TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS NA PRÉ-ESCOLA: UMA REVISÃO DE INTERVENÇÕES BRASILEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jordana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bezerra, Taynara, Souza, Priscila, Ataida, Mariana, Santos, Felipe, Santos, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36688
Resumo: A presença de comportamentos socialmente adequados se relaciona com uma boa saúde mental, com uma melhor qualidade de vida e com a realização pessoal e profissional na vida adulta. A presente revisão teve como objetivo avaliar estudos brasileiros que se propuseram a desenvolver habilidades sociais em pré-escolares no contexto escolar. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. As buscas foram realizadas nas bases de dados: SciELO; periódicos CAPES; BDTD. Os resultados evidenciaram 5 publicações que se enquadraram nos critérios de inclusão e exclusão. As intervenções existentes necessitam de maior rigor em seu desenho para que os resultados possam apresentar mais evidências de validade e os programas de intervenção possam ser implementados em larga escala.
id RCAP_2b1b76559d38ac7b99d96b81a49fc29f
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36688
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS NA PRÉ-ESCOLA: UMA REVISÃO DE INTERVENÇÕES BRASILEIRAShabilidades sociais; pré-escolares; prevenção.A presença de comportamentos socialmente adequados se relaciona com uma boa saúde mental, com uma melhor qualidade de vida e com a realização pessoal e profissional na vida adulta. A presente revisão teve como objetivo avaliar estudos brasileiros que se propuseram a desenvolver habilidades sociais em pré-escolares no contexto escolar. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. As buscas foram realizadas nas bases de dados: SciELO; periódicos CAPES; BDTD. Os resultados evidenciaram 5 publicações que se enquadraram nos critérios de inclusão e exclusão. As intervenções existentes necessitam de maior rigor em seu desenho para que os resultados possam apresentar mais evidências de validade e os programas de intervenção possam ser implementados em larga escala.ISPGAYARepositório ComumOliveira, JordanaBezerra, TaynaraSouza, PriscilaAtaida, MarianaSantos, FelipeSantos, Ana2021-06-07T11:46:01Z2021-05-312021-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36688porOliveira, J., Bezerra, T., Souza, P., Ataide, M., Santos, F., & Santos, A. (2021).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T10:13:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36688Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:38.723547Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS NA PRÉ-ESCOLA: UMA REVISÃO DE INTERVENÇÕES BRASILEIRAS
title TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS NA PRÉ-ESCOLA: UMA REVISÃO DE INTERVENÇÕES BRASILEIRAS
spellingShingle TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS NA PRÉ-ESCOLA: UMA REVISÃO DE INTERVENÇÕES BRASILEIRAS
Oliveira, Jordana
habilidades sociais; pré-escolares; prevenção.
title_short TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS NA PRÉ-ESCOLA: UMA REVISÃO DE INTERVENÇÕES BRASILEIRAS
title_full TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS NA PRÉ-ESCOLA: UMA REVISÃO DE INTERVENÇÕES BRASILEIRAS
title_fullStr TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS NA PRÉ-ESCOLA: UMA REVISÃO DE INTERVENÇÕES BRASILEIRAS
title_full_unstemmed TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS NA PRÉ-ESCOLA: UMA REVISÃO DE INTERVENÇÕES BRASILEIRAS
title_sort TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS NA PRÉ-ESCOLA: UMA REVISÃO DE INTERVENÇÕES BRASILEIRAS
author Oliveira, Jordana
author_facet Oliveira, Jordana
Bezerra, Taynara
Souza, Priscila
Ataida, Mariana
Santos, Felipe
Santos, Ana
author_role author
author2 Bezerra, Taynara
Souza, Priscila
Ataida, Mariana
Santos, Felipe
Santos, Ana
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jordana
Bezerra, Taynara
Souza, Priscila
Ataida, Mariana
Santos, Felipe
Santos, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv habilidades sociais; pré-escolares; prevenção.
topic habilidades sociais; pré-escolares; prevenção.
description A presença de comportamentos socialmente adequados se relaciona com uma boa saúde mental, com uma melhor qualidade de vida e com a realização pessoal e profissional na vida adulta. A presente revisão teve como objetivo avaliar estudos brasileiros que se propuseram a desenvolver habilidades sociais em pré-escolares no contexto escolar. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. As buscas foram realizadas nas bases de dados: SciELO; periódicos CAPES; BDTD. Os resultados evidenciaram 5 publicações que se enquadraram nos critérios de inclusão e exclusão. As intervenções existentes necessitam de maior rigor em seu desenho para que os resultados possam apresentar mais evidências de validade e os programas de intervenção possam ser implementados em larga escala.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07T11:46:01Z
2021-05-31
2021-05-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/36688
url http://hdl.handle.net/10400.26/36688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, J., Bezerra, T., Souza, P., Ataide, M., Santos, F., & Santos, A. (2021).
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPGAYA
publisher.none.fl_str_mv ISPGAYA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137238947201024