Micro-celebridades e influência digital: um caso de estudo sobre o Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Beatriz Gomes Pereira da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/24378
Resumo: A constante e significante evolução da internet e dos seus usos desenvolveu alterações na vida social dos indivíduos, permitindo-lhes uma interação mediada, através das Redes Sociais Online (RSO), além de cara-a-cara (offline). Esta interação virtual, veio colmatar adversidades como os fatores geográficos, visto que assim é possível interagir, com indivíduos de qualquer parte do mundo, em tempo real, por meio das RSO. A temática da presente Dissertação centra-se no poder e influência das micro-celebridades portuguesas de Moda/Beleza/Lifestyle, presentes no Instagram, na decisão de compra, uma vez que se vive num momento em que as RSO e os seus utilizadores desempenham um papel de peso na sociedade, assim como na construção dos pensamentos e opiniões dos indivíduos. O surgimento do Marketing Digital, nomeadamente o Marketing de Influência, está intrinsecamente relacionado com o tema central deste estudo. Este baseia-se no recurso a Influencers, como forma de divulgação de produtos/serviços, por parte das marcas. É uma estratégia, presente no Instagram, onde o alcance é notoriamente superior e o custo monetário inferior, comparando com os mass media tradicionais. Este alcance deve-se ao número de seguidores das micro-celebridades e à sua capacidade de influenciar atitudes e comportamentos. Como forma de obter dados que permitam realizar uma análise sobre este tema e respostas às perguntas colocadas, recorreu-se à metodologia quantitativa para a elaboração de um questionário online, destinado a seguidores das influencers digitais, portuguesas, de Moda/Beleza/Lifestyle, no qual foi possível compreender que estas, de facto, influenciam os seus seguidores na decisão de compra.
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