Question?rio de Aceita??o e A??o para Professores: desenvolvimento da vers?o portuguesa, estudo da estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Bruna Andreia Fernandes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Galhardo, Ana (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/862
Resumo: Introdu??o: A inflexibilidade psicol?gica ? caracterizada pelo evitamento experiencial de acontecimento privados como pensamentos, sentimentos, sensa??es corporais. Com o intuito de avaliar o evitamento experiencial foi desenvolvido o Question?rio de A??o e Aceita??o - II (AAQ-II). A avalia??o deste construto tem vindo a ser estendida a condi??es mais espec?ficas, n?o s? no ?mbito da sa?de, mas tamb?m em rela??o ao trabalho. Neste contexto, foi elaborado o Teachers Acceptance and Action Questionnaire (TAAQ), o qual diz respeito especificamente ao evitamento experiencial relacionado com a atividade docente. Assim, o TAAQ destina-se a avaliar o evitamento experiencial associado a aspetos espec?ficos da profiss?o de professor. Objetivos: O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento da vers?o portuguesa do Teachers Acceptance and Action Questionnaire (TAAQ-PT), explorando a sua estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas numa amostra de professores portugueses dos 1?, 2? e 3? ciclos e ensino secund?rio. M?todo: Uma amostra de 304 professores, 256 mulheres (84.2%) e 48 homens (15.8%), a lecionar em escolas p?blicas ou privadas ou desempregados completaram um question?rio sociodemogr?fico e os seguintes instrumentos foram respondidos numa plataforma online: a Escala de Ansiedade, Depress?o e Stress 21 (EADS-21), a Escala de Comprometimento face ao Trabalho (ECT), o Question?rio das Cinco Facetas de Mindfulness (FFMQ) e o Question?rio de Aceita??o e A??o para Professores (TAAQ-PT). Resultados: O TAAQ-PT demonstrou uma estrutura fatorial unidimensional, sendo que este modelo revelou valores de ?2/gl = 1.55, CFI = .99, GFI = .97, RMSEA = .043, MECVI = .321, no que diz respeito aos indicadores de ajustamento. Quanto ? consist?ncia interna, avaliada atrav?s do alfa de Cronbach, o valor encontrado para o TAAQ-PT foi de .91. Adicionalmente foi calculada a fiabilidade comp?sita (FC) que se revelou elevada com um valor de .95. O TAAQ-PT apresentou correla??es negativas significativas com as cinco facetas de mindfulness (r = -.60; p < .01), com o comprometimento com o trabalho (r = -.62; p < .01), e correla??es positivas com os sintomas emocionais negativos de depress?o (r = .69; p < .01), ansiedade (r = .63; p < .01) e stress (r = .70; p < .01). Conclus?o: Este estudo apresenta contributos importantes na medida em que possibilitou a disponibilidade de um instrumento de autorresposta em l?ngua portuguesa que se revelou v?lido e fidedigno, podendo ser utilizado em contextos cl?nicos e de investiga??o. / Introduction: Psychological inflexibility is characterized by the experiential avoidance of private events like thoughts, feelings, body sensations. In order to assess experiential avoidance, the Action and Acceptance Questionnaire - II (AAQ-II) was developed. This construct assessment has been extended to more specific conditions, not only in health contexts, but also in relation to work settings. The Teachers Acceptance and Action Questionnaire (TAAQ) was developed in order to target experiential avoidance related to the teaching activity. Thus, the TAAQ is designed to assess experiential avoidance associated with specific aspects of the teaching profession. Objectives: The current work aimed to develop the Portuguese version of Teachers Acceptance and Action Questionnaire (TAAQ-PT), exploring its factor structure and psychometric properties in a sample of Portuguese teachers teaching in the 1st, 2nd and 3rd cycles and secondary education. Methods: A sample of 304 teachers, 256 women (84.2%) and 48 men (15.8%), teaching in public or private schools or unemployed completed a sociodemographic questionnaire and the following self-report instruments online: Depression Anxiety and Stress Scale 21 (DASS ? 21), Utrecht Work Engagement Scale (UWES), Five Facet Mindfulness Questionnaire (FFMQ), and the Teachers Acceptance and Action Questionnaire (TAAQ-PT). Results: The TAAQ-PT showed a single factor structure, and this model revealed adjustment indexes as such: ?2/gl = 1.55, CFI = .99, GFI = .97, RMSEA = .043, MECVI = .321. As for internal consistency, analysed through Cronbach's alpha, the value found for the TAAQ-PT was .91. In addition, composite reliability (CR) was calculated, and a value of .95 was found. The TAAQ-PT showed significant negative correlations with the five facets of mindfulness (r = -.60; p <.01), with work engagement (r = -62, p <.01), and positive correlations with the negative emotional symptoms of depression (r = .69; p <.01), anxiety (r = .63; p <.01) and stress (r = .70; p <.01). Discussion: This study presents important contributions insofar as it made possible the availability of a self-report instrument in European Portuguese which proved to be a valid and reliable measure for the assessment of experiential avoidance in teachers and can be used in clinical and research contexts.
