As canções infantis na creche e jardim de infância: conhecer os animais através da música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/88793 |
Resumo: | O presente artigo surge como consequência do projeto de intervenção no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto de Educação, Universidade do Minho, implementado nos contextos de creche e jardim de infância. O projeto teve como título As canções infantis na creche e jardim de infância: conhecer os animais através da música e consistiu em analisar com cuidado as canções infantis sobre animais, compreender aquilo que ensinam às crianças e identificar o seu potencial pedagógico no sentido de possibilitar a aquisição de competências no âmbito do conhecimento do mundo, nomeadamente sobre os animais. A metodologia de investigação aproximou-se de uma investigação-ação e a metodologia de ensino centrou-se no modelo curricular High/Scope no contexto de creche, e na junção dos princípios de alguns modelos curriculares em jardim de infância, nomeadamente: High/Scope, Movimento da Escola Moderna e Metodologia de Projeto. Os instrumentos de recolha de dados foram os seguintes: observação, notas de campo, fotografia, trabalhos realizados pelas crianças e inquérito por questionário. Ao longo da implementação do projeto, as crianças realizaram várias atividades relacionando diferentes áreas do saber: expressão musical, expressão plástica, matemática, conhecimento do mundo, linguagem oral e abordagem à escrita. As crianças mantiveram-se interessadas, empenhadas, envolvidas, evoluíram na sua construção de conhecimento e até contribuíram com sugestões. A análise de dados permitiu concluir, assim, que as canções utilizadas no projeto possuem potencial pedagógico implícito e explícito, tendo contribuído, significativamente, para a aquisição de novas competências nas diferentes áreas do saber. |
id |
RCAP_6ba344095440e5dcb8e2b5000e739525 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88793 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As canções infantis na creche e jardim de infância: conhecer os animais através da músicaChildren's songs in the crèche and kindergarten: getting to know animals through musicMúsicaAnimaisCrecheJardim de infânciaMusicCrèchekindergartenCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeO presente artigo surge como consequência do projeto de intervenção no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto de Educação, Universidade do Minho, implementado nos contextos de creche e jardim de infância. O projeto teve como título As canções infantis na creche e jardim de infância: conhecer os animais através da música e consistiu em analisar com cuidado as canções infantis sobre animais, compreender aquilo que ensinam às crianças e identificar o seu potencial pedagógico no sentido de possibilitar a aquisição de competências no âmbito do conhecimento do mundo, nomeadamente sobre os animais. A metodologia de investigação aproximou-se de uma investigação-ação e a metodologia de ensino centrou-se no modelo curricular High/Scope no contexto de creche, e na junção dos princípios de alguns modelos curriculares em jardim de infância, nomeadamente: High/Scope, Movimento da Escola Moderna e Metodologia de Projeto. Os instrumentos de recolha de dados foram os seguintes: observação, notas de campo, fotografia, trabalhos realizados pelas crianças e inquérito por questionário. Ao longo da implementação do projeto, as crianças realizaram várias atividades relacionando diferentes áreas do saber: expressão musical, expressão plástica, matemática, conhecimento do mundo, linguagem oral e abordagem à escrita. As crianças mantiveram-se interessadas, empenhadas, envolvidas, evoluíram na sua construção de conhecimento e até contribuíram com sugestões. A análise de dados permitiu concluir, assim, que as canções utilizadas no projeto possuem potencial pedagógico implícito e explícito, tendo contribuído, significativamente, para a aquisição de novas competências nas diferentes áreas do saber.This article is the result of an intervention project within the scope of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Pre-School Education at the Institute of Education, University of Minho, implemented in the nursery and kindergarten contexts. The project was entitled Children's songs in crèche and kindergarten: getting to know animals through music and consisted of carefully analysing children's songs about animals, understanding what they teach children and identifying their pedagogical potential in terms of enabling the acquisition of skills in terms of knowledge of the world, particularly about animals. The research methodology was close to action research and the teaching methodology was centred on the High/Scope curriculum model in the nursery school context, and on combining the principles of some curriculum models in kindergarten, namely: High/Scope, the Modern School Movement and Project Methodology. The data collection instruments were as follows: observation, field notes, photography, work done by the children and a questionnaire survey. Throughout the implementation of the project, the children carried out various activities relating different areas of knowledge: musical expression, plastic expression, maths, knowledge of the world, oral language and approach to writing. The children remained interested, committed, involved, evolved in their construction of knowledge and even contributed suggestions. The analysis of the data led to the conclusion that the songs used in the project have implicit and explicit pedagogical potential and have contributed significantly to the acquisition of new skills in the different areas of knowledge.