Sendo educadora-professora – aprendizagens de qualidade (re)construindo saberes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couveiro, Cristel
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Folque, Assunção, Leal da Costa, Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18037
Resumo: RESUMO Nesta Comunicação destaca-se a forma como a dimensão investigativa se revela fundamental para o desenvolvimento profissional e consequentemente, para promover aprendizagens de qualidade. Estruturada em três partes, partilha-se uma reflexão cujo enfoque é colocado na construção da profissionalidade do perfil de educador/professor tendo como princípios base os que se enunciam nos Perfis Específicos e Geral de Desempenho Profissional do Educador de Infância e do Professor do 1ºCEB. Perseguem-se entendimentos onde o mesmo possa assumir-se enquanto profissional consciente, em constante aprendizagem e consequente desenvolvimento, evolução esta capaz de contribuir para o seu papel fundamental numa educação escolar de qualidade. Emergente da análise do meu próprio processo de aprendizagem, em contínuo, lanço, em primeiro lugar, um olhar crítico e fundamentado sobre as minhas práticas pedagógicas, destacando a dimensão relativa ao desenvolvimento profissional ao longo da vida. No enquadramento teórico recorremos ao pensamento de Bruner (1996) sobre os modelos de ensino e a sua relação com as conceções acerca das mentes das crianças, cruzando-o com uma perspetiva socio-construtivista da aprendizagem e o modelo pedagógico das Comunidades de Aprendizagem (Rogoff, Matusov & White, 1996). Segue-se o enfoque na dimensão investigativa, tendo em conta os seus objetivos, objetos, instrumentos e processos, mostrando como a escrita me vai permitindo aprender a aprender e a ensinar, refletindo e fazendo uma autorregulação sistemática das práticas, tomando consciência das aprendizagens realizadas, das dificuldades sentidas e projetando ações futuras.
id RCAP_2b3af83cc48da1fe42636e9f2cced164
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/18037
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sendo educadora-professora – aprendizagens de qualidade (re)construindo saberes.Prática Pedagógica, Aprendizagens de Qualidade, Investigação-ação.RESUMO Nesta Comunicação destaca-se a forma como a dimensão investigativa se revela fundamental para o desenvolvimento profissional e consequentemente, para promover aprendizagens de qualidade. Estruturada em três partes, partilha-se uma reflexão cujo enfoque é colocado na construção da profissionalidade do perfil de educador/professor tendo como princípios base os que se enunciam nos Perfis Específicos e Geral de Desempenho Profissional do Educador de Infância e do Professor do 1ºCEB. Perseguem-se entendimentos onde o mesmo possa assumir-se enquanto profissional consciente, em constante aprendizagem e consequente desenvolvimento, evolução esta capaz de contribuir para o seu papel fundamental numa educação escolar de qualidade. Emergente da análise do meu próprio processo de aprendizagem, em contínuo, lanço, em primeiro lugar, um olhar crítico e fundamentado sobre as minhas práticas pedagógicas, destacando a dimensão relativa ao desenvolvimento profissional ao longo da vida. No enquadramento teórico recorremos ao pensamento de Bruner (1996) sobre os modelos de ensino e a sua relação com as conceções acerca das mentes das crianças, cruzando-o com uma perspetiva socio-construtivista da aprendizagem e o modelo pedagógico das Comunidades de Aprendizagem (Rogoff, Matusov & White, 1996). Segue-se o enfoque na dimensão investigativa, tendo em conta os seus objetivos, objetos, instrumentos e processos, mostrando como a escrita me vai permitindo aprender a aprender e a ensinar, refletindo e fazendo uma autorregulação sistemática das práticas, tomando consciência das aprendizagens realizadas, das dificuldades sentidas e projetando ações futuras.ISPA2016-03-14T16:34:04Z2016-03-142015-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/18037http://hdl.handle.net/10174/18037por• Couveiro, C., Folque, M. A. & Leal-da-Costa, C. (2015, Junho). Sendo educadora-professora – aprendizagens de qualidade (re)construindo saberes. In Lourdes Mata, Margarida Alves-Martins, Vera Monteiro, José Morgado & José Maria Castro Silva (Eds.). Atas XIII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (pp. 389-403). Lisboa: ISPA.978-989-8384-34-8criscouveiro@gmail.com>mclc@uevora.ptmafm@uevora.ptCouveiro, CristelFolque, AssunçãoLeal da Costa, Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:48Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:57.736874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sendo educadora-professora – aprendizagens de qualidade (re)construindo saberes.