id RCAP_c9a6fcf3865bfaa1e3879e265f421609
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/862
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Question?rio de Aceita??o e A??o para Professores: desenvolvimento da vers?o portuguesa, estudo da estrutura fatorial e propriedades psicom?tricasEvitamento experiencial - Experiential avoidanceRegula??o emocional - Emotional regulationPropriedades psicom?tricas - Psychometric propertiesAn?lise fatorial confirmat?ria - Confirmatory factor analysisIntrodu??o: A inflexibilidade psicol?gica ? caracterizada pelo evitamento experiencial de acontecimento privados como pensamentos, sentimentos, sensa??es corporais. Com o intuito de avaliar o evitamento experiencial foi desenvolvido o Question?rio de A??o e Aceita??o - II (AAQ-II). A avalia??o deste construto tem vindo a ser estendida a condi??es mais espec?ficas, n?o s? no ?mbito da sa?de, mas tamb?m em rela??o ao trabalho. Neste contexto, foi elaborado o Teachers Acceptance and Action Questionnaire (TAAQ), o qual diz respeito especificamente ao evitamento experiencial relacionado com a atividade docente. Assim, o TAAQ destina-se a avaliar o evitamento experiencial associado a aspetos espec?ficos da profiss?o de professor. Objetivos: O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento da vers?o portuguesa do Teachers Acceptance and Action Questionnaire (TAAQ-PT), explorando a sua estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas numa amostra de professores portugueses dos 1?, 2? e 3? ciclos e ensino secund?rio. M?todo: Uma amostra de 304 professores, 256 mulheres (84.2%) e 48 homens (15.8%), a lecionar em escolas p?blicas ou privadas ou desempregados completaram um question?rio sociodemogr?fico e os seguintes instrumentos foram respondidos numa plataforma online: a Escala de Ansiedade, Depress?o e Stress 21 (EADS-21), a Escala de Comprometimento face ao Trabalho (ECT), o Question?rio das Cinco Facetas de Mindfulness (FFMQ) e o Question?rio de Aceita??o e A??o para Professores (TAAQ-PT). Resultados: O TAAQ-PT demonstrou uma estrutura fatorial unidimensional, sendo que este modelo revelou valores de ?2/gl = 1.55, CFI = .99, GFI = .97, RMSEA = .043, MECVI = .321, no que diz respeito aos indicadores de ajustamento. Quanto ? consist?ncia interna, avaliada atrav?s do alfa de Cronbach, o valor encontrado para o TAAQ-PT foi de .91. Adicionalmente foi calculada a fiabilidade comp?sita (FC) que se revelou elevada com um valor de .95. O TAAQ-PT apresentou correla??es negativas significativas com as cinco facetas de mindfulness (r = -.60; p < .01), com o comprometimento com o trabalho (r = -.62; p < .01), e correla??es positivas com os sintomas emocionais negativos de depress?o (r = .69; p < .01), ansiedade (r = .63; p < .01) e stress (r = .70; p < .01). Conclus?o: Este estudo apresenta contributos importantes na medida em que possibilitou a disponibilidade de um instrumento de autorresposta em l?ngua portuguesa que se revelou v?lido e fidedigno, podendo ser utilizado em contextos cl?nicos e de investiga??o. / Introduction: Psychological inflexibility is characterized by the experiential avoidance of private events like thoughts, feelings, body sensations. In order to assess experiential avoidance, the Action and Acceptance Questionnaire - II (AAQ-II) was developed. This construct assessment has been extended to more specific conditions, not only in health contexts, but also in relation to work settings. The Teachers Acceptance and Action Questionnaire (TAAQ) was developed in order to target experiential avoidance related to the teaching activity. Thus, the TAAQ is designed to assess experiential avoidance associated with specific aspects of the teaching profession. Objectives: The current work aimed to develop the Portuguese version of Teachers Acceptance and Action Questionnaire (TAAQ-PT), exploring its factor structure and psychometric properties in a sample of Portuguese teachers teaching in the 1st, 2nd and 3rd cycles and secondary education. Methods: A sample of 304 teachers, 256 women (84.2%) and 48 men (15.8%), teaching in public or private schools or unemployed completed a sociodemographic questionnaire and the following self-report instruments online: Depression Anxiety and Stress Scale 21 (DASS ? 