O meio outdoor em Portugal : denominação e inovação dos suportes da publicidade exterior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/9456 |
Resumo: | Esta dissertação surgiu da necessidade de criar uma nomenclatura própria e específica para os suportes de publicidade exterior em Portugal, uma vez que os suportes de publicidade exterior usualmente designados como “Outdoor” e/ou “MUPI” apresentam nos dias de hoje uma diversidade muito maior no que diz respeito a diferentes dimensões bem como a possibilidade de introdução de diferentes tipos de criatividade e de inovação. A Publicidade Exterior tem vindo a ser considerada como o meio publicitário mais antigo e que evoluiu em conjunto com a humanidade. É facilmente percetível que na atualidade a publicidade exterior seja palco da introdução de inovações constantes resultantes da introdução de novas tecnologias nos suportes publicitários deste meio. É neste contexto que o mercado tem vindo a acolher os denominados “LEDS”, écrans que permitem a passagem de vídeo e que apresentam a publicidade no exterior com características cada vez mais interativas. Esta dissertação tem como objetivo investigar a diversidade de suportes, elencandoos e sugerindo uma nomenclatura adequada que possa ser proposta e utilizada pelos operadores de publicidade exterior que atuam no mercado português. Como resultado final, dos estudos efetuados (entrevistas e questionários) obteve-se uma denominação para os diferentes suportes de publicidade exterior que tem a aprovação dos profissionais do setor e da Associação Portuguesa das Empresas da Publicidade Exterior (APEPE). |
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O meio outdoor em Portugal : denominação e inovação dos suportes da publicidade exteriorMESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADECOMUNICAÇÃOMARKETINGPUBLICIDADE EXTERIORINOVAÇÃOCOMMUNICATIONMARKETINGOUTDOOR ADVERTISINGINNOVATIONEsta dissertação surgiu da necessidade de criar uma nomenclatura própria e específica para os suportes de publicidade exterior em Portugal, uma vez que os suportes de publicidade exterior usualmente designados como “Outdoor” e/ou “MUPI” apresentam nos dias de hoje uma diversidade muito maior no que diz respeito a diferentes dimensões bem como a possibilidade de introdução de diferentes tipos de criatividade e de inovação. A Publicidade Exterior tem vindo a ser considerada como o meio publicitário mais antigo e que evoluiu em conjunto com a humanidade. É facilmente percetível que na atualidade a publicidade exterior seja palco da introdução de inovações constantes resultantes da introdução de novas tecnologias nos suportes publicitários deste meio. É neste contexto que o mercado tem vindo a acolher os denominados “LEDS”, écrans que permitem a passagem de vídeo e que apresentam a publicidade no exterior com características cada vez mais interativas. Esta dissertação tem como objetivo investigar a diversidade de suportes, elencandoos e sugerindo uma nomenclatura adequada que possa ser proposta e utilizada pelos operadores de publicidade exterior que atuam no mercado português. Como resultado final, dos estudos efetuados (entrevistas e questionários) obteve-se uma denominação para os diferentes suportes de publicidade exterior que tem a aprovação dos profissionais do setor e da Associação Portuguesa das Empresas da Publicidade Exterior (APEPE).This dissertation results from the need to create a specific nomenclature for Outdoor advertising in Portugal, since the outdoor advertising media usually designated as "Outdoor" and / or "MUPI" presents a larger diversity today regarding different dimensions as well as the possibility of introducing different types of creativity and innovation. Outdoor Advertising has been considered as the oldest advertising medium and has evolved in conjunction with humanity. In the present, the outdoor advertising is being object of the introduction of constant innovations at the level of new technologies in the Out-of-home advertising. It is in this context that the market has welcomed the so-called "LEDS", screens that allow the passage of video and that present outdoor advertising with increasingly interactive features. This dissertation aims to investigate the diversity of media, listing them and suggesting an appropriate nomenclature that can be proposed and used by the outdoor advertising operators that operate in the Portuguese market. As a final result, the studies carried out (interviews and questionnaires) obtained a denomination for the different external advertising media that have the approval of the professionals of the sector and of the Portuguese Association APEPE.2019-03-14T16:42:46Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9456TID:202188949porFialho, Nuno Miguel Aljustrelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:16Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9456Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:50.848100Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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