Atividade física nas deslocações das rotinas escolares: estudo em alunos do terceiro ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, José Mário Gomes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6314
Resumo: Este documento refere-se ao estágio pedagógico realizado na Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco de Vila Real no âmbito do Mestrado «Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário», na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Relatarei todas as situações vividas durante este período de estágio, desde os momentos de maior dificuldade até aos momentos de contentamento na superação das situações de maior complexidade. Mencionarei também com ênfase, a partilha de experiências não só com os profissionais de Educação Física mas também com a comunidade escolar em geral e divulgarei a importância deste ano de estágio como marco precioso e fundamental para o meu futuro profissional. Este documento divide-se em duas partes: A primeira destina-se ao relatório de estágio que contempla as «tarefas de estágio de ensino aprendizagem, as tarefas de estágio de relação escola-meio e a reflexão crítica do estágio». A segunda diz respeito ao estudo desenvolvido e subordinado ao tema «atividade física nas deslocações das rotinas diárias escolares: estudo em alunos do terceiro ciclo do ensino básico». Este estudo teve como objetivo analisar a atividade física nas deslocações do trajeto casa/escola/casa e o seu contributo na atividade física semanal total. A amostra foi constituída por n=278 alunos, dos quais, 159 alunos do género feminino e 119 alunos do género masculino, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco de Vila Real. O instrumento utilizado foi um questionário elaborado para o efeito e relacionou-se com o tempo de prática de atividade física nas deslocações entre casa/escola/casa e o tempo de prática semanal noutras atividades físicas. Para a análise dos dados foi utilizada a folha de cálculo do Office – Microsoft Excel, para utilização da estatística descritiva (média, desvio padrão, respetivas frequências e percentagens). Resultados: Verificaram-se níveis baixos de atividade física nas deslocações entre casa/escola/casa e nos comportamentos ligados a outras práticas de atividade física realizadas dentro e fora da escola comparativamente com os níveis de atividade física semanal recomendados pela OMS. Conclusões: Perante estes resultados é importante o desenvolvimento de medidas preventivas e interventivas. Sensibilização da população para a importância da atividade física, bem como, todos os benefícios para a sua saúde.
id RCAP_2b33144698442ae3c0299463c99f0158
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6314
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atividade física nas deslocações das rotinas escolares: estudo em alunos do terceiro ciclo do ensino básicoEducação físicaAtividade físicaEscolaAlunosEstágios pedagógicosSedentarismoEste documento refere-se ao estágio pedagógico realizado na Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco de Vila Real no âmbito do Mestrado «Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário», na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Relatarei todas as situações vividas durante este período de estágio, desde os momentos de maior dificuldade até aos momentos de contentamento na superação das situações de maior complexidade. Mencionarei também com ênfase, a partilha de experiências não só com os profissionais de Educação Física mas também com a comunidade escolar em geral e divulgarei a importância deste ano de estágio como marco precioso e fundamental para o meu futuro profissional. Este documento divide-se em duas partes: A primeira destina-se ao relatório de estágio que contempla as «tarefas de estágio de ensino aprendizagem, as tarefas de estágio de relação escola-meio e a reflexão crítica do estágio». A segunda diz respeito ao estudo desenvolvido e subordinado ao tema «atividade física nas deslocações das rotinas diárias escolares: estudo em alunos do terceiro ciclo do ensino básico». Este estudo teve como objetivo analisar a atividade física nas deslocações do trajeto casa/escola/casa e o seu contributo na atividade física semanal total. A amostra foi constituída por n=278 alunos, dos quais, 159 alunos do género feminino e 119 alunos do género masculino, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco de Vila Real. O instrumento utilizado foi um questionário elaborado para o efeito e relacionou-se com o tempo de prática de atividade física nas deslocações entre casa/escola/casa e o tempo de prática semanal noutras atividades físicas. Para a análise dos dados foi utilizada a folha de cálculo do Office – Microsoft Excel, para utilização da estatística descritiva (média, desvio padrão, respetivas frequências e percentagens). Resultados: Verificaram-se níveis baixos de atividade física nas deslocações entre casa/escola/casa e nos comportamentos ligados a outras práticas de atividade física realizadas dentro e fora da escola comparativamente com os níveis de atividade física semanal recomendados pela OMS. Conclusões: Perante estes resultados é importante o desenvolvimento de medidas preventivas e interventivas. Sensibilização da população para a importância da atividade física, bem como, todos os benefícios para a sua saúde.This document is referent to the pedagogical internship carried out in the “Camilo Castelo Branco” Secondary School, Vila Real, on the context of the Master´s degree, “Teaching Physical Education in Basic and Secondary School”, Utad. I will describe all the situations experienced during this internship, from the most difficult moments to those moments of the joy of overcoming situations of greater complexity. I am also going to emphasizing the sharing of experiences, not only with the professionals of Physical education but also with all the surrounding school community in general and I will talk about the importance of this internship in my professional future. This paper is