21), Utrecht Work Engagement Scale (UWES), Five Facet Mindfulness Questionnaire (FFMQ), and the Teachers Acceptance and Action Questionnaire (TAAQ-PT). Results: The TAAQ-PT showed a single factor structure, and this model revealed adjustment indexes as such: ?2/gl = 1.55, CFI = .99, GFI = .97, RMSEA = .043, MECVI = .321. As for internal consistency, analysed through Cronbach's alpha, the value found for the TAAQ-PT was .91. In addition, composite reliability (CR) was calculated, and a value of .95 was found. The TAAQ-PT showed significant negative correlations with the five facets of mindfulness (r = -.60; p <.01), with work engagement (r = -62, p <.01), and positive correlations with the negative emotional symptoms of depression (r = .69; p <.01), anxiety (r = .63; p <.01) and stress (r = .70; p <.01). Discussion: This study presents important contributions insofar as it made possible the availability of a self-report instrument in European Portuguese which proved to be a valid and reliable measure for the assessment of experiential avoidance in teachers and can be used in clinical and research contexts.ISMT2018-09-03T14:13:41Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/862TID:201871025porCarvalho, Bruna Andreia FernandesGalhardo, Ana (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T08:17:38ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Question?rio de Aceita??o e A??o para Professores: desenvolvimento da vers?o portuguesa, estudo da estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas
title Question?rio de Aceita??o e A??o para Professores: desenvolvimento da vers?o portuguesa, estudo da estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas
spellingShingle Question?rio de Aceita??o e A??o para Professores: desenvolvimento da vers?o portuguesa, estudo da estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas
Carvalho, Bruna Andreia Fernandes
Evitamento experiencial - Experiential avoidance
Regula??o emocional - Emotional regulation
Propriedades psicom?tricas - Psychometric properties
An?lise fatorial confirmat?ria - Confirmatory factor analysis
title_short Question?rio de Aceita??o e A??o para Professores: desenvolvimento da vers?o portuguesa, estudo da estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas
title_full Question?rio de Aceita??o e A??o para Professores: desenvolvimento da vers?o portuguesa, estudo da estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas
title_fullStr Question?rio de Aceita??o e A??o para Professores: desenvolvimento da vers?o portuguesa, estudo da estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas
title_full_unstemmed Question?rio de Aceita??o e A??o para Professores: desenvolvimento da vers?o portuguesa, estudo da estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas
title_sort Question?rio de Aceita??o e A??o para Professores: desenvolvimento da vers?o portuguesa, estudo da estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas
author Carvalho, Bruna Andreia Fernandes
author_facet Carvalho, Bruna Andreia Fernandes
Galhardo, Ana (Orientadora)
author_role author
author2 Galhardo, Ana (Orientadora)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Bruna Andreia Fernandes
Galhardo, Ana (Orientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv Evitamento experiencial - Experiential avoidance
Regula??o emocional - Emotional regulation
Propriedades psicom?tricas - Psychometric properties
An?lise fatorial confirmat?ria - Confirmatory factor analysis
topic Evitamento experiencial - Experiential avoidance
Regula??o emocional - Emotional regulation
Propriedades psicom?tricas - Psychometric properties
An?lise fatorial confirmat?ria - Confirmatory factor analysis
description Introdu??o: A inflexibilidade psicol?gica ? caracterizada pelo evitamento experiencial de acontecimento privados como pensamentos, sentimentos, sensa??es corporais. Com o intuito de avaliar o evitamento experiencial foi desenvolvido o Question?rio de A??o e Aceita??o - II (AAQ-II). A avalia??o deste construto tem vindo a ser estendida a condi??es mais espec?ficas, n?o s? no ?mbito da sa?de, mas tamb?m em rela??o ao trabalho. Neste contexto, foi elaborado o Teachers Acceptance and Action Questionnaire (TAAQ), o qual diz respeito especificamente ao evitamento experiencial relacionado com a atividade docente. Assim, o TAAQ destina-se a avaliar o evitamento experiencial associado a aspetos espec?ficos da profiss?o de professor. Objetivos: O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento