Inteligência artificial: O próximo passo para uma revolução no marketing digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomás, Daniel Filipe Agostinho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21089
Resumo: Os avanços tecnológicos recentes permitiram a evolução do marketing tradicional para o marketing digital, criando também o desafio do Big Data e de como lidar com o excesso de dados. A IA surge como uma possível solução para lidar com este paradigma e o marketing torna-se um beneficiário natural, considerando que tira proveito dos dados nos seus processos. O objetivo desta dissertação é avaliar o potencial da aplicação de IA no marketing digital. Este conhecimento poderá acelerar a adoção de tecnologias de IA por parte de todos os intervenientes e, possivelmente, revolucionar o marketing digital. De forma a avaliar este potencial, foram desenvolvidas as seguintes técnicas: questionário com a participação de 121 profissionais de marketing digital para identificação das suas necessidades; pesquisa das soluções de IA existentes com aplicabilidade no marketing digital; análise de cobertura das soluções; análise de correspondência entre as principais necessidades e as soluções de resposta. Este estudo permitiu concluir quais os aspetos do marketing digital que necessitam de mais desenvolvimento e quais as soluções de IA com capacidade de resposta. Após a análise de cobertura e de correspondência, recomendam-se as soluções mais completas para cada área do marketing digital, bem como aquelas que permitem responder às principais necessidades de cada área, nomeadamente: Bloomreach Experience Cloud para a área de website/experiência de cliente; Alli AI para SEO e Market Brew para necessidades específicas de previsão e espera por atualizações; Concured para marketing de conteúdo; Automizy para marketing de email; Cortex para marketing de redes sociais; Adobe Advertising Cloud para publicidade online; Conversica para comunicação e vendas e Drift Automation para necessidades específicas de otimização; SAS VDMML para análise de dados e SAS Visual Forecasting para necessidades específicas de previsão.
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