Micro-celebridades e influência digital: um caso de estudo sobre o Instagram
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/24378 |
Resumo: | A constante e significante evolução da internet e dos seus usos desenvolveu alterações na vida social dos indivíduos, permitindo-lhes uma interação mediada, através das Redes Sociais Online (RSO), além de cara-a-cara (offline). Esta interação virtual, veio colmatar adversidades como os fatores geográficos, visto que assim é possível interagir, com indivíduos de qualquer parte do mundo, em tempo real, por meio das RSO. A temática da presente Dissertação centra-se no poder e influência das micro-celebridades portuguesas de Moda/Beleza/Lifestyle, presentes no Instagram, na decisão de compra, uma vez que se vive num momento em que as RSO e os seus utilizadores desempenham um papel de peso na sociedade, assim como na construção dos pensamentos e opiniões dos indivíduos. O surgimento do Marketing Digital, nomeadamente o Marketing de Influência, está intrinsecamente relacionado com o tema central deste estudo. Este baseia-se no recurso a Influencers, como forma de divulgação de produtos/serviços, por parte das marcas. É uma estratégia, presente no Instagram, onde o alcance é notoriamente superior e o custo monetário inferior, comparando com os mass media tradicionais. Este alcance deve-se ao número de seguidores das micro-celebridades e à sua capacidade de influenciar atitudes e comportamentos. Como forma de obter dados que permitam realizar uma análise sobre este tema e respostas às perguntas colocadas, recorreu-se à metodologia quantitativa para a elaboração de um questionário online, destinado a seguidores das influencers digitais, portuguesas, de Moda/Beleza/Lifestyle, no qual foi possível compreender que estas, de facto, influenciam os seus seguidores na decisão de compra. |
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Micro-celebridades e influência digital: um caso de estudo sobre o InstagramInstagramInfluenciadores digitais -- - Digital influencersMarcaFãsDecisão de compraBrandsFansPurchase decisionA constante e significante evolução da internet e dos seus usos desenvolveu alterações na vida social dos indivíduos, permitindo-lhes uma interação mediada, através das Redes Sociais Online (RSO), além de cara-a-cara (offline). Esta interação virtual, veio colmatar adversidades como os fatores geográficos, visto que assim é possível interagir, com indivíduos de qualquer parte do mundo, em tempo real, por meio das RSO. A temática da presente Dissertação centra-se no poder e influência das micro-celebridades portuguesas de Moda/Beleza/Lifestyle, presentes no Instagram, na decisão de compra, uma vez que se vive num momento em que as RSO e os seus utilizadores desempenham um papel de peso na sociedade, assim como na construção dos pensamentos e opiniões dos indivíduos. O surgimento do Marketing Digital, nomeadamente o Marketing de Influência, está intrinsecamente relacionado com o tema central deste estudo. Este baseia-se no recurso a Influencers, como forma de divulgação de produtos/serviços, por parte das marcas. É uma estratégia, presente no Instagram, onde o alcance é notoriamente superior e o custo monetário inferior, comparando com os mass media tradicionais. Este alcance deve-se ao número de seguidores das micro-celebridades e à sua capacidade de influenciar atitudes e comportamentos. Como forma de obter dados que permitam realizar uma análise sobre este tema e respostas às perguntas colocadas, recorreu-se à metodologia quantitativa para a elaboração de um questionário online, destinado a seguidores das influencers digitais, portuguesas, de Moda/Beleza/Lifestyle, no qual foi possível compreender que estas, de facto, influenciam os seus seguidores na decisão de compra.The constant and significant evolution of the internet and its uses has developed changes in the social life of individuals, allowing them a mediated interaction, through Online Social Networks (OSN), in addition to face-to-face (offline). This virtual interaction, came to overcome adversities such as geographic factors, since it is possible to interact, with individuals from anywhere in the world, in real time, through the RSO. The theme of this Dissertation focuses on the power and influence of Portuguese Fashion/Beauty/Lifestyle micro-celebrities, present on Instagram, in the purchase decision, since we live in a time when OSN and its users play a major role in society, as well as in the construction of individuals' thoughts and opinions. The emergence of Digital Marketing, namely Influencer Marketing, is intrinsically related to the central theme of this study. It’s based on the use of Influencers as a way to promote products/services, by the brands. It's a strategy present on Instagram, where the reach is notoriously superior and the monetary cost lower, compared to traditional mass media. This reach is due to the number of followers of micro-celebrities and their ability to influence attitudes and behaviors. As a way to obtain data to allow an analysis of this theme and answers to the questions posed, it was used the quantitative methodology for the development of an online questionnaire, aimed at followers of Portuguese digital influencers of Fashion/Beauty/Lifestyle, in which it was possible to understand that they, in fact, influence their followers in their buying decision.2023-01-12T00:00:00Z2022-01-12T00:00:00Z2022-01-122021-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/24378TID:202898440porFreire, Beatriz Gomes Pereira da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:36:09Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24378Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:23.846909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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