da vers?o portuguesa do Teachers Acceptance and Action Questionnaire (TAAQ-PT), explorando a sua estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas numa amostra de professores portugueses dos 1?, 2? e 3? ciclos e ensino secund?rio. M?todo: Uma amostra de 304 professores, 256 mulheres (84.2%) e 48 homens (15.8%), a lecionar em escolas p?blicas ou privadas ou desempregados completaram um question?rio sociodemogr?fico e os seguintes instrumentos foram respondidos numa plataforma online: a Escala de Ansiedade, Depress?o e Stress 21 (EADS-21), a Escala de Comprometimento face ao Trabalho (ECT), o Question?rio das Cinco Facetas de Mindfulness (FFMQ) e o Question?rio de Aceita??o e A??o para Professores (TAAQ-PT). Resultados: O TAAQ-PT demonstrou uma estrutura fatorial unidimensional, sendo que este modelo revelou valores de ?2/gl = 1.55, CFI = .99, GFI = .97, RMSEA = .043, MECVI = .321, no que diz respeito aos indicadores de ajustamento. Quanto ? consist?ncia interna, avaliada atrav?s do alfa de Cronbach, o valor encontrado para o TAAQ-PT foi de .91. Adicionalmente foi calculada a fiabilidade comp?sita (FC) que se revelou elevada com um valor de .95. O TAAQ-PT apresentou correla??es negativas significativas com as cinco facetas de mindfulness (r = -.60; p < .01), com o comprometimento com o trabalho (r = -.62; p < .01), e correla??es positivas com os sintomas emocionais negativos de depress?o (r = .69; p < .01), ansiedade (r = .63; p < .01) e stress (r = .70; p < .01). Conclus?o: Este estudo apresenta contributos importantes na medida em que possibilitou a disponibilidade de um instrumento de autorresposta em l?ngua portuguesa que se revelou v?lido e fidedigno, podendo ser utilizado em contextos cl?nicos e de investiga??o. / Introduction: Psychological inflexibility is characterized by the experiential avoidance of private events like thoughts, feelings, body sensations. In order to assess experiential avoidance, the Action and Acceptance Questionnaire - II (AAQ-II) was developed. This construct assessment has been extended to more specific conditions, not only in health contexts, but also in relation to work settings. The Teachers Acceptance and Action Questionnaire (TAAQ) was developed in order to target experiential avoidance related to the teaching activity. Thus, the TAAQ is designed to assess experiential avoidance associated with specific aspects of the teaching profession. Objectives: The current work aimed to develop the Portuguese version of Teachers Acceptance and Action Questionnaire (TAAQ-PT), exploring its factor structure and psychometric properties in a sample of Portuguese teachers teaching in the 1st, 2nd and 3rd cycles and secondary education. Methods: A sample of 304 teachers, 256 women (84.2%) and 48 men (15.8%), teaching in public or private schools or unemployed completed a sociodemographic questionnaire and the following self-report instruments online: Depression Anxiety and Stress Scale 21 (DASS ? 21), Utrecht Work Engagement Scale (UWES), Five Facet Mindfulness Questionnaire (FFMQ), and the Teachers Acceptance and Action Questionnaire (TAAQ-PT). Results: The TAAQ-PT showed a single factor structure, and this model revealed adjustment indexes as such: ?2/gl = 1.55, CFI = .99, GFI = .97, RMSEA = .043, MECVI = .321. As for internal consistency, analysed through Cronbach's alpha, the value found for the TAAQ-PT was .91. In addition, composite reliability (CR) was calculated, and a value of .95 was found. The TAAQ-PT showed significant negative correlations with the five facets of mindfulness (r = -.60; p <.01), with work engagement (r = -62, p <.01), and positive correlations with the negative emotional symptoms of depression (r = .69; p <.01), anxiety (r = .63; p <.01) and stress (r = .70; p <.01). Discussion: This study presents important contributions insofar as it made possible the availability of a self-report instrument in European Portuguese which proved to be a valid and reliable measure for the assessment of experiential avoidance in teachers and can be used in clinical and research contexts.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-03T14:13:41Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/862
TID:201871025
url http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/862
identifier_str_mv TID:201871025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303609806946304