Lideranças em contexto escolar: O caso de uma escola do I Ciclo do ensino Secundário do Município de Benguela.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Joana Isabel Romeu
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1425
Resumo: Dissertação de Mestrado em Administração e gestão da Educação.
id RCAP_2b2e1821e679b9545146e08a0e7d4076
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/1425
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Lideranças em contexto escolar: O caso de uma escola do I Ciclo do ensino Secundário do Município de Benguela.Liderança escolarDiretor de escolaEstilos de liderançaSchool leadershipSchool principalLeadership stylesDissertação de Mestrado em Administração e gestão da Educação.A nossa investigação situa-se no campo da compreensão das lideranças em contexto escolar e, por sua vez, a escolha do tema deve-se ao facto da crescente importância que os líderes e gestores escolares têm vindo a assumir na sequência das transformações dos sistemas educativos, da profissão e das condiçõesde trabalho. A abordagem do tema em questão foca-se no estilo de liderançade um diretor de uma Escola do I Ciclo do Ensino Secundário do Município de Benguela. Assim, com base neste pressuposto, definimos como problema de investigação: Quais as perceções dos professores de uma Escola do I Ciclo do Ensino Secundário do Município de Benguela sobre a liderança protagonizada pelo diretor? De modo a obter resposta ao problema de investigação formulado, gizámos três objetivos: i)Caracterizar o modo como professores de uma Escola do I Ciclo do Ensino Secundário do Município de Benguela percecionam a liderança protagonizada pelo diretor; ii)Compreender a influência do diretor nas dinâmicas de trabalho docente; iii)Desenvolver conhecimento sobre o estilo de liderança preconizado numa Escola do I Ciclo do Ensino Secundário do Município de Benguela. No enquadramento teórico do nosso estudo abordamos o fenómeno da liderança em contexto escolar e a temática do diretor escolar. O estudo empírico, que decorreu no ano letivo de 2014, assumiu uma natureza essencialmente qualitativa, e a estratégia de investigação adotada foi o estudo de caso. A técnica de recolha de dados foi o inquérito por questionário respondido por um conjunto de 140 professores de uma Escola do I Ciclo do Ensino Secundário do Município de Benguela. Para tratar os dados utilizámos como técnica de tratamento a análise estatística simples. Os principais resultados do estudo empírico apontam para o facto de os professores respondentes percecionarem no diretor da escola a prevalência de comportamentos e atitudes inerentes aos estilos Liderança Transacional e Transformacional.Our research lies in the field of understanding of leadership in schools and, in turn, the choice of subject is due to the fact that the increasing importance that leaders and school managers have assumed as a result of changes in education systems, the profession and working conditions. The approach to the subject in question is focused on the leadership style of a director of a School of Secondary Education I Cycle of the Municipality of Benguela. So, on this basis, we defined as research problem: What are the perceptions of teachers in a school of secondaryeducation I Cycle in City of Benguela on the leadership of the school principal? In order to obtain response to the investigation problem, we set three objectives: i) to characterize how teachers in a School of Secondary Education I Cycle ofthe Municipality of Benguela perceive the leadership led by the school principal; ii)to understand the influence of the school principal in teaching dynamics; iii)to develop knowledge of the recommended style of leadership in the School of Secondary Education I Cycle of the city of Benguela. In the theoretical framework of our study we address the phenomenon of leadership in schools and the issue of school principal. The empirical study, which took place in the academic year 2014, took an essentially qualitative nature, and the adopted research strategy was the case study. The data collection technique was the survey answered by a group of 140 teachers in a School of Secondary Education I Cycle of the city of Benguela. To process the data we used as a treatment technique to simple statistical analysis. The main results of the empirical study point to the fact that the respondents perceived in the school principal the prevalence of behaviors and attitudes inherent in styles Transactional and Transformational Leadership.Profs.Doutoras Marta Abelha e Idalina MartinsUniversidade Portucalense2016-02-17T12:33:25Z2016-02-172015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFernandes, J.C.N. (2015). Lideranças em contexto escolar: O caso de uma escola do I Ciclo do ensino Secundário do Município de Benguela. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1425.http://hdl.handle.net/11328/1425Fernandes, J.C.N. (2015). Lideranças em contexto escolar: O caso de uma escola do I Ciclo do ensino Secundário do Município de Benguela. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1425.http://hdl.handle.net/11328/1425TID:201026171porCota: TME 554Fernandes, Joana Isabel Romeuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:15:04Zoai:repositorio.upt.pt:11328/1425Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:03.826460Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Lideranças em contexto escolar: O caso de uma escola do I Ciclo do ensino Secundário do Município de Benguela.
title Lideranças em contexto escolar: O caso de uma escola do I Ciclo do ensino Secundário do Município de Benguela.
spellingShingle Lideranças em contexto escolar: O caso de uma escola do I Ciclo do ensino Secundário do Município de Benguela.
Fernandes, Joana Isabel Romeu
Liderança escolar
Diretor de escola
Estilos de liderança
School leadership
School principal
Leadership styles
title_short Lideranças em contexto escolar: O caso de uma escola do I Ciclo do ensino Secundário do Município de Benguela.
title_full Lideranças em contexto escolar: O caso de uma escola do I Ciclo do ensino Secundário do Município de Benguela.
title_fullStr Lideranças em contexto escolar: O caso de uma escola do I Ciclo do ensino Secundário do Município de Benguela.
title_full_unstemmed Lideranças em contexto escolar: O caso de uma escola do I Ciclo do ensino Secundário do Município de Benguela.
title_sort Lideranças em contexto escolar: O caso de uma escola do I Ciclo do ensino Secundário do Município de Benguela.
author Fernandes, Joana Isabel Romeu
author_facet Fernandes, Joana Isabel Romeu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Joana Isabel Romeu
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança escolar
Diretor de escola
Estilos de liderança
School leadership
School principal
Leadership styles
topic Liderança escolar
Diretor de escola
Estilos de liderança
School leadership
School principal
Leadership styles
description Dissertação de Mestrado em Administração e gestão da Educação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01T00:00:00Z
2016-02-17T12:33:25Z
2016-02-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Fernandes, J.C.N. (2015). Lideranças em contexto escolar: O caso de uma escola do I Ciclo do ensino Secundário do Município de Benguela. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1425.
http://hdl.handle.net/11328/1425
Fernandes, J.C.N. (2015). Lideranças em contexto escolar: O caso de uma escola do I Ciclo do ensino Secundário do Município de Benguela. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1425.
http://hdl.handle.net/11328/1425
TID:201026171
identifier_str_mv Fernandes, J.C.N. (2015). Lideranças em contexto escolar: O caso de uma escola do I Ciclo do ensino Secundário do Município de Benguela. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1425.
TID:201026171
url http://hdl.handle.net/11328/1425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 554
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134985999876096