Expressão e comunicação na creche e no jardim de infância: a música e seu contributo no desenvolvimento de múltiplas linguagens / Expression and communication in the Nursery School and Kindergarten: music and its contribution to the development of multiple languages
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47178 |
Resumo: | Expressão e comunicação na Creche e no Jardim de Infância: a música e seu contributo no desenvolvimento de múltiplas linguagens, nasce da necessidade de enriquecimento das competências de comunicação, e do enorme interesse pela expressividade e representação criativa, observadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Minho, Portugal. Como tal, foram desenvolvidas atividades com uma forte componente musical, que associada a outras formas artísticas, tinham por principais objetivos: (i) desenvolver a expressão e comunicação através de linguagens múltiplas ao favorecer o contacto, a compreensão e o progressivo domínio de diferentes formas de linguagem; (ii) despertar a curiosidade, o pensamento crítico, a sensibilização estética e a compreensão do mundo aliado ao prazer de realizar novas experiências; (iii) favorecer o progressivo domínio do instrumento – corpo – de relação com o mundo, através das diferentes formas de movimento; e, por último, (iv) averiguar o papel da música e seu contributo no desenvolvimento de múltiplas linguagens. Apoiado sobre uma metodologia de pesquisa próxima da investigação-ação, e recorrendo a diversos instrumentos de recolha de dados como: o diário de bordo, a entrevista, os registos fotográficos e de vídeo, gravações áudio, grelhas de observação e notas de campo, estruturou-se o projeto, ao longo do qual as crianças demonstraram grande interesse, empenho e curiosidade pelas atividades que realizaram intensamente. O impacto do projeto foi maior que o esperado, com extremo valor pedagógico, demonstrando que é possível comunicar com significado através de diferentes formas de expressão não-verbais, que não somente a linguagem oral/verbal. |
id |
VERACRUZ-0_e17fed68bacb1c86baba650f15e69aa2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47178 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Expressão e comunicação na creche e no jardim de infância: a música e seu contributo no desenvolvimento de múltiplas linguagens / Expression and communication in the Nursery School and Kindergarten: music and its contribution to the development of multiple languagesexpressão e comunicaçãolinguagemmúsicacreche e jardim de infância.Expressão e comunicação na Creche e no Jardim de Infância: a música e seu contributo no desenvolvimento de múltiplas linguagens, nasce da necessidade de enriquecimento das competências de comunicação, e do enorme interesse pela expressividade e representação criativa, observadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Minho, Portugal. Como tal, foram desenvolvidas atividades com uma forte componente musical, que associada a outras formas artísticas, tinham por principais objetivos: (i) desenvolver a expressão e comunicação através de linguagens múltiplas ao favorecer o contacto, a compreensão e o progressivo domínio de diferentes formas de linguagem; (ii) despertar a curiosidade, o pensamento crítico, a sensibilização estética e a compreensão do mundo aliado ao prazer de realizar novas experiências; (iii) favorecer o progressivo domínio do instrumento – corpo – de relação com o mundo, através das diferentes formas de movimento; e, por último, (iv) averiguar o papel da música e seu contributo no desenvolvimento de múltiplas linguagens. Apoiado sobre uma metodologia de pesquisa próxima da investigação-ação, e recorrendo a diversos instrumentos de recolha de dados como: o diário de bordo, a entrevista, os registos fotográficos e de vídeo, gravações áudio, grelhas de observação e notas de campo, estruturou-se o projeto, ao longo do qual as crianças demonstraram grande interesse, empenho e curiosidade pelas atividades que realizaram intensamente. O impacto do projeto foi maior que o esperado, com extremo valor pedagógico, demonstrando que é possível comunicar com significado através de diferentes formas de expressão não-verbais, que não somente a linguagem oral/verbal. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4717810.34117/bjdv8n4-579Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 31623-31637Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 31623-31637Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 31623-316372525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47178/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessEsteves, Bruna LoureiroRibeiro, António José Pacheco2022-06-22T19:49:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47178Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:47.907516Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expressão e comunicação na creche e no jardim de infância: a música e seu contributo no desenvolvimento de múltiplas linguagens / Expression and communication in the Nursery School and Kindergarten: music and its contribution to the development of multiple languages |