title Sendo educadora-professora – aprendizagens de qualidade (re)construindo saberes.
spellingShingle Sendo educadora-professora – aprendizagens de qualidade (re)construindo saberes.
Couveiro, Cristel
Prática Pedagógica, Aprendizagens de Qualidade, Investigação-ação.
title_short Sendo educadora-professora – aprendizagens de qualidade (re)construindo saberes.
title_full Sendo educadora-professora – aprendizagens de qualidade (re)construindo saberes.
title_fullStr Sendo educadora-professora – aprendizagens de qualidade (re)construindo saberes.
title_full_unstemmed Sendo educadora-professora – aprendizagens de qualidade (re)construindo saberes.
title_sort Sendo educadora-professora – aprendizagens de qualidade (re)construindo saberes.
author Couveiro, Cristel
author_facet Couveiro, Cristel
Folque, Assunção
Leal da Costa, Conceição
author_role author
author2 Folque, Assunção
Leal da Costa, Conceição
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couveiro, Cristel
Folque, Assunção
Leal da Costa, Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Pedagógica, Aprendizagens de Qualidade, Investigação-ação.
topic Prática Pedagógica, Aprendizagens de Qualidade, Investigação-ação.
description RESUMO Nesta Comunicação destaca-se a forma como a dimensão investigativa se revela fundamental para o desenvolvimento profissional e consequentemente, para promover aprendizagens de qualidade. Estruturada em três partes, partilha-se uma reflexão cujo enfoque é colocado na construção da profissionalidade do perfil de educador/professor tendo como princípios base os que se enunciam nos Perfis Específicos e Geral de Desempenho Profissional do Educador de Infância e do Professor do 1ºCEB. Perseguem-se entendimentos onde o mesmo possa assumir-se enquanto profissional consciente, em constante aprendizagem e consequente desenvolvimento, evolução esta capaz de contribuir para o seu papel fundamental numa educação escolar de qualidade. Emergente da análise do meu próprio processo de aprendizagem, em contínuo, lanço, em primeiro lugar, um olhar crítico e fundamentado sobre as minhas práticas pedagógicas, destacando a dimensão relativa ao desenvolvimento profissional ao longo da vida. No enquadramento teórico recorremos ao pensamento de Bruner (1996) sobre os modelos de ensino e a sua relação com as conceções acerca das mentes das crianças, cruzando-o com uma perspetiva socio-construtivista da aprendizagem e o modelo pedagógico das Comunidades de Aprendizagem (Rogoff, Matusov & White, 1996). Segue-se o enfoque na dimensão investigativa, tendo em conta os seus objetivos, objetos, instrumentos e processos, mostrando como a escrita me vai permitindo aprender a aprender e a ensinar, refletindo e fazendo uma autorregulação sistemática das práticas, tomando consciência das aprendizagens realizadas, das dificuldades sentidas e projetando ações futuras.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01T00:00:00Z
2016-03-14T16:34:04Z
2016-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/18037
http://hdl.handle.net/10174/18037
url http://hdl.handle.net/10174/18037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv • Couveiro, C., Folque, M. A. & Leal-da-Costa, C. (2015, Junho). Sendo educadora-professora – aprendizagens de qualidade (re)construindo saberes. In Lourdes Mata, Margarida Alves-Martins, Vera Monteiro, José Morgado & José Maria Castro Silva (Eds.). Atas XIII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (pp. 389-403). Lisboa: ISPA.
978-989-8384-34-8
criscouveiro@gmail.com>
mclc@uevora.pt
mafm@uevora.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA
publisher.none.fl_str_mv ISPA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136581890605056