Matemática e expressão motora : que relação? : um estudo com crianças na educação pré-escolar ao nível do tempo de execução de tarefas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/2685 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. |
id |
RCAP_2aec2145730472c0d87be077208973af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2685 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Matemática e expressão motora : que relação? : um estudo com crianças na educação pré-escolar ao nível do tempo de execução de tarefasMatemáticaExpressão motoraClassificação simplesClassificação múltiplaEducação pré-escolarMathematicsMotor expressionSimple classificationMultiple classificationPre-school educationRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Prática Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Nele são apresentados os contextos e desenvolvimentos da Prática em Educação Pré-Escolar e da Prática em 1º Ciclo do Ensino Básico, de modo a enquadrar todo o processo. Consta ainda neste relatório a apresentação de uma investigação realizada com crianças de educação pré-escolar, acerca da relação entre a área da Matemática e a área da Expressão-Motora. Teve como principal objetivo analisar se existe correlação entre a velocidade de execução de tarefas matemáticas resolvidas com sucesso e a velocidade de execução de tarefas do domínio motor. Sendo que os objetivos específicos definidos são: • Verificar se existe correlação entre os tempos obtidos na atividade de Matemática e os tempos obtidos na atividade de Expressão Motora; • Verificar se existe correlação entre os tempos obtidos na atividade de Matemática e os tempos na atividade conjunta; • Verificar se existe correlação entre os tempos obtidos na atividade de Expressão Motora e os tempos obtidos na atividade conjunta. Neste sentido, a metodologia adotada para a concretização deste estudo enquadra-se sobretudo no paradigma positivista, assumindo uma tipologia de natureza correlacional. O estudo foi realizado com o grupo de Prática Supervisionada constituído por 23 crianças, das quais uma foi excluída por não comparecer ao jardim de infância durante os dias de realização das atividades. As crianças realizaram três atividades cronometradas, individualmente, uma para cada domínio e uma conjunta. O tratamento dos dados foi realizado com recurso ao programa estatístico Excel 2010. Após análise e tratamento dos dados obtivemos correlação positiva para todos os testes, no entanto com coeficientes de correlação muito distintos. Isto é, obtivemos um índice de correlação r=0,051 para o teste entre a atividade de Matemática e a atividade de Expressão Motora, revelando-se assim uma correlação ínfima positiva. Já o teste entre a atividade de Matemática e a atividade conjunta originou um índice de correlação r=0,749, ou seja, uma correlação moderada positiva. No teste entre a atividade de Expressão Motora e a atividade conjunta, conseguimos um índice de correlação r=0,191, o que nos indica uma correlação fraca positiva. Foi possível ver ainda que estes dados se alteram quando nos focamos apenas nos resultados das crianças com 5 anos. Isto é, a primeira correlação obteve um índice r=0,315, passando de ínfima a fraca positiva; a segunda obteve um índice de r=0,843, passando assim de moderada a forte positiva; a terceira obteve um índice de r=0,678, sendo portanto uma correlação moderada positiva.This Internship Report arises under the Supervised Practice Masters in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education. It lists the contexts and developments of Practice Preschool Education and Practice 1st cycle of basic education, in order to bracket the whole process. Appears later in this report to present an investigation with children of pre - school education, about the relationship between the surface area of mathematics and Expression -Motor. Aimed to examine whether there is correlation between the speed of execution of mathematical tasks successfully resolved and the execution speed of the motor control tasks. Being that specific objectives are defined: • Check if there is a correlation between the times obtained in the activity of Mathematics and times obtained in the activity of Motor Expression; • Check if there is a correlation between the times obtained in the activity of Mathematics and times in joint activity; • Check if there is a correlation between the times obtained in Expression Motor activity and the times obtained in joint activity. In this sense, the methodology adopted for the realization of this study falls mainly on positivist paradigm, assuming a typology of correlational nature. The study was conducted with the Supervised Practice group consisted of 23 children, of whom one was excluded because not attend kindergarten during the days of performing activities. The children performed three timed activities, individually, one for each domain and a joint. The data analysis was conducted using the statistical program Excel 2010. After analysis and processing of data obtained positive correlation for all tests, however with correlation coefficients very different. When obtained a correlation coefficient r=0.051 for testing between the activity of Mathematics and the activity of Motor Expression, reveal a tiny positive correlation. Have the test between the activity of Mathematics and joint activity originated a correlation index r=0.749; reveal a moderate positive correlation. In the test between the activity of Motor Expression and joint activity, we got a correlation coefficient r=0.191, which indicates in a weak positive correlation. It was still possible to see that these figures change when we focus only on the results of children aged 5 years old. Where in first obtained a correlation index r = 0.315, passing from tiny to weak positive; the second got an index r = 0.843, passing from moderate to strong positive; the third got an index r = 0.678, and therefore a positive correlation moderate.Afonso, Paulo José MartinsSerrano, João Júlio de MatosRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoAlves, Alice Maria Lourinho2015-01-14T14:22:01Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2685TID:201045680porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:40:39Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2685Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:56.611884Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática e expressão motora : que relação? : um estudo com crianças na educação pré-escolar ao nível do tempo de execução de tarefas |
title |
Matemática e expressão motora : que relação? : um estudo com crianças na educação pré-escolar ao nível do tempo de execução de tarefas |
spellingShingle |
Matemática e expressão motora : que relação? : um estudo com crianças na educação pré-escolar ao nível do tempo de execução de tarefas Alves, Alice Maria Lourinho Matemática Expressão motora Classificação simples Classificação múltipla Educação pré-escolar Mathematics Motor expression Simple classification Multiple classification Pre-school education |
title_short |
Matemática e expressão motora : que relação? : um estudo com crianças na educação pré-escolar ao nível do tempo de execução de tarefas |
title_full |
Matemática e expressão motora : que relação? : um estudo com crianças na educação pré-escolar ao nível do tempo de execução de tarefas |
title_fullStr |
Matemática e expressão motora : que relação? : um estudo com crianças na educação pré-escolar ao nível do tempo de execução de tarefas |
title_full_unstemmed |
Matemática e expressão motora : que relação? : um estudo com crianças na educação pré-escolar ao nível do tempo de execução de tarefas |
title_sort |
Matemática e expressão motora : que relação? : um estudo com crianças na educação pré-escolar ao nível do tempo de execução de tarefas |
author |
Alves, Alice Maria Lourinho |
author_facet |
Alves, Alice Maria Lourinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Afonso, Paulo José Martins Serrano, João Júlio de Matos Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Alice Maria Lourinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Expressão motora Classificação simples Classificação múltipla Educação pré-escolar Mathematics Motor expression Simple classification Multiple classification Pre-school education |
topic |
Matemática Expressão motora Classificação simples Classificação múltipla Educação pré-escolar Mathematics Motor expression Simple classification Multiple classification Pre-school education |
description |
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2015-01-14T14:22:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/2685 TID:201045680 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/2685 |
identifier_str_mv |
TID:201045680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130800545857536 |