title |
Expressão e comunicação na creche e no jardim de infância: a música e seu contributo no desenvolvimento de múltiplas linguagens / Expression and communication in the Nursery School and Kindergarten: music and its contribution to the development of multiple languages |
spellingShingle |
Expressão e comunicação na creche e no jardim de infância: a música e seu contributo no desenvolvimento de múltiplas linguagens / Expression and communication in the Nursery School and Kindergarten: music and its contribution to the development of multiple languages Esteves, Bruna Loureiro expressão e comunicação linguagem música creche e jardim de infância. |
title_short |
Expressão e comunicação na creche e no jardim de infância: a música e seu contributo no desenvolvimento de múltiplas linguagens / Expression and communication in the Nursery School and Kindergarten: music and its contribution to the development of multiple languages |
title_full |
Expressão e comunicação na creche e no jardim de infância: a música e seu contributo no desenvolvimento de múltiplas linguagens / Expression and communication in the Nursery School and Kindergarten: music and its contribution to the development of multiple languages |
title_fullStr |
Expressão e comunicação na creche e no jardim de infância: a música e seu contributo no desenvolvimento de múltiplas linguagens / Expression and communication in the Nursery School and Kindergarten: music and its contribution to the development of multiple languages |
title_full_unstemmed |
Expressão e comunicação na creche e no jardim de infância: a música e seu contributo no desenvolvimento de múltiplas linguagens / Expression and communication in the Nursery School and Kindergarten: music and its contribution to the development of multiple languages |
title_sort |
Expressão e comunicação na creche e no jardim de infância: a música e seu contributo no desenvolvimento de múltiplas linguagens / Expression and communication in the Nursery School and Kindergarten: music and its contribution to the development of multiple languages |
author |
Esteves, Bruna Loureiro |
author_facet |
Esteves, Bruna Loureiro Ribeiro, António José Pacheco |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, António José Pacheco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esteves, Bruna Loureiro Ribeiro, António José Pacheco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
expressão e comunicação linguagem música creche e jardim de infância. |
topic |
expressão e comunicação linguagem música creche e jardim de infância. |
description |
Expressão e comunicação na Creche e no Jardim de Infância: a música e seu contributo no desenvolvimento de múltiplas linguagens, nasce da necessidade de enriquecimento das competências de comunicação, e do enorme interesse pela expressividade e representação criativa, observadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Minho, Portugal. Como tal, foram desenvolvidas atividades com uma forte componente musical, que associada a outras formas artísticas, tinham por principais objetivos: (i) desenvolver a expressão e comunicação através de linguagens múltiplas ao favorecer o contacto, a compreensão e o progressivo domínio de diferentes formas de linguagem; (ii) despertar a curiosidade, o pensamento crítico, a sensibilização estética e a compreensão do mundo aliado ao prazer de realizar novas experiências; (iii) favorecer o progressivo domínio do instrumento – corpo – de relação com o mundo, através das diferentes formas de movimento; e, por último, (iv) averiguar o papel da música e seu contributo no desenvolvimento de múltiplas linguagens. Apoiado sobre uma metodologia de pesquisa próxima da investigação-ação, e recorrendo a diversos instrumentos de recolha de dados como: o diário de bordo, a entrevista, os registos fotográficos e de vídeo, gravações áudio, grelhas de observação e notas de campo, estruturou-se o projeto, ao longo do qual as crianças demonstraram grande interesse, empenho e curiosidade pelas atividades que realizaram intensamente. O impacto do projeto foi maior que o esperado, com extremo valor pedagógico, demonstrando que é possível comunicar com significado através de diferentes formas de expressão não-verbais, que não somente a linguagem oral/verbal. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47178 10.34117/bjdv8n4-579 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47178 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47178/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 31623-31637 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 31623-31637 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 31623-31637 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645593927483392 |