sua vez, pode facilitar a consolidação da liberdade. Culture jamming consiste em acção tendo em vista a promoção de conhecimento que resulta em mudança social e qualidade de vida.
id RCAP_2ad1b27661ddf56fff754598473d8a2e
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/552
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Culture Jamming: Precisamos dele?COMUNICAÇÃOPUBLICIDADEMARKETINGCOMMUNICATIONADVERTISINGMARKETINGA riqueza da cultura pós-moderna, os seus estilos, modas, ideias, conceitos e filosofias variadas tornam a escolha e a novidade parte integrante do nosso quotidiano. No entanto, serão as nossas decisões tomadas em consciência? Será que resultam da compreensão da realidade circundante? Ou, perdidos numa massa de informação, será que nos limitamos ao nível superficial da vida, seguindo os outros? O movimento de culture jamming (obstrução cultural), um fenómeno sóciocultural e político das duas últimas décadas, permite-nos tomar conhecimento de modos conscientes de criação e participação na cultura pós-moderna, particularmente na cultura de consumo. A compreensão dos mecanismos da publicidade possibilita a oposição à sua manipulação, o que, por sua vez, pode facilitar a consolidação da liberdade. Culture jamming consiste em acção tendo em vista a promoção de conhecimento que resulta em mudança social e qualidade de vida.An overwhelming richness of post-modern culture, its various trends, fashions, ideas, concepts and life philosophies make newness and choice an inherent part of our life. But are our decisions conscious? Do they result from our understanding of the surrounding reality or, lost in a mass of information, do we drift on the surface of life following others? Culture jamming, a socio-cultural as well as political phenomenon of the last two decades is a way to become a more conscious creator of and participant in post-modern culture, especially in the culture of consumption. Understanding the mechanisms used by advertising allows for the possibility to oppose its manipulation, which, in turn, will hopefully allow us to enlarge our freedom. Culture jamming is action where knowledge leads to social change and creates new quality of life.Edições Universitárias Lusófonas2009-06-01T14:57:50Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/552por1645-2585Lubecka, Annainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:03Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/552Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:54.925698Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Culture Jamming: Precisamos dele?
title Culture Jamming: Precisamos dele?
spellingShingle Culture Jamming: Precisamos dele?
Lubecka, Anna
COMUNICAÇÃO
PUBLICIDADE
MARKETING
COMMUNICATION
ADVERTISING
MARKETING
title_short Culture Jamming: Precisamos dele?
title_full Culture Jamming: Precisamos dele?
title_fullStr Culture Jamming: Precisamos dele?
title_full_unstemmed Culture Jamming: Precisamos dele?
title_sort Culture Jamming: Precisamos dele?
author Lubecka, Anna
author_facet Lubecka, Anna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lubecka, Anna
dc.subject.por.fl_str_mv COMUNICAÇÃO
PUBLICIDADE
MARKETING
COMMUNICATION
ADVERTISING
MARKETING
topic COMUNICAÇÃO
PUBLICIDADE
MARKETING
COMMUNICATION
ADVERTISING
MARKETING
description A riqueza da cultura pós-moderna, os seus estilos, modas, ideias, conceitos e filosofias variadas tornam a escolha e a novidade parte integrante do nosso quotidiano. No entanto, serão as nossas decisões tomadas em consciência? Será que resultam da compreensão da realidade circundante? Ou, perdidos numa massa de informação, será que nos limitamos ao nível superficial da vida, seguindo os outros? O movimento de culture jamming (obstrução cultural), um fenómeno sóciocultural e político das duas últimas décadas, permite-nos tomar conhecimento de modos conscientes de criação e participação na cultura pós-moderna, particularmente na cultura de consumo. A compreensão dos mecanismos da publicidade possibilita a oposição à sua manipulação, o que, por sua vez, pode facilitar a consolidação da liberdade. Culture jamming consiste em acção tendo em vista a promoção de conhecimento que resulta em mudança social e qualidade de vida.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2009-06-01T14:57:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/552
url http://hdl.handle.net/10437/552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-2585
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131265817903104