Educação musical e animação socioeducativa no 1º ciclo no âmbito das actividades de enriquecimento curricular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/588 |
Resumo: | O presente estudo tem por objectivo, apurar qual o contributo da Expressão e Educação Musical no 1º Ciclo, no âmbito das Actividades de Enriquecimento Curricular, enquanto técnica de Animação Socioeducativa no contexto educativo da escola do 1º Ciclo de Casas dos Montes, face à sua acção enquanto meio de aquisição de conhecimentos e crescimento global e integral da criança. No que concerne à componente teórica, desenvolvemos os seguintes procedimentos: Revisão Bibliográfica sobre o Enquadramento Legal da Música enquanto Actividade de Enriquecimento Curricular; Origens e Evolução da Animação Sociocultural e Respectivos Âmbitos; Animação Socioeducativa; Animação na Infância e Pedagogia do Ócio; Animação e Educação; Animação Sociocultural nos Diferentes Contextos; Breves Considerações sobre a Origem da Música; Relação da Música com a Animação Sociocultural; Evolução da Música em Portugal; a Música no Currículo e o seu Desenvolvimento Curricular; As Diferentes Correntes da Pedagogia Musical; A Música no Contexto Não Formal e a Música e a Animação Escolar. Quanto à componente empírica, fizemos uma descrição dos procedimentos metodológicos e das devidas técnicas, caracterizados pelo recurso a uma metodologia plural e triangular (qualitativa/quantitativa/qualitativa). O processo da colheita de dados, contemplou a realização de um estudo exploratório, e, posteriormente a aplicação de um inquérito por questionário aos alunos, professores e encarregados de educação da Escola do 1º Ciclo de Casas dos Montes, no decorrer do ano lectivo 2009/2010. Assim, verificámos que deve existir uma relação indissociável entre a Animação Sociocultural e a Expressão e Educação Musical em contexto escolar, pois só deste modo o acto de educar é mais atractivo e a escola, transformando-se num espaço de convívio, partilha, socialização e animação. A Expressão e Educação Musical traduz-se na execução de actividades lúdicas, que permitam às crianças a livre expressão de sentimentos, emoções, criatividade, autonomia e partilha. A relação entre a Animação Sociocultural e a Expressão e Educação Musical, nas Actividades de Enriquecimento Curricular, é, manifestamente, indispensável para uma pedagogia educacional que vise, não só o desenvolvimento integral da criança, como também, a animação escolar. |
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No que concerne à componente teórica, desenvolvemos os seguintes procedimentos: Revisão Bibliográfica sobre o Enquadramento Legal da Música enquanto Actividade de Enriquecimento Curricular; Origens e Evolução da Animação Sociocultural e Respectivos Âmbitos; Animação Socioeducativa; Animação na Infância e Pedagogia do Ócio; Animação e Educação; Animação Sociocultural nos Diferentes Contextos; Breves Considerações sobre a Origem da Música; Relação da Música com a Animação Sociocultural; Evolução da Música em Portugal; a Música no Currículo e o seu Desenvolvimento Curricular; As Diferentes Correntes da Pedagogia Musical; A Música no Contexto Não Formal e a Música e a Animação Escolar. Quanto à componente empírica, fizemos uma descrição dos procedimentos metodológicos e das devidas técnicas, caracterizados pelo recurso a uma metodologia plural e triangular (qualitativa/quantitativa/qualitativa). O processo da colheita de dados, contemplou a realização de um estudo exploratório, e, posteriormente a aplicação de um inquérito por questionário aos alunos, professores e encarregados de educação da Escola do 1º Ciclo de Casas dos Montes, no decorrer do ano lectivo 2009/2010. Assim, verificámos que deve existir uma relação indissociável entre a Animação Sociocultural e a Expressão e Educação Musical em contexto escolar, pois só deste modo o acto de educar é mais atractivo e a escola, transformando-se num espaço de convívio, partilha, socialização e animação. A Expressão e Educação Musical traduz-se na execução de actividades lúdicas, que permitam às crianças a livre expressão de sentimentos, emoções, criatividade, autonomia e partilha. A relação entre a Animação Sociocultural e a Expressão e Educação Musical, nas Actividades de Enriquecimento Curricular, é, manifestamente, indispensável para uma pedagogia educacional que vise, não só o desenvolvimento integral da criança, como também, a animação escolar.This study aims to further establish the contributions of Speech and Music Education in the 1st cycle, within Curricular Enrichment Activities, as a technique of Youth Work in the educational context of the school of the 1st Cycle of Houses of the Hills, due to its action as a means of acquiring knowledge and overall growth and development of children. Regarding the theoretical component, we developed the following procedures: Literature Review on the Legal Framework of Music as curriculum enrichment activities, Origins and Evolution of Sociocultural and its scope; Youth Work; Animation Childhood and Pedagogy of Leisure, Entertainment and Education, Socio-cultural Development in Different Contexts; Brief Considerations on the Origin of Music; Value of Music as Socio-cultural aspects, Evolution of Music in Portugal; Music in the Curriculum and its Development; The Different Streams of Music Pedagogy, The Music in Context and Non-Formal School Music and Animation. As for the empirical part, we made a description of methodological procedures and the proper techniques, characterized by the use of a plural, triangular method (qualitative / quantitative / qualitative). The process of collecting data, included the realization of an exploratory study, and subsequently applying a questionnaire to students, teachers and guardians of the School of the 1st Cycle of Houses of the Hills, during the academic year 2009 / 2010. Thus, we found that there must be an inseparable relationship between Sociocultural and Expression and music education in schools, because only this way the act of educating is more attractive and the school becoming a place for social interaction, sharing, socializing and entertainment. The Speech and Music Education leads to the implementation of recreational activities that allow children to free expression of feelings, emotions, creativity, autonomy, and sharing. The relationship between Sociocultural and Speech and Music Education in Curriculum Enrichment Activities, is clearly indispensable to an educational pedagogy that aims