O uso e a influência das redes sociais nos processos de recrutamento e seleção de Recursos Humanos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/79096 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
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O uso e a influência das redes sociais nos processos de recrutamento e seleção de Recursos HumanosThe use and influence of social networks in the recruitment and selection processes of Human ResourcesRecrutamentoSeleçãoE-RecrutamentoE-SeleçãoRedes SociaisRecruitmentSelectionE-RecruitmentE-SelectionSocial NetworksCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Gestão de Recursos HumanosO presente estudo procurou aprofundar e ampliar o conhecimento sobre o uso e o impacto das redes sociais nos processos de recrutamento e seleção de Recursos Humanos. Para responder a estes objetivos, foi produzido um estudo de cariz exploratório, dado o parco conhecimento sobre o tema no contexto das organizações em Portugal, e aplicada uma metodologia qualitativa e interpretativista. Os dados primários produzidos resultam da condução de entrevistas semiestruturadas a um grupo de 26 profissionais com experiência em recrutamento e seleção de Recursos Humanos. Os resultados sobressaem que os profissionais de recursos humanos consideram as redes sociais como vantajosas e úteis para efeitos de recrutamento e seleção, nomeadamente para publicitação de vagas de emprego e atração de candidatos. Porém, a maioria das organizações onde colaboram os entrevistados não tem por hábito consultar os perfis dos candidatos nas redes sociais e sublinha potenciais desvantagens resultantes desta prática, nomeadamente, enviesamentos na interpretação dos conteúdos publicados nas redes sociais e subsequentes impactos nas decisões de contratação. Já o número inferior de participantes que indicou esta última prática por parte das empresas onde colaboram considerou-a útil para obtenção de informações adicionais sobre os candidatos. As conclusões deste estudo sobressaem o papel dinâmico dos profissionais de recrutamento e seleção, na medida em que são expostos a contextos sociais que se vão alterando. Em concreto, destaca se a importância de adaptação destes profissionais a meios mais recentes e inovadores para recrutamento de novos Recursos Humanos, como as redes sociais e os websites de emprego, os quais são apontados pela literatura como promovendo maior atração de candidatos e processos de gestão de recursos humanos mais rápidos.This study intends to deepen and extend the knowledge about the use and impact of social media in the Human Resources recruitment and selection processes. To accomplish these objectives, an exploratory study was conducted, given the little knowledge on the subject in the context of organizations in Portugal, and a qualitative and interpretativist methodology was applied. The primary data results were obtained from semi-structured interviews with 26 professionals with experience in recruitment and selection of Human Resources. The results show that human resources professionals consider that social networks are advantageous and useful for recruitment and selection purposes, particularly for advertising job vacancies and attracting candidates. However, most of the organizations where the participants collaborate do not tend to consult candidates' profiles on social networks since they recognize potential disadvantages resulting from this practice, including biases in interpreting the content published on social networks and subsequent impacts on hiring decisions. On the other hand, fewer respondents who indicated this practice by their companies considered it worthwhile to obtain additional information about the candidates. The conclusions of this study highlight the dynamic role of recruitment and selection professionals, as they are exposed to changing social contexts. Mainly, it is highlighted the importance of preparing these professionals for newer and innovative means of recruiting new Human Resources, such as social networks and employment websites, which are pointed out by the literature as promoting greater attraction of candidates and faster human resource management processes.Barbosa, IrisUniversidade do MinhoMachado, Adriana Ferraz2022-06-192022-06-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/79096por203029470info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-28T01:18:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79096Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:50:47.773021Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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