Fortificar relações para multiplicar as aprendizagens: relatório final

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Carolina dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17314
Resumo: A escola é um lugar de aprendizagem que, por excelência, deve ser um local onde se complementam os meios para criar relações, adquirir competências, estimular e desenvolver atitudes e valores. Por sua vez, desempenha um papel determinante no desenvolvimento da autonomia e na construção do pensamento crítico, onde são criadas oportunidades para partilhar e analisar, culminando numa efetiva troca de saberes e experiências. É nesta linha de pensamento que a escola deve ser pensada e construída: colocando a criança no centro do processo educativo. O presente relatório final carateriza-se por ser de caráter reflexivo e ergue-se a propósito das práticas educativas realizadas em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretende-se realçar algumas experiências que se destacaram ao longo deste itinerário formativo, pelo que se encontram orientadas por um fio condutor: por um lado, destaca-se a importância da utilização de instrumentos de regulação, que visam uma melhor organização do ambiente educativo, bem como se reflete acerca da utilização de ferramentas visuais, a fim de facilitar a apreensão e a memorização de diversos conteúdos. Em ambas, é realçada a importância do visual. Por outro lado, refere-se a importância da presença e do envolvimento dos pais/encarregados de educação, bem como são abordadas algumas estratégias de gestão de comportamentos/atitudes em contexto sala de aula. Aqui, ressalva-se a importância de estabelecer relações. O presente documento apresenta ainda a análise e reflexão da utilização do computador como recurso, no processo de ensino e de aprendizagem, tanto na Educação Pré-Escolar como no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O culminar deste trabalho recai sobre um exercício de investigação, em que se pretende compreender as conceções que as crianças têm dos espaços que fazem parte do jardim-de-infância.
id RCAP_3073fd49a05eb7f9d47b080bc6b16236
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17314
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fortificar relações para multiplicar as aprendizagens: relatório finalAprendizagemReflexãoVisualRelaçõesA escola é um lugar de aprendizagem que, por excelência, deve ser um local onde se complementam os meios para criar relações, adquirir competências, estimular e desenvolver atitudes e valores. Por sua vez, desempenha um papel determinante no desenvolvimento da autonomia e na construção do pensamento crítico, onde são criadas oportunidades para partilhar e analisar, culminando numa efetiva troca de saberes e experiências. É nesta linha de pensamento que a escola deve ser pensada e construída: colocando a criança no centro do processo educativo. O presente relatório final carateriza-se por ser de caráter reflexivo e ergue-se a propósito das práticas educativas realizadas em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretende-se realçar algumas experiências que se destacaram ao longo deste itinerário formativo, pelo que se encontram orientadas por um fio condutor: por um lado, destaca-se a importância da utilização de instrumentos de regulação, que visam uma melhor organização do ambiente educativo, bem como se reflete acerca da utilização de ferramentas visuais, a fim de facilitar a apreensão e a memorização de diversos conteúdos. Em ambas, é realçada a importância do visual. Por outro lado, refere-se a importância da presença e do envolvimento dos pais/encarregados de educação, bem como são abordadas algumas estratégias de gestão de comportamentos/atitudes em contexto sala de aula. Aqui, ressalva-se a importância de estabelecer relações. O presente documento apresenta ainda a análise e reflexão da utilização do computador como recurso, no processo de ensino e de aprendizagem, tanto na Educação Pré-Escolar como no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O culminar deste trabalho recai sobre um exercício de investigação, em que se pretende compreender as conceções que as crianças têm dos espaços que fazem parte do jardim-de-infância.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Loff, Philippe Bernard, 1955-Repositório ComumSousa, Ana Carolina dos Santos2017-01-06T10:41:52Z2016-01-01T00:00:00Z2016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17314201432820porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:45Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17314Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:38.178295Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fortificar relações para multiplicar as aprendizagens: relatório final
title Fortificar relações para multiplicar as aprendizagens: relatório final
spellingShingle Fortificar relações para multiplicar as aprendizagens: relatório final
Sousa, Ana Carolina dos Santos
Aprendizagem
Reflexão
Visual
Relações
title_short Fortificar relações para multiplicar as aprendizagens: relatório final
title_full Fortificar relações para multiplicar as aprendizagens: relatório final
title_fullStr Fortificar relações para multiplicar as aprendizagens: relatório final
title_full_unstemmed Fortificar relações para multiplicar as aprendizagens: relatório final
title_sort Fortificar relações para multiplicar as aprendizagens: relatório final
author Sousa, Ana Carolina dos Santos
author_facet Sousa, Ana Carolina dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
Loff, Philippe Bernard, 1955-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ana Carolina dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Reflexão
Visual
Relações
topic Aprendizagem
Reflexão
Visual
Relações
description A escola é um lugar de aprendizagem que, por excelência, deve ser um local onde se complementam os meios para criar relações, adquirir competências, estimular e desenvolver atitudes e valores. Por sua vez, desempenha um papel determinante no desenvolvimento da autonomia e na construção do pensamento crítico, onde são criadas oportunidades para partilhar e analisar, culminando numa efetiva troca de saberes e experiências. É nesta linha de pensamento que a escola deve ser pensada e construída: colocando a criança no centro do processo educativo. O presente relatório final carateriza-se por ser de caráter reflexivo e ergue-se a propósito das práticas educativas realizadas em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretende-se realçar algumas experiências que se destacaram ao longo deste itinerário formativo, pelo que se encontram orientadas por um fio condutor: por um lado, destaca-se a importância da utilização de instrumentos de regulação, que visam uma melhor organização do ambiente educativo, bem como se reflete acerca da utilização de ferramentas visuais, a fim de facilitar a apreensão e a memorização de diversos conteúdos. Em ambas, é realçada a importância do visual. Por outro lado, refere-se a importância da presença e do envolvimento dos pais/encarregados de educação, bem como são abordadas algumas estratégias de gestão de comportamentos/atitudes em contexto sala de aula. Aqui, ressalva-se a importância de estabelecer relações. O presente documento apresenta ainda a análise e reflexão da utilização do computador como recurso, no processo de ensino e de aprendizagem, tanto na Educação Pré-Escolar como no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O culminar deste trabalho recai sobre um exercício de investigação, em que se pretende compreender as conceções que as crianças têm dos espaços que fazem parte do jardim-de-infância.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016-01-01T00:00:00Z
2017-01-06T10:41:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/17314
201432820
url http://hdl.handle.net/10400.26/17314
identifier_str_mv 201432820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130021042847744