O papel da música na creche e no pré-escolar. Representação das crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3201 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti. Encontra-se organizado em quatro capítulos que se interligam. No primeiro capítulo reflete-se sobre a Educação de Infância em Portugal. Este primeiro capítulo está dividido em 2 subtemas: “Contextualização histórica na creche e no pré-escolar” e “Orientações Curriculares na Educação de Infância”. No segundo capítulo aborda-se o tema das Culturas da Infância. No terceiro capítulo fala-se sobre a Música e a Infância, refletindo-se sobre o conceito de música segundo diferentes autores. Também são objetivos de reflexão questões como o papel da música na 1ª Infância e qual o papel da música no desenvolvimento das crianças. Dentro deste último tema, abordam-se questões relacionadas com as Rotinas e a Música, e a Música como Instrumento de trabalho de Competências Transversais. No quarto capítulo, apresenta-se a metodologia de investigação utilizada na realização deste estudo de caso. Apresentam-se também as técnicas de recolha e análise de informação necessária para a realização desta investigação. Palavras-Chave: Música, Crianças, Creche, Educação Pré-Escolar, Perspetiva da criança. |
id |
RCAP_2aedb3ac508fe004d10e12a2d4860534 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3201 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel da música na creche e no pré-escolar. Representação das criançasEducação de infância em PortugalCulturas da InfânciaCompetências transversaisRotinasMúsicaCrecheO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti. Encontra-se organizado em quatro capítulos que se interligam. No primeiro capítulo reflete-se sobre a Educação de Infância em Portugal. Este primeiro capítulo está dividido em 2 subtemas: “Contextualização histórica na creche e no pré-escolar” e “Orientações Curriculares na Educação de Infância”. No segundo capítulo aborda-se o tema das Culturas da Infância. No terceiro capítulo fala-se sobre a Música e a Infância, refletindo-se sobre o conceito de música segundo diferentes autores. Também são objetivos de reflexão questões como o papel da música na 1ª Infância e qual o papel da música no desenvolvimento das crianças. Dentro deste último tema, abordam-se questões relacionadas com as Rotinas e a Música, e a Música como Instrumento de trabalho de Competências Transversais. No quarto capítulo, apresenta-se a metodologia de investigação utilizada na realização deste estudo de caso. Apresentam-se também as técnicas de recolha e análise de informação necessária para a realização desta investigação. Palavras-Chave: Música, Crianças, Creche, Educação Pré-Escolar, Perspetiva da criança.2023-01-16T12:00:16Z2022-07-26T00:00:00Z2022-07-262022-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3201TID:203159624porSantos, Isabel Maria Ferreira dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:29Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3201Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:50.014052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da música na creche e no pré-escolar. Representação das crianças |
title |
O papel da música na creche e no pré-escolar. Representação das crianças |
spellingShingle |
O papel da música na creche e no pré-escolar. Representação das crianças Santos, Isabel Maria Ferreira dos Educação de infância em Portugal Culturas da Infância Competências transversais Rotinas Música Creche |
title_short |
O papel da música na creche e no pré-escolar. Representação das crianças |
title_full |
O papel da música na creche e no pré-escolar. Representação das crianças |
title_fullStr |
O papel da música na creche e no pré-escolar. Representação das crianças |
title_full_unstemmed |
O papel da música na creche e no pré-escolar. Representação das crianças |
title_sort |
O papel da música na creche e no pré-escolar. Representação das crianças |
author |
Santos, Isabel Maria Ferreira dos |
author_facet |
Santos, Isabel Maria Ferreira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Isabel Maria Ferreira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de infância em Portugal Culturas da Infância Competências transversais Rotinas Música Creche |
topic |
Educação de infância em Portugal Culturas da Infância Competências transversais Rotinas Música Creche |
description |
O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti. Encontra-se organizado em quatro capítulos que se interligam. No primeiro capítulo reflete-se sobre a Educação de Infância em Portugal. Este primeiro capítulo está dividido em 2 subtemas: “Contextualização histórica na creche e no pré-escolar” e “Orientações Curriculares na Educação de Infância”. No segundo capítulo aborda-se o tema das Culturas da Infância. No terceiro capítulo fala-se sobre a Música e a Infância, refletindo-se sobre o conceito de música segundo diferentes autores. Também são objetivos de reflexão questões como o papel da música na 1ª Infância e qual o papel da música no desenvolvimento das crianças. Dentro deste último tema, abordam-se questões relacionadas com as Rotinas e a Música, e a Música como Instrumento de trabalho de Competências Transversais. No quarto capítulo, apresenta-se a metodologia de investigação utilizada na realização deste estudo de caso. Apresentam-se também as técnicas de recolha e análise de informação necessária para a realização desta investigação. Palavras-Chave: Música, Crianças, Creche, Educação Pré-Escolar, Perspetiva da criança. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-26T00:00:00Z 2022-07-26 2022-07-11 2023-01-16T12:00:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3201 TID:203159624 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3201 |
identifier_str_mv |
TID:203159624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131634136514560 |