A utilização dos media sociais na Gestão de Recursos Humanos pelas PMEs portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Eduarda Sofia Mota
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/12719
Resumo: Aliada à evolução digital a utilização das redes socais demonstra ser uma forma de atrair e reter novos colaboradores, bem como, de garantir elevados níveis de desempenho e desenvolvimento da Gestão de Recursos Humanos (GRH). Assim, torna-se imperativo compreender como modificar os métodos tradicionais de GRH através do desenvolvimento e implementação de estratégias integradoras das novas tecnologias em cada contexto. Considerando a escassez de estudos que abordem a utilização dos medias sociais pela GRH das pequenas e médias empresas (PME), identificou-se apenas um estudo que aborda somente a perspetiva da prática de recrutamento e seleção, julga-se pertinente um estudo mais abrangente, cujo objetivo principal é compreender a utilização dos medias sociais pela GRH das PME. Considerando-se importante esclarecer se estas organizações utilizam os medias sociais e quais são os medias sociais utilizados; os fatores que impulsionaram ou dificultaram a utilização e, ainda, as perspetivas de utilização futura. Realizou-se uma investigação de caracter qualitativo, com estudos de caso múltiplos, através do estudo de oito organizações, triangulando-se os dados recolhidos através da consulta dos dados disponíveis na Internet, outros dados disponíveis na Intranet ou fornecidos pelas organizações, e a realização de entrevistas semiestruturadas com a participação de oito entrevistados. Os resultados indicaram que a utilização dos medias sociais nas empresas investigadas observou-se, maioritariamente, nas atividades de recrutamento e seleção, comunicação interna e gestão das pessoas. Verificando-se que as empresas que utilizam os medias sociais não detêm um conhecimento profundo das potencialidades destas ferramentas, sendo a sua utilização simplista e baseada em aplicações básicas. O desconhecimento das reais potencialidades dos medias sociais aliado à notória falta de conhecimentos técnicos geram obstáculos à utilização dos medias sociais, bem como, o alargamento crescente a mais atividades de GRH.
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