Planos, estruturas e regras organizacionais: problemas de focalização no estudo da escola como organização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Licínio C.
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/60625
Resumo: O autor procede a uma crítica do modelo racional de análise das organizações, admitindo as suas contribuições quando em articulação com outros modelos analíticos, como é o caso dos modelos de ambiguidade. Neste contexto, propõe um quadro teórico e um aparelho conceptual para a análise sociológica-organizacional da escola, considerando distintos planos analíticos, estruturas e regras organizacionais; das formas como forem perspectivados estes elementos dependerá a selecção de diferentes tipos de focalização analítica da escola como organização.
id RCAP_2b536be7696f5c6e36de6587691a7117
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/60625
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Planos, estruturas e regras organizacionais: problemas de focalização no estudo da escola como organizaçãoPlans, structures et règles d'organisation: problèmes de focalisation dans l'étude de l'école en tant qu'organisationPlans, structures and organizational rules: problems of focus in the study of school as an organizationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO autor procede a uma crítica do modelo racional de análise das organizações, admitindo as suas contribuições quando em articulação com outros modelos analíticos, como é o caso dos modelos de ambiguidade. Neste contexto, propõe um quadro teórico e um aparelho conceptual para a análise sociológica-organizacional da escola, considerando distintos planos analíticos, estruturas e regras organizacionais; das formas como forem perspectivados estes elementos dependerá a selecção de diferentes tipos de focalização analítica da escola como organização.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Universidade do MinhoLima, Licínio C.19911991-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/60625porLima, L. C. (1991). Planos, estruturas e regras organizacionais: Problemas de focalização no estudo da escola como organização. Revista Portuguesa de Educação, 4 (2), 1-20.0871-9187info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/60625Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:05.034324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Planos, estruturas e regras organizacionais: problemas de focalização no estudo da escola como organização
Plans, structures et règles d'organisation: problèmes de focalisation dans l'étude de l'école en tant qu'organisation
Plans, structures and organizational rules: problems of focus in the study of school as an organization
title Planos, estruturas e regras organizacionais: problemas de focalização no estudo da escola como organização
spellingShingle Planos, estruturas e regras organizacionais: problemas de focalização no estudo da escola como organização
Lima, Licínio C.
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Planos, estruturas e regras organizacionais: problemas de focalização no estudo da escola como organização
title_full Planos, estruturas e regras organizacionais: problemas de focalização no estudo da escola como organização
title_fullStr Planos, estruturas e regras organizacionais: problemas de focalização no estudo da escola como organização
title_full_unstemmed Planos, estruturas e regras organizacionais: problemas de focalização no estudo da escola como organização
title_sort Planos, estruturas e regras organizacionais: problemas de focalização no estudo da escola como organização
author Lima, Licínio C.
author_facet Lima, Licínio C.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Licínio C.
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O autor procede a uma crítica do modelo racional de análise das organizações, admitindo as suas contribuições quando em articulação com outros modelos analíticos, como é o caso dos modelos de ambiguidade. Neste contexto, propõe um quadro teórico e um aparelho conceptual para a análise sociológica-organizacional da escola, considerando distintos planos analíticos, estruturas e regras organizacionais; das formas como forem perspectivados estes elementos dependerá a selecção de diferentes tipos de focalização analítica da escola como organização.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991
1991-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/60625
url http://hdl.handle.net/1822/60625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lima, L. C. (1991). Planos, estruturas e regras organizacionais: Problemas de focalização no estudo da escola como organização. Revista Portuguesa de Educação, 4 (2), 1-20.
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132281395216384