A utilização dos media sociais na Gestão de Recursos Humanos pelas PMEs portuguesas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/12719 |
Resumo: | Aliada à evolução digital a utilização das redes socais demonstra ser uma forma de atrair e reter novos colaboradores, bem como, de garantir elevados níveis de desempenho e desenvolvimento da Gestão de Recursos Humanos (GRH). Assim, torna-se imperativo compreender como modificar os métodos tradicionais de GRH através do desenvolvimento e implementação de estratégias integradoras das novas tecnologias em cada contexto. Considerando a escassez de estudos que abordem a utilização dos medias sociais pela GRH das pequenas e médias empresas (PME), identificou-se apenas um estudo que aborda somente a perspetiva da prática de recrutamento e seleção, julga-se pertinente um estudo mais abrangente, cujo objetivo principal é compreender a utilização dos medias sociais pela GRH das PME. Considerando-se importante esclarecer se estas organizações utilizam os medias sociais e quais são os medias sociais utilizados; os fatores que impulsionaram ou dificultaram a utilização e, ainda, as perspetivas de utilização futura. Realizou-se uma investigação de caracter qualitativo, com estudos de caso múltiplos, através do estudo de oito organizações, triangulando-se os dados recolhidos através da consulta dos dados disponíveis na Internet, outros dados disponíveis na Intranet ou fornecidos pelas organizações, e a realização de entrevistas semiestruturadas com a participação de oito entrevistados. Os resultados indicaram que a utilização dos medias sociais nas empresas investigadas observou-se, maioritariamente, nas atividades de recrutamento e seleção, comunicação interna e gestão das pessoas. Verificando-se que as empresas que utilizam os medias sociais não detêm um conhecimento profundo das potencialidades destas ferramentas, sendo a sua utilização simplista e baseada em aplicações básicas. O desconhecimento das reais potencialidades dos medias sociais aliado à notória falta de conhecimentos técnicos geram obstáculos à utilização dos medias sociais, bem como, o alargamento crescente a mais atividades de GRH. |
id |
RCAP_2b546b53136428f2e91f11e73c2eb2da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12719 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização dos media sociais na Gestão de Recursos Humanos pelas PMEs portuguesasComunicação InternaGestão de PessoasGestão de Recursos HumanosPmeRecrutamento e SeleçãoRedes SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::GestãoAliada à evolução digital a utilização das redes socais demonstra ser uma forma de atrair e reter novos colaboradores, bem como, de garantir elevados níveis de desempenho e desenvolvimento da Gestão de Recursos Humanos (GRH). Assim, torna-se imperativo compreender como modificar os métodos tradicionais de GRH através do desenvolvimento e implementação de estratégias integradoras das novas tecnologias em cada contexto. Considerando a escassez de estudos que abordem a utilização dos medias sociais pela GRH das pequenas e médias empresas (PME), identificou-se apenas um estudo que aborda somente a perspetiva da prática de recrutamento e seleção, julga-se pertinente um estudo mais abrangente, cujo objetivo principal é compreender a utilização dos medias sociais pela GRH das PME. Considerando-se importante esclarecer se estas organizações utilizam os medias sociais e quais são os medias sociais utilizados; os fatores que impulsionaram ou dificultaram a utilização e, ainda, as perspetivas de utilização futura. Realizou-se uma investigação de caracter qualitativo, com estudos de caso múltiplos, através do estudo de oito organizações, triangulando-se os dados recolhidos através da consulta dos dados disponíveis na Internet, outros dados disponíveis na Intranet ou fornecidos pelas organizações, e a realização de entrevistas semiestruturadas com a participação de oito entrevistados. Os resultados indicaram que a utilização dos medias sociais nas empresas investigadas observou-se, maioritariamente, nas atividades de recrutamento e seleção, comunicação interna e gestão das pessoas. Verificando-se que as empresas que utilizam os medias sociais não detêm um conhecimento profundo das potencialidades destas ferramentas, sendo a sua utilização simplista e baseada em aplicações básicas. O desconhecimento das reais potencialidades dos medias sociais aliado à notória falta de conhecimentos técnicos geram obstáculos à utilização dos medias sociais, bem como, o alargamento crescente a mais atividades de GRH.Nunes, António João SantosuBibliorumPereira, Eduarda Sofia Mota2023-01-23T10:05:47Z2022-12-192022-10-102022-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/12719TID:203181980porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:40:58Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12719Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:40:58Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização dos media sociais na Gestão de Recursos Humanos pelas PMEs portuguesas |
