Relação da ação e raciocínio pedagógicos com trajetória de docentes de programas de pós-graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira,Stelacelly Coelho Toscano
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Menegaz,Jouhanna do Carmo, Backes,Vânia Marli Schubert, Queiroz,Aline Macedo de, Silva,Gilberto Tadeu Reis da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832022000100246
Resumo: Resumo Enquadramento: A ação e raciocínio pedagógico são sustentadas por fontes e conhecimentos base para o ensino, que subsidiam as fases do Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógicos. Objetivo: Analisar as relações entre a trajetória de acesso às fontes de conhecimento base e as fases da ação e raciocínio pedagógicos de professores permanentes de programas de pós-graduação em enfermagem, bem como as suas implicações para a formação didático-pedagógica. Metodologia: Métodos mistos, 28 docentes permanentes de dois programas de pós-graduação stricto sensu (PPGENF) da Região Norte do Brasil. A colheita dos dados ocorreu em três etapas, fontes documentais (Plataforma Sucupira e Lattes) e (1) entrevista. Análise qualitativa - método de comparações constantes, e quantitativa (estatística descritiva, à luz de conceitos de Shulman). Resultados: Acesso às fontes de conhecimento na trajetória, a sabedoria adquirida durante a prática docente e experiência como estudante, melhora o raciocínio pedagógico dos professores nas fases de compreensão, transformação e ensino. Conclusão: O raciocínio pedagógico dos professores sugere fragilidades no estímulo à formação didático-pedagógica curricular em ambos os PPPGENF.
id RCAP_2b1601dcacf881ea77b57bc7f261cc69
oai_identifier_str oai:scielo:S0874-02832022000100246
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação da ação e raciocínio pedagógicos com trajetória de docentes de programas de pós-graduação em enfermagemdocenteseducação de pós-graduação em enfermagemeducação em enfermagemcurrículoinstituições de ensino superiorResumo Enquadramento: A ação e raciocínio pedagógico são sustentadas por fontes e conhecimentos base para o ensino, que subsidiam as fases do Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógicos. Objetivo: Analisar as relações entre a trajetória de acesso às fontes de conhecimento base e as fases da ação e raciocínio pedagógicos de professores permanentes de programas de pós-graduação em enfermagem, bem como as suas implicações para a formação didático-pedagógica. Metodologia: Métodos mistos, 28 docentes permanentes de dois programas de pós-graduação stricto sensu (PPGENF) da Região Norte do Brasil. A colheita dos dados ocorreu em três etapas, fontes documentais (Plataforma Sucupira e Lattes) e (1) entrevista. Análise qualitativa - método de comparações constantes, e quantitativa (estatística descritiva, à luz de conceitos de Shulman). Resultados: Acesso às fontes de conhecimento na trajetória, a sabedoria adquirida durante a prática docente e experiência como estudante, melhora o raciocínio pedagógico dos professores nas fases de compreensão, transformação e ensino. Conclusão: O raciocínio pedagógico dos professores sugere fragilidades no estímulo à formação didático-pedagógica curricular em ambos os PPPGENF.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem2022-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832022000100246Revista de Enfermagem Referência v.serVI n.1 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832022000100246Silveira,Stelacelly Coelho ToscanoMenegaz,Jouhanna do CarmoBackes,Vânia Marli SchubertQueiroz,Aline Macedo deSilva,Gilberto Tadeu Reis dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:13:15Zoai:scielo:S0874-02832022000100246Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:40.327023Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação da ação e raciocínio pedagógicos com trajetória de docentes de programas de pós-graduação em enfermagem
title Relação da ação e raciocínio pedagógicos com trajetória de docentes de programas de pós-graduação em enfermagem
spellingShingle Relação da ação e raciocínio pedagógicos com trajetória de docentes de programas de pós-graduação em enfermagem
Silveira,Stelacelly Coelho Toscano
docentes
educação de pós-graduação em enfermagem
educação em enfermagem
currículo
instituições de ensino superior
title_short Relação da ação e raciocínio pedagógicos com trajetória de docentes de programas de pós-graduação em enfermagem
title_full Relação da ação e raciocínio pedagógicos com trajetória de docentes de programas de pós-graduação em enfermagem
title_fullStr Relação da ação e raciocínio pedagógicos com trajetória de docentes de programas de pós-graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Relação da ação e raciocínio pedagógicos com trajetória de docentes de programas de pós-graduação em enfermagem
title_sort Relação da ação e raciocínio pedagógicos com trajetória de docentes de programas de pós-graduação em enfermagem
author Silveira,Stelacelly Coelho Toscano
author_facet Silveira,Stelacelly Coelho Toscano
Menegaz,Jouhanna do Carmo
Backes,Vânia Marli Schubert
Queiroz,Aline Macedo de
Silva,Gilberto Tadeu Reis da
author_role author
author2 Menegaz,Jouhanna do Carmo
Backes,Vânia Marli Schubert
Queiroz,Aline Macedo de
Silva,Gilberto Tadeu Reis da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira,Stelacelly Coelho Toscano
Menegaz,Jouhanna do Carmo
Backes,Vânia Marli Schubert
Queiroz,Aline Macedo de
Silva,Gilberto Tadeu Reis da
dc.subject.por.fl_str_mv docentes
educação de pós-graduação em enfermagem
educação em enfermagem
currículo
instituições de ensino superior
topic docentes
educação de pós-graduação em enfermagem
educação em enfermagem
currículo
instituições de ensino superior
description Resumo Enquadramento: A ação e raciocínio pedagógico são sustentadas por fontes e conhecimentos base para o ensino, que subsidiam as fases do Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógicos. Objetivo: Analisar as relações entre a trajetória de acesso às fontes de conhecimento base e as fases da ação e raciocínio pedagógicos de professores permanentes de programas de pós-graduação em enfermagem, bem como as suas implicações para a formação didático-pedagógica. Metodologia: Métodos mistos, 28 docentes permanentes de dois programas de pós-graduação stricto sensu (PPGENF) da Região Norte do Brasil. A colheita dos dados ocorreu em três etapas, fontes documentais (Plataforma Sucupira e Lattes) e (1) entrevista. Análise qualitativa - método de comparações constantes, e quantitativa (estatística descritiva, à luz de conceitos de Shulman). Resultados: Acesso às fontes de conhecimento na trajetória, a sabedoria adquirida durante a prática docente e experiência como estudante, melhora o raciocínio pedagógico dos professores nas fases de compreensão, transformação e ensino. Conclusão: O raciocínio pedagógico dos professores sugere fragilidades no estímulo à formação didático-pedagógica curricular em ambos os PPPGENF.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832022000100246
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832022000100246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832022000100246
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Enfermagem Referência v.serVI n.1 2022
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137316182163456