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.Universidade do MinhoMendes, Daniela Filipa SoaresPacheco, António2024-012024-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/88793porMendes, D. F. S., e Ribeiro, A. J. P. (2024). As canções infantis na creche e jardim de infância: conhecer os animais através da música. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, São José dos Pinhais, v. 17, n. 1, pp. 6291–6309. DOI: 10.55905/revconv.17n.1-378.1988-783310.55905/revconv.17n.1-378378https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/4017info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-17T01:17:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88793Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:31.691066Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As canções infantis na creche e jardim de infância: conhecer os animais através da música Children's songs in the crèche and kindergarten: getting to know animals through music |
title |
As canções infantis na creche e jardim de infância: conhecer os animais através da música |
spellingShingle |
As canções infantis na creche e jardim de infância: conhecer os animais através da música Mendes, Daniela Filipa Soares Música Animais Creche Jardim de infância Music Crèche kindergarten Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
title_short |
As canções infantis na creche e jardim de infância: conhecer os animais através da música |
title_full |
As canções infantis na creche e jardim de infância: conhecer os animais através da música |
title_fullStr |
As canções infantis na creche e jardim de infância: conhecer os animais através da música |
title_full_unstemmed |
As canções infantis na creche e jardim de infância: conhecer os animais através da música |
title_sort |
As canções infantis na creche e jardim de infância: conhecer os animais através da música |
author |
Mendes, Daniela Filipa Soares |
author_facet |
Mendes, Daniela Filipa Soares Pacheco, António |
author_role |
author |
author2 |
Pacheco, António |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Daniela Filipa Soares Pacheco, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Animais Creche Jardim de infância Music Crèche kindergarten Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
topic |
Música Animais Creche Jardim de infância Music Crèche kindergarten Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
description |
O presente artigo surge como consequência do projeto de intervenção no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto de Educação, Universidade do Minho, implementado nos contextos de creche e jardim de infância. O projeto teve como título As canções infantis na creche e jardim de infância: conhecer os animais através da música e consistiu em analisar com cuidado as canções infantis sobre animais, compreender aquilo que ensinam às crianças e identificar o seu potencial pedagógico no sentido de possibilitar a aquisição de competências no âmbito do conhecimento do mundo, nomeadamente sobre os animais. A metodologia de investigação aproximou-se de uma investigação-ação e a metodologia de ensino centrou-se no modelo curricular High/Scope no contexto de creche, e na junção dos princípios de alguns modelos curriculares em jardim de infância, nomeadamente: High/Scope, Movimento da Escola Moderna e Metodologia de Projeto. Os instrumentos de recolha de dados foram os seguintes: observação, notas de campo, fotografia, trabalhos realizados pelas crianças e inquérito por questionário. Ao longo da implementação do projeto, as crianças realizaram várias atividades relacionando diferentes áreas do saber: expressão musical, expressão plástica, matemática, conhecimento do mundo, linguagem oral e abordagem à escrita. As crianças mantiveram-se interessadas, empenhadas, envolvidas, evoluíram na sua construção de conhecimento e até contribuíram com sugestões. A análise de dados permitiu concluir, assim, que as canções utilizadas no projeto possuem potencial pedagógico implícito e explícito, tendo contribuído, significativamente, para a aquisição de novas competências nas diferentes áreas do saber. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01 2024-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/88793 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/88793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mendes, D. F. S., e Ribeiro, A. J. P. (2024). As canções infantis na creche e jardim de infância: conhecer os animais através da música. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, São José dos Pinhais, v. 17, n. 1, pp. 6291–6309. DOI: 10.55905/revconv.17n.1-378. 1988-7833 10.55905/revconv.17n.1-378 378 https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/4017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137435996651520 |