TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS NA PRÉ-ESCOLA: UMA REVISÃO DE INTERVENÇÕES BRASILEIRAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36688 |
Resumo: | A presença de comportamentos socialmente adequados se relaciona com uma boa saúde mental, com uma melhor qualidade de vida e com a realização pessoal e profissional na vida adulta. A presente revisão teve como objetivo avaliar estudos brasileiros que se propuseram a desenvolver habilidades sociais em pré-escolares no contexto escolar. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. As buscas foram realizadas nas bases de dados: SciELO; periódicos CAPES; BDTD. Os resultados evidenciaram 5 publicações que se enquadraram nos critérios de inclusão e exclusão. As intervenções existentes necessitam de maior rigor em seu desenho para que os resultados possam apresentar mais evidências de validade e os programas de intervenção possam ser implementados em larga escala. |
id |
RCAP_2b1b76559d38ac7b99d96b81a49fc29f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36688 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS NA PRÉ-ESCOLA: UMA REVISÃO DE INTERVENÇÕES BRASILEIRAShabilidades sociais; pré-escolares; prevenção.A presença de comportamentos socialmente adequados se relaciona com uma boa saúde mental, com uma melhor qualidade de vida e com a realização pessoal e profissional na vida adulta. A presente revisão teve como objetivo avaliar estudos brasileiros que se propuseram a desenvolver habilidades sociais em pré-escolares no contexto escolar. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. As buscas foram realizadas nas bases de dados: SciELO; periódicos CAPES; BDTD. Os resultados evidenciaram 5 publicações que se enquadraram nos critérios de inclusão e exclusão. As intervenções existentes necessitam de maior rigor em seu desenho para que os resultados possam apresentar mais evidências de validade e os programas de intervenção possam ser implementados em larga escala.ISPGAYARepositório ComumOliveira, JordanaBezerra, TaynaraSouza, PriscilaAtaida, MarianaSantos, FelipeSantos, Ana2021-06-07T11:46:01Z2021-05-312021-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36688porOliveira, J., Bezerra, T., Souza, P., Ataide, M., Santos, F., & Santos, A. (2021).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T10:13:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36688Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:38.723547Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS NA PRÉ-ESCOLA: UMA REVISÃO DE INTERVENÇÕES BRASILEIRAS |
title |
TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS NA PRÉ-ESCOLA: UMA REVISÃO DE INTERVENÇÕES BRASILEIRAS |
spellingShingle |
TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS NA PRÉ-ESCOLA: UMA REVISÃO DE INTERVENÇÕES BRASILEIRAS Oliveira, Jordana habilidades sociais; pré-escolares; prevenção. |
title_short |
TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS NA PRÉ-ESCOLA: UMA REVISÃO DE INTERVENÇÕES BRASILEIRAS |
title_full |
TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS NA PRÉ-ESCOLA: UMA REVISÃO DE INTERVENÇÕES BRASILEIRAS |
title_fullStr |
TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS NA PRÉ-ESCOLA: UMA REVISÃO DE INTERVENÇÕES BRASILEIRAS |
title_full_unstemmed |
TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS NA PRÉ-ESCOLA: UMA REVISÃO DE INTERVENÇÕES BRASILEIRAS |
title_sort |
TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS NA PRÉ-ESCOLA: UMA REVISÃO DE INTERVENÇÕES BRASILEIRAS |
author |
Oliveira, Jordana |
author_facet |
Oliveira, Jordana Bezerra, Taynara Souza, Priscila Ataida, Mariana Santos, Felipe Santos, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Bezerra, Taynara Souza, Priscila Ataida, Mariana Santos, Felipe Santos, Ana |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jordana Bezerra, Taynara Souza, Priscila Ataida, Mariana Santos, Felipe Santos, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
habilidades sociais; pré-escolares; prevenção. |
topic |
habilidades sociais; pré-escolares; prevenção. |
description |
A presença de comportamentos socialmente adequados se relaciona com uma boa saúde mental, com uma melhor qualidade de vida e com a realização pessoal e profissional na vida adulta. A presente revisão teve como objetivo avaliar estudos brasileiros que se propuseram a desenvolver habilidades sociais em pré-escolares no contexto escolar. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. As buscas foram realizadas nas bases de dados: SciELO; periódicos CAPES; BDTD. Os resultados evidenciaram 5 publicações que se enquadraram nos critérios de inclusão e exclusão. As intervenções existentes necessitam de maior rigor em seu desenho para que os resultados possam apresentar mais evidências de validade e os programas de intervenção possam ser implementados em larga escala. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07T11:46:01Z 2021-05-31 2021-05-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/36688 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/36688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Oliveira, J., Bezerra, T., Souza, P., Ataide, M., Santos, F., & Santos, A. (2021). |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPGAYA |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPGAYA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137238947201024 |