title |
A utilização dos media sociais na Gestão de Recursos Humanos pelas PMEs portuguesas |
spellingShingle |
A utilização dos media sociais na Gestão de Recursos Humanos pelas PMEs portuguesas Pereira, Eduarda Sofia Mota Comunicação Interna Gestão de Pessoas Gestão de Recursos Humanos Pme Recrutamento e Seleção Redes Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão |
title_short |
A utilização dos media sociais na Gestão de Recursos Humanos pelas PMEs portuguesas |
title_full |
A utilização dos media sociais na Gestão de Recursos Humanos pelas PMEs portuguesas |
title_fullStr |
A utilização dos media sociais na Gestão de Recursos Humanos pelas PMEs portuguesas |
title_full_unstemmed |
A utilização dos media sociais na Gestão de Recursos Humanos pelas PMEs portuguesas |
title_sort |
A utilização dos media sociais na Gestão de Recursos Humanos pelas PMEs portuguesas |
author |
Pereira, Eduarda Sofia Mota |
author_facet |
Pereira, Eduarda Sofia Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nunes, António João Santos uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Eduarda Sofia Mota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Interna Gestão de Pessoas Gestão de Recursos Humanos Pme Recrutamento e Seleção Redes Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão |
topic |
Comunicação Interna Gestão de Pessoas Gestão de Recursos Humanos Pme Recrutamento e Seleção Redes Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão |
description |
Aliada à evolução digital a utilização das redes socais demonstra ser uma forma de atrair e reter novos colaboradores, bem como, de garantir elevados níveis de desempenho e desenvolvimento da Gestão de Recursos Humanos (GRH). Assim, torna-se imperativo compreender como modificar os métodos tradicionais de GRH através do desenvolvimento e implementação de estratégias integradoras das novas tecnologias em cada contexto. Considerando a escassez de estudos que abordem a utilização dos medias sociais pela GRH das pequenas e médias empresas (PME), identificou-se apenas um estudo que aborda somente a perspetiva da prática de recrutamento e seleção, julga-se pertinente um estudo mais abrangente, cujo objetivo principal é compreender a utilização dos medias sociais pela GRH das PME. Considerando-se importante esclarecer se estas organizações utilizam os medias sociais e quais são os medias sociais utilizados; os fatores que impulsionaram ou dificultaram a utilização e, ainda, as perspetivas de utilização futura. Realizou-se uma investigação de caracter qualitativo, com estudos de caso múltiplos, através do estudo de oito organizações, triangulando-se os dados recolhidos através da consulta dos dados disponíveis na Internet, outros dados disponíveis na Intranet ou fornecidos pelas organizações, e a realização de entrevistas semiestruturadas com a participação de oito entrevistados. Os resultados indicaram que a utilização dos medias sociais nas empresas investigadas observou-se, maioritariamente, nas atividades de recrutamento e seleção, comunicação interna e gestão das pessoas. Verificando-se que as empresas que utilizam os medias sociais não detêm um conhecimento profundo das potencialidades destas ferramentas, sendo a sua utilização simplista e baseada em aplicações básicas. O desconhecimento das reais potencialidades dos medias sociais aliado à notória falta de conhecimentos técnicos geram obstáculos à utilização dos medias sociais, bem como, o alargamento crescente a mais atividades de GRH. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-19 2022-10-10 2022-12-19T00:00:00Z 2023-01-23T10:05:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/12719 TID:203181980 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/12719 |
identifier_str_mv |
TID:203181980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549668257628160 |