O papel da música na creche e no pré-escolar. Representação das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Isabel Maria Ferreira dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3201
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti. Encontra-se organizado em quatro capítulos que se interligam. No primeiro capítulo reflete-se sobre a Educação de Infância em Portugal. Este primeiro capítulo está dividido em 2 subtemas: “Contextualização histórica na creche e no pré-escolar” e “Orientações Curriculares na Educação de Infância”. No segundo capítulo aborda-se o tema das Culturas da Infância. No terceiro capítulo fala-se sobre a Música e a Infância, refletindo-se sobre o conceito de música segundo diferentes autores. Também são objetivos de reflexão questões como o papel da música na 1ª Infância e qual o papel da música no desenvolvimento das crianças. Dentro deste último tema, abordam-se questões relacionadas com as Rotinas e a Música, e a Música como Instrumento de trabalho de Competências Transversais. No quarto capítulo, apresenta-se a metodologia de investigação utilizada na realização deste estudo de caso. Apresentam-se também as técnicas de recolha e análise de informação necessária para a realização desta investigação. Palavras-Chave: Música, Crianças, Creche, Educação Pré-Escolar, Perspetiva da criança.
id RCAP_2aedb3ac508fe004d10e12a2d4860534
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3201
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da música na creche e no pré-escolar. Representação das criançasEducação de infância em PortugalCulturas da InfânciaCompetências transversaisRotinasMúsicaCrecheO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti. Encontra-se organizado em quatro capítulos que se interligam. No primeiro capítulo reflete-se sobre a Educação de Infância em Portugal. Este primeiro capítulo está dividido em 2 subtemas: “Contextualização histórica na creche e no pré-escolar” e “Orientações Curriculares na Educação de Infância”. No segundo capítulo aborda-se o tema das Culturas da Infância. No terceiro capítulo fala-se sobre a Música e a Infância, refletindo-se sobre o conceito de música segundo diferentes autores. Também são objetivos de reflexão questões como o papel da música na 1ª Infância e qual o papel da música no desenvolvimento das crianças. Dentro deste último tema, abordam-se questões relacionadas com as Rotinas e a Música, e a Música como Instrumento de trabalho de Competências Transversais. No quarto capítulo, apresenta-se a metodologia de investigação utilizada na realização deste estudo de caso. Apresentam-se também as técnicas de recolha e análise de informação necessária para a realização desta investigação. Palavras-Chave: Música, Crianças, Creche, Educação Pré-Escolar, Perspetiva da criança.2023-01-16T12:00:16Z2022-07-26T00:00:00Z2022-07-262022-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3201TID:203159624porSantos, Isabel Maria Ferreira dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:29Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3201Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:50.014052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da música na creche e no pré-escolar. Representação das crianças
title O papel da música na creche e no pré-escolar. Representação das crianças
spellingShingle O papel da música na creche e no pré-escolar. Representação das crianças
Santos, Isabel Maria Ferreira dos
Educação de infância em Portugal
Culturas da Infância
Competências transversais
Rotinas
Música
Creche
title_short O papel da música na creche e no pré-escolar. Representação das crianças
title_full O papel da música na creche e no pré-escolar. Representação das crianças
title_fullStr O papel da música na creche e no pré-escolar. Representação das crianças
title_full_unstemmed O papel da música na creche e no pré-escolar. Representação das crianças
title_sort O papel da música na creche e no pré-escolar. Representação das crianças
author Santos, Isabel Maria Ferreira dos
author_facet Santos, Isabel Maria Ferreira dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Isabel Maria Ferreira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância em Portugal
Culturas da Infância
Competências transversais
Rotinas
Música
Creche
topic Educação de infância em Portugal
Culturas da Infância
Competências transversais
Rotinas
Música
Creche
description O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti. Encontra-se organizado em quatro capítulos que se interligam. No primeiro capítulo reflete-se sobre a Educação de Infância em Portugal. Este primeiro capítulo está dividido em 2 subtemas: “Contextualização histórica na creche e no pré-escolar” e “Orientações Curriculares na Educação de Infância”. No segundo capítulo aborda-se o tema das Culturas da Infância. No terceiro capítulo fala-se sobre a Música e a Infância, refletindo-se sobre o conceito de música segundo diferentes autores. Também são objetivos de reflexão questões como o papel da música na 1ª Infância e qual o papel da música no desenvolvimento das crianças. Dentro deste último tema, abordam-se questões relacionadas com as Rotinas e a Música, e a Música como Instrumento de trabalho de Competências Transversais. No quarto capítulo, apresenta-se a metodologia de investigação utilizada na realização deste estudo de caso. Apresentam-se também as técnicas de recolha e análise de informação necessária para a realização desta investigação. Palavras-Chave: Música, Crianças, Creche, Educação Pré-Escolar, Perspetiva da criança.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-26T00:00:00Z
2022-07-26
2022-07-11
2023-01-16T12:00:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/3201
TID:203159624
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/3201
identifier_str_mv TID:203159624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131634136514560