Influenciador digital no ramo da beleza: o uso estratégico e de relacionamento por marcas dentro do Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portes, Juliane Vitória Quiroga
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253638
Resumo: Este estudo aborda a temática de como é feito o uso estratégico e de relacionamento com influenciadores digitais por marcas de beleza dentro do Instagram. O objetivo geral foi analisar estratégias de comunicação de marcas de beleza com influenciadores digitais no contexto da construção de relacionamento com o público consumidor. Do ponto de vista metodológico, foram usados os métodos de pesquisa bibliográfica e estudos de casos múltiplos e, como técnica, a análise de conteúdo. A coleta de dados contemplou publicações no Instagram e comentários dos públicos nessas postagens. Esses dados foram analisados através de cinco categorias fundamentadas no percurso teórico, sendo elas seleção do perfil de influenciadores alinhada com a marca, visando mudança estratégica no processo comunicacional empresa-público consumidor, desenvolvimento de comunicação dirigida com o público consumidor por meio do influenciador, recursos de promoção da fidelização dos clientes com a empresa e sua marca, atendimento e compreensão das expectativas do público e aumento de interação da marca com o público consumidor através dos conteúdos da empresa. Percebeu-se através da análise que muitas marcas de beleza, mesmo quando consideradas grandes dentro do seu nicho, não possuem estratégias de comunicação sólidas envoltas nas suas campanhas com influenciadores digitais, pecando em pontos que não deveriam ter espaço para erros. Conclui-se também, que nem sempre a escolha das marcas sobre um influenciador está baseada em alguma estratégia, como defendido pelos autores ao longo deste estudo.
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