divided in two parts: The first concerns the internship report and talks about «tasks from the internship of the teaching/learning process, tasks concerning the educational environment and the critical reflection of the internship». The second part regards the developed study subordinated to the theme «Physical activity on scholarship daily routines moves: Study in basic education third cycle students». The purpose of this study was to analyse the amount of physical activity in the travel path between home / school / home and their contribution to the total weekly physical activity. The sample consisted of n=278 students, of which 159 female students and 119 male students, with ages between 12 to 16 (years old), from the “Camilo Castelo Branco” Secondary School, Vila Real. The instrument used was a questionnaire specially prepared for this purpose and it was related with the time of physical activity on journeys between home/school/home and the weekly practice in other physical activities. For data analysis was used Office spreadsheet - Microsoft Excel for use descriptive statistics (mean, standard deviation, respective frequencies and percentages). Results: There were low levels of physical activity when moving between home / school / home and in behaviours linked to other physical activity practices both within and outside of school compared to weekly physical activity levels recommended by WHO. Conclusions: In view of these results it is important to develop preventive and interventional measures. Public awareness of the importance of physical activity as well as all the benefits to your health.2016-07-29T11:02:00Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6314pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, José Mário Gomesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:02Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6314Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:17.220565Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atividade física nas deslocações das rotinas escolares: estudo em alunos do terceiro ciclo do ensino básico
title Atividade física nas deslocações das rotinas escolares: estudo em alunos do terceiro ciclo do ensino básico
spellingShingle Atividade física nas deslocações das rotinas escolares: estudo em alunos do terceiro ciclo do ensino básico
Rodrigues, José Mário Gomes
Educação física
Atividade física
Escola
Alunos
Estágios pedagógicos
Sedentarismo
title_short Atividade física nas deslocações das rotinas escolares: estudo em alunos do terceiro ciclo do ensino básico
title_full Atividade física nas deslocações das rotinas escolares: estudo em alunos do terceiro ciclo do ensino básico
title_fullStr Atividade física nas deslocações das rotinas escolares: estudo em alunos do terceiro ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Atividade física nas deslocações das rotinas escolares: estudo em alunos do terceiro ciclo do ensino básico
title_sort Atividade física nas deslocações das rotinas escolares: estudo em alunos do terceiro ciclo do ensino básico
author Rodrigues, José Mário Gomes
author_facet Rodrigues, José Mário Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, José Mário Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Atividade física
Escola
Alunos
Estágios pedagógicos
Sedentarismo
topic Educação física
Atividade física
Escola
Alunos
Estágios pedagógicos
Sedentarismo
description Este documento refere-se ao estágio pedagógico realizado na Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco de Vila Real no âmbito do Mestrado «Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário», na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Relatarei todas as situações vividas durante este período de estágio, desde os momentos de maior dificuldade até aos momentos de contentamento na superação das situações de maior complexidade. Mencionarei também com ênfase, a partilha de experiências não só com os profissionais de Educação Física mas também com a comunidade escolar em geral e divulgarei a importância deste ano de estágio como marco precioso e fundamental para o meu futuro profissional. Este documento divide-se em duas partes: A primeira destina-se ao relatório de estágio que contempla as «tarefas de estágio de ensino aprendizagem, as tarefas de estágio de relação escola-meio e a reflexão crítica do estágio». A segunda diz respeito ao estudo desenvolvido e subordinado ao tema «atividade física nas deslocações das rotinas diárias escolares: estudo em alunos do terceiro ciclo do ensino básico». Este estudo teve como objetivo analisar a atividade física nas deslocações do trajeto casa/escola/casa e o seu contributo na atividade física semanal total. A amostra foi constituída por n=278 alunos, dos quais, 159 alunos do género feminino e 119 alunos do género masculino, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco de Vila Real. O instrumento utilizado foi um questionário elaborado para o efeito e relacionou-se com o tempo de prática de atividade física nas deslocações entre casa/escola/casa e o tempo de prática semanal noutras atividades físicas. Para a análise dos dados foi utilizada a folha de cálculo do Office – Microsoft Excel, para utilização da estatística descritiva (média, desvio padrão, respetivas frequências e percentagens). Resultados: Verificaram-se níveis baixos de atividade física nas deslocações entre casa/escola/casa e nos comportamentos ligados a outras práticas de atividade física realizadas dentro e fora da escola comparativamente com os níveis de atividade física semanal recomendados pela OMS. Conclusões: Perante estes resultados é importante o desenvolvimento de medidas preventivas e interventivas. Sensibilização da população para a importância da atividade física, bem como, todos os benefícios para a sua saúde.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-07-29T11:02:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6314
url http://hdl.handle.net/10348/6314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137118286512128