Relatório final
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18342 |
Resumo: | O presente relatório é o culminar de um processo de aprendizagem composto pela licenciatura e pelo mestrado em educação pré-escolar. Este documento surge em contexto da disciplina de Prática Educativa. Durante o período de frequência da referida disciplina, realizei dois estágios: um em contexto de creche e outro em contexto de jardim de infância. O relatório apresenta-se dividido em duas partes. A primeira parte inclui a caracterização das instituições, do grupo, do ambiente educativo, dos princípios orientadores. Na primeira parte refiro ainda o processo formativo subdividido em três etapas (observação do contexto educativo, integração nas práticas e o desenvolvimento das mesmas). Na segunda parte apresenta-se cinco experiências-chave, que demonstraram ser relevantes no meu percurso formativo. Por último, mas não menos importante, reflito sobre o exercício de investigação que desenvolvi com o grupo de crianças em contexto pré-escolar, com recurso à abordagem de mosaico (REF BIB), e que pretendeu dar voz às crianças. |
id |
RCAP_2af39962709583be444fdd533146a204 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18342 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório finalAprendizagemCrecheProjetoAutonomiaInfânciaReflexãoCriançaO presente relatório é o culminar de um processo de aprendizagem composto pela licenciatura e pelo mestrado em educação pré-escolar. Este documento surge em contexto da disciplina de Prática Educativa. Durante o período de frequência da referida disciplina, realizei dois estágios: um em contexto de creche e outro em contexto de jardim de infância. O relatório apresenta-se dividido em duas partes. A primeira parte inclui a caracterização das instituições, do grupo, do ambiente educativo, dos princípios orientadores. Na primeira parte refiro ainda o processo formativo subdividido em três etapas (observação do contexto educativo, integração nas práticas e o desenvolvimento das mesmas). Na segunda parte apresenta-se cinco experiências-chave, que demonstraram ser relevantes no meu percurso formativo. Por último, mas não menos importante, reflito sobre o exercício de investigação que desenvolvi com o grupo de crianças em contexto pré-escolar, com recurso à abordagem de mosaico (REF BIB), e que pretendeu dar voz às crianças.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumBrás, Cátia Sofia Madeira2017-05-17T09:59:54Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18342201693453porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:56Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18342Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:46.972990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final |
title |
Relatório final |
spellingShingle |
Relatório final Brás, Cátia Sofia Madeira Aprendizagem Creche Projeto Autonomia Infância Reflexão Criança |
title_short |
Relatório final |
title_full |
Relatório final |
title_fullStr |
Relatório final |
title_full_unstemmed |
Relatório final |
title_sort |
Relatório final |
author |
Brás, Cátia Sofia Madeira |
author_facet |
Brás, Cátia Sofia Madeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brás, Cátia Sofia Madeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Creche Projeto Autonomia Infância Reflexão Criança |
topic |
Aprendizagem Creche Projeto Autonomia Infância Reflexão Criança |
description |
O presente relatório é o culminar de um processo de aprendizagem composto pela licenciatura e pelo mestrado em educação pré-escolar. Este documento surge em contexto da disciplina de Prática Educativa. Durante o período de frequência da referida disciplina, realizei dois estágios: um em contexto de creche e outro em contexto de jardim de infância. O relatório apresenta-se dividido em duas partes. A primeira parte inclui a caracterização das instituições, do grupo, do ambiente educativo, dos princípios orientadores. Na primeira parte refiro ainda o processo formativo subdividido em três etapas (observação do contexto educativo, integração nas práticas e o desenvolvimento das mesmas). Na segunda parte apresenta-se cinco experiências-chave, que demonstraram ser relevantes no meu percurso formativo. Por último, mas não menos importante, reflito sobre o exercício de investigação que desenvolvi com o grupo de crianças em contexto pré-escolar, com recurso à abordagem de mosaico (REF BIB), e que pretendeu dar voz às crianças. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-17T09:59:54Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/18342 201693453 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/18342 |
identifier_str_mv |
201693453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130021837668352 |