Relatório final

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brás, Cátia Sofia Madeira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18342
Resumo: O presente relatório é o culminar de um processo de aprendizagem composto pela licenciatura e pelo mestrado em educação pré-escolar. Este documento surge em contexto da disciplina de Prática Educativa. Durante o período de frequência da referida disciplina, realizei dois estágios: um em contexto de creche e outro em contexto de jardim de infância. O relatório apresenta-se dividido em duas partes. A primeira parte inclui a caracterização das instituições, do grupo, do ambiente educativo, dos princípios orientadores. Na primeira parte refiro ainda o processo formativo subdividido em três etapas (observação do contexto educativo, integração nas práticas e o desenvolvimento das mesmas). Na segunda parte apresenta-se cinco experiências-chave, que demonstraram ser relevantes no meu percurso formativo. Por último, mas não menos importante, reflito sobre o exercício de investigação que desenvolvi com o grupo de crianças em contexto pré-escolar, com recurso à abordagem de mosaico (REF BIB), e que pretendeu dar voz às crianças.
id RCAP_2af39962709583be444fdd533146a204
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18342
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório finalAprendizagemCrecheProjetoAutonomiaInfânciaReflexãoCriançaO presente relatório é o culminar de um processo de aprendizagem composto pela licenciatura e pelo mestrado em educação pré-escolar. Este documento surge em contexto da disciplina de Prática Educativa. Durante o período de frequência da referida disciplina, realizei dois estágios: um em contexto de creche e outro em contexto de jardim de infância. O relatório apresenta-se dividido em duas partes. A primeira parte inclui a caracterização das instituições, do grupo, do ambiente educativo, dos princípios orientadores. Na primeira parte refiro ainda o processo formativo subdividido em três etapas (observação do contexto educativo, integração nas práticas e o desenvolvimento das mesmas). Na segunda parte apresenta-se cinco experiências-chave, que demonstraram ser relevantes no meu percurso formativo. Por último, mas não menos importante, reflito sobre o exercício de investigação que desenvolvi com o grupo de crianças em contexto pré-escolar, com recurso à abordagem de mosaico (REF BIB), e que pretendeu dar voz às crianças.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumBrás, Cátia Sofia Madeira2017-05-17T09:59:54Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18342201693453porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:56Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18342Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:46.972990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final
title Relatório final
spellingShingle Relatório final
Brás, Cátia Sofia Madeira
Aprendizagem
Creche
Projeto
Autonomia
Infância
Reflexão
Criança
title_short Relatório final
title_full Relatório final
title_fullStr Relatório final
title_full_unstemmed Relatório final
title_sort Relatório final
author Brás, Cátia Sofia Madeira
author_facet Brás, Cátia Sofia Madeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Brás, Cátia Sofia Madeira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Creche
Projeto
Autonomia
Infância
Reflexão
Criança
topic Aprendizagem
Creche
Projeto
Autonomia
Infância
Reflexão
Criança
description O presente relatório é o culminar de um processo de aprendizagem composto pela licenciatura e pelo mestrado em educação pré-escolar. Este documento surge em contexto da disciplina de Prática Educativa. Durante o período de frequência da referida disciplina, realizei dois estágios: um em contexto de creche e outro em contexto de jardim de infância. O relatório apresenta-se dividido em duas partes. A primeira parte inclui a caracterização das instituições, do grupo, do ambiente educativo, dos princípios orientadores. Na primeira parte refiro ainda o processo formativo subdividido em três etapas (observação do contexto educativo, integração nas práticas e o desenvolvimento das mesmas). Na segunda parte apresenta-se cinco experiências-chave, que demonstraram ser relevantes no meu percurso formativo. Por último, mas não menos importante, reflito sobre o exercício de investigação que desenvolvi com o grupo de crianças em contexto pré-escolar, com recurso à abordagem de mosaico (REF BIB), e que pretendeu dar voz às crianças.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-17T09:59:54Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/18342
201693453
url http://hdl.handle.net/10400.26/18342
identifier_str_mv 201693453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130021837668352