Educar em (trans)formação: dinâmicas educativas em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Rita Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3204
Resumo: O objetivo principal proposto por este Relatório de Estágio, consiste na reflexão sobre as abordagens educativas essenciais mais significativas, resultantes da experiência de um estágio efetuado, no decurso deste curso de mestrado, nos planos da organização escolar e práticas pedagógicas. As reflexões foram obtidas, mediante uma profunda investigação bibliográfica e um estágio profissionalizante em dois contextos – valência da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico - no sentido de conhecer as diferentes perspetivas de cada abordagem educativa para no futuro poder adotar, de uma forma fundamentada, monitorizada e melhorar não só formas de fazer aprender, mas também poder dar resposta aos desafios que irão surgir no âmbito da educação, perspetivando este exercício profissional como uma experiência que poderá alterar a configuração da escola num futuro próximo. Nesse sentido, houve a necessidade de, não só perceber como estas abordagens educativas circulavam nas escolas, mas também de compreender o tipo de conhecimento crítico das diferentes abordagens educativas. Foi também essencial perceber, a forma como se processa a sua aplicação e que tipo de ferramentas eram utilizadas para a sua implementação. O presente estudo permitiu, portanto, olhar para este tema com uma atitude diferente e perceber que a definição de aprendizagens essenciais exige uma alteração profunda nas práticas pedagógicas que ainda predominam nas escolas. A sala de aula deve tornar-se num espaço de descoberta, reflexão e construção, onde as crianças possam ter acesso as ferramentas necessárias para criar e construir o seu conhecimento. O professor deverá ser um guia nessa aprendizagem, tendo uma ação efetiva no acompanhamento das crianças ao longo de todo o processo. Esta integração de conhecimentos, competências e valores é indispensável para a construção de um projeto que contempla as crianças como atores e agentes de ação sobre a realidade, numa perspetiva do Saber e do Ser. Palavras-chave: abordagens educativas essenciais; praticas pedagógicas; (trans)Formação; aprendizagens; intervenção educativa.
id RCAP_0df5f67d775e0aa5723db153ae938743
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3204
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educar em (trans)formação: dinâmicas educativas em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básicoAprendizagens essenciaisPráticas pedagógicasO objetivo principal proposto por este Relatório de Estágio, consiste na reflexão sobre as abordagens educativas essenciais mais significativas, resultantes da experiência de um estágio efetuado, no decurso deste curso de mestrado, nos planos da organização escolar e práticas pedagógicas. As reflexões foram obtidas, mediante uma profunda investigação bibliográfica e um estágio profissionalizante em dois contextos – valência da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico - no sentido de conhecer as diferentes perspetivas de cada abordagem educativa para no futuro poder adotar, de uma forma fundamentada, monitorizada e melhorar não só formas de fazer aprender, mas também poder dar resposta aos desafios que irão surgir no âmbito da educação, perspetivando este exercício profissional como uma experiência que poderá alterar a configuração da escola num futuro próximo. Nesse sentido, houve a necessidade de, não só perceber como estas abordagens educativas circulavam nas escolas, mas também de compreender o tipo de conhecimento crítico das diferentes abordagens educativas. Foi também essencial perceber, a forma como se processa a sua aplicação e que tipo de ferramentas eram utilizadas para a sua implementação. O presente estudo permitiu, portanto, olhar para este tema com uma atitude diferente e perceber que a definição de aprendizagens essenciais exige uma alteração profunda nas práticas pedagógicas que ainda predominam nas escolas. A sala de aula deve tornar-se num espaço de descoberta, reflexão e construção, onde as crianças possam ter acesso as ferramentas necessárias para criar e construir o seu conhecimento. O professor deverá ser um guia nessa aprendizagem, tendo uma ação efetiva no acompanhamento das crianças ao longo de todo o processo. Esta integração de conhecimentos, competências e valores é indispensável para a construção de um projeto que contempla as crianças como atores e agentes de ação sobre a realidade, numa perspetiva do Saber e do Ser. Palavras-chave: abordagens educativas essenciais; praticas pedagógicas; (trans)Formação; aprendizagens; intervenção educativa.2023-01-16T14:22:14Z2022-07-07T00:00:00Z2022-07-072022-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3204TID:203157974porFerreira, Ana Rita Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:29Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3204Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:49.961534Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educar em (trans)formação: dinâmicas educativas em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
title Educar em (trans)formação: dinâmicas educativas em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Educar em (trans)formação: dinâmicas educativas em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
Ferreira, Ana Rita Oliveira
Aprendizagens essenciais
Práticas pedagógicas
title_short Educar em (trans)formação: dinâmicas educativas em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
title_full Educar em (trans)formação: dinâmicas educativas em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Educar em (trans)formação: dinâmicas educativas em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Educar em (trans)formação: dinâmicas educativas em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
title_sort Educar em (trans)formação: dinâmicas educativas em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
author Ferreira, Ana Rita Oliveira
author_facet Ferreira, Ana Rita Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Rita Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagens essenciais
Práticas pedagógicas
topic Aprendizagens essenciais
Práticas pedagógicas
description O objetivo principal proposto por este Relatório de Estágio, consiste na reflexão sobre as abordagens educativas essenciais mais significativas, resultantes da experiência de um estágio efetuado, no decurso deste curso de mestrado, nos planos da organização escolar e práticas pedagógicas. As reflexões foram obtidas, mediante uma profunda investigação bibliográfica e um estágio profissionalizante em dois contextos – valência da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico - no sentido de conhecer as diferentes perspetivas de cada abordagem educativa para no futuro poder adotar, de uma forma fundamentada, monitorizada e melhorar não só formas de fazer aprender, mas também poder dar resposta aos desafios que irão surgir no âmbito da educação, perspetivando este exercício profissional como uma experiência que poderá alterar a configuração da escola num futuro próximo. Nesse sentido, houve a necessidade de, não só perceber como estas abordagens educativas circulavam nas escolas, mas também de compreender o tipo de conhecimento crítico das diferentes abordagens educativas. Foi também essencial perceber, a forma como se processa a sua aplicação e que tipo de ferramentas eram utilizadas para a sua implementação. O presente estudo permitiu, portanto, olhar para este tema com uma atitude diferente e perceber que a definição de aprendizagens essenciais exige uma alteração profunda nas práticas pedagógicas que ainda predominam nas escolas. A sala de aula deve tornar-se num espaço de descoberta, reflexão e construção, onde as crianças possam ter acesso as ferramentas necessárias para criar e construir o seu conhecimento. O professor deverá ser um guia nessa aprendizagem, tendo uma ação efetiva no acompanhamento das crianças ao longo de todo o processo. Esta integração de conhecimentos, competências e valores é indispensável para a construção de um projeto que contempla as crianças como atores e agentes de ação sobre a realidade, numa perspetiva do Saber e do Ser. Palavras-chave: abordagens educativas essenciais; praticas pedagógicas; (trans)Formação; aprendizagens; intervenção educativa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-07T00:00:00Z
2022-07-07
2022-06-20
2023-01-16T14:22:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/3204
TID:203157974
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/3204
identifier_str_mv TID:203157974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131634134417408