Perceções dos líderes sobre o papel da humildade no desempenho: um estudo empírico em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrão, Inês Vieira Godinho Medeiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/17475
Resumo: São várias as investigações que apontam os benefícios do estilo de liderança humilde, considerando ser, este, um dos fatores de sucesso das organizações. Apesar da pertinência destas investigações, são raros os estudos que exploraram as perceções que os principais agentes em estudo: os líderes, têm sobre esta matéria. De modo a explorar este ponto, este estudo utilizou uma abordagem qualitativa, tendo-se entrevistado 19 líderes em Portugal, para estudar as perceções dos mesmos sobre o papel da humildade no desempenho das suas equipas. Analisaram-se as perceções dos participantes sobre o impacto de três comportamentos (autoconsciência; mostrar apreciação pelas forças e contribuições dos outros; e ser ensinável) no desempenho, bem como as noções de humildade e a perceção dos entrevistados sobre o impacto que líderes humildes têm no desempenho das organizações. Dos três comportamentos em análise, o primeiro comportamento foi aquele que foi considerado pelos entrevistados como de menor relevância para um desempenho positivo das equipas tendo sido associado, por alguns, a desempenhos negativos. Sobre os outros dois comportamentos, a perceção geral dos entrevistados foi positiva, sendo considerados enquanto importantes a adotar para um melhor desempenho, ainda que haja a perceção que a eficácia de todos os comportamentos seja condicionada por diversas situações. No que diz respeito às noções de humildade, verificou-se uma grande dispersão na interpretação deste conceito entre os participantes. Relativamente à perceção sobre o impacto de líderes humildes no desempenho, a maioria considerou que líderes humildes podem não ter melhores desempenhos nas organizações em determinados contextos.
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