Uso da inteligência artificial e algoritmos no marketing digital: o caso da Amazon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rui Emanuel da Cruz Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48934
Resumo: O setor de marketing está numa fase de rápida transformação devido à adoção de tecnologias avançadas. Espera-se que este impacto cresça exponencialmente num futuro próximo, com a inteligência artificial (IA) a atuar como um catalisador significativo dessa mudança. O objetivo central desta pesquisa é investigar e avaliar o papel e o impacto da IA, no universo do marketing digital. Utiliza-se o caso da Amazon e as suas operações no campo de e commerce como um exemplo ilustrativo. Esta tese debruçar-se-á sobre diferentes tipos de IA atualmente aplicados em marketing digital, examinando as suas potencialidades e limitações, bem como os desafios e riscos associados à sua adoção. Também se tentará traçar as tendências atuais e futuras, fornecendo um olhar prospetivo sobre o setor. Para atingir estes objetivos, a investigação é fundamentada numa abordagem metodológica mista que integra dados primários—recolhidos através de questionários online conduzidos pelo autor—e dados secundários obtidos de literatura acadêmica e outras fontes relevantes ao tema em discussão.
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