Relação da ação e raciocínio pedagógicos com trajetória de docentes de programas de pós-graduação em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832022000100246 |
Resumo: | Resumo Enquadramento: A ação e raciocínio pedagógico são sustentadas por fontes e conhecimentos base para o ensino, que subsidiam as fases do Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógicos. Objetivo: Analisar as relações entre a trajetória de acesso às fontes de conhecimento base e as fases da ação e raciocínio pedagógicos de professores permanentes de programas de pós-graduação em enfermagem, bem como as suas implicações para a formação didático-pedagógica. Metodologia: Métodos mistos, 28 docentes permanentes de dois programas de pós-graduação stricto sensu (PPGENF) da Região Norte do Brasil. A colheita dos dados ocorreu em três etapas, fontes documentais (Plataforma Sucupira e Lattes) e (1) entrevista. Análise qualitativa - método de comparações constantes, e quantitativa (estatística descritiva, à luz de conceitos de Shulman). Resultados: Acesso às fontes de conhecimento na trajetória, a sabedoria adquirida durante a prática docente e experiência como estudante, melhora o raciocínio pedagógico dos professores nas fases de compreensão, transformação e ensino. Conclusão: O raciocínio pedagógico dos professores sugere fragilidades no estímulo à formação didático-pedagógica curricular em ambos os PPPGENF. |
id |
RCAP_2b1601dcacf881ea77b57bc7f261cc69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0874-02832022000100246 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relação da ação e raciocínio pedagógicos com trajetória de docentes de programas de pós-graduação em enfermagemdocenteseducação de pós-graduação em enfermagemeducação em enfermagemcurrículoinstituições de ensino superiorResumo Enquadramento: A ação e raciocínio pedagógico são sustentadas por fontes e conhecimentos base para o ensino, que subsidiam as fases do Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógicos. Objetivo: Analisar as relações entre a trajetória de acesso às fontes de conhecimento base e as fases da ação e raciocínio pedagógicos de professores permanentes de programas de pós-graduação em enfermagem, bem como as suas implicações para a formação didático-pedagógica. Metodologia: Métodos mistos, 28 docentes permanentes de dois programas de pós-graduação stricto sensu (PPGENF) da Região Norte do Brasil. A colheita dos dados ocorreu em três etapas, fontes documentais (Plataforma Sucupira e Lattes) e (1) entrevista. Análise qualitativa - método de comparações constantes, e quantitativa (estatística descritiva, à luz de conceitos de Shulman). Resultados: Acesso às fontes de conhecimento na trajetória, a sabedoria adquirida durante a prática docente e experiência como estudante, melhora o raciocínio pedagógico dos professores nas fases de compreensão, transformação e ensino. Conclusão: O raciocínio pedagógico dos professores sugere fragilidades no estímulo à formação didático-pedagógica curricular em ambos os PPPGENF.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem2022-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832022000100246Revista de Enfermagem Referência v.serVI n.1 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832022000100246Silveira,Stelacelly Coelho ToscanoMenegaz,Jouhanna do CarmoBackes,Vânia Marli SchubertQueiroz,Aline Macedo deSilva,Gilberto Tadeu Reis dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:13:15Zoai:scielo:S0874-02832022000100246Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:40.327023Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação da ação e raciocínio pedagógicos com trajetória de docentes de programas de pós-graduação em enfermagem |
title |
Relação da ação e raciocínio pedagógicos com trajetória de docentes de programas de pós-graduação em enfermagem |
spellingShingle |
Relação da ação e raciocínio pedagógicos com trajetória de docentes de programas de pós-graduação em enfermagem Silveira,Stelacelly Coelho Toscano docentes educação de pós-graduação em enfermagem educação em enfermagem currículo instituições de ensino superior |
title_short |
Relação da ação e raciocínio pedagógicos com trajetória de docentes de programas de pós-graduação em enfermagem |
title_full |
Relação da ação e raciocínio pedagógicos com trajetória de docentes de programas de pós-graduação em enfermagem |
title_fullStr |
Relação da ação e raciocínio pedagógicos com trajetória de docentes de programas de pós-graduação em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Relação da ação e raciocínio pedagógicos com trajetória de docentes de programas de pós-graduação em enfermagem |
title_sort |
Relação da ação e raciocínio pedagógicos com trajetória de docentes de programas de pós-graduação em enfermagem |
author |
Silveira,Stelacelly Coelho Toscano |
author_facet |
Silveira,Stelacelly Coelho Toscano Menegaz,Jouhanna do Carmo Backes,Vânia Marli Schubert Queiroz,Aline Macedo de Silva,Gilberto Tadeu Reis da |
author_role |
author |
author2 |
Menegaz,Jouhanna do Carmo Backes,Vânia Marli Schubert Queiroz,Aline Macedo de Silva,Gilberto Tadeu Reis da |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira,Stelacelly Coelho Toscano Menegaz,Jouhanna do Carmo Backes,Vânia Marli Schubert Queiroz,Aline Macedo de Silva,Gilberto Tadeu Reis da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
docentes educação de pós-graduação em enfermagem educação em enfermagem currículo instituições de ensino superior |
topic |
docentes educação de pós-graduação em enfermagem educação em enfermagem currículo instituições de ensino superior |
description |
Resumo Enquadramento: A ação e raciocínio pedagógico são sustentadas por fontes e conhecimentos base para o ensino, que subsidiam as fases do Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógicos. Objetivo: Analisar as relações entre a trajetória de acesso às fontes de conhecimento base e as fases da ação e raciocínio pedagógicos de professores permanentes de programas de pós-graduação em enfermagem, bem como as suas implicações para a formação didático-pedagógica. Metodologia: Métodos mistos, 28 docentes permanentes de dois programas de pós-graduação stricto sensu (PPGENF) da Região Norte do Brasil. A colheita dos dados ocorreu em três etapas, fontes documentais (Plataforma Sucupira e Lattes) e (1) entrevista. Análise qualitativa - método de comparações constantes, e quantitativa (estatística descritiva, à luz de conceitos de Shulman). Resultados: Acesso às fontes de conhecimento na trajetória, a sabedoria adquirida durante a prática docente e experiência como estudante, melhora o raciocínio pedagógico dos professores nas fases de compreensão, transformação e ensino. Conclusão: O raciocínio pedagógico dos professores sugere fragilidades no estímulo à formação didático-pedagógica curricular em ambos os PPPGENF. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832022000100246 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832022000100246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832022000100246 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem Referência v.serVI n.1 2022 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137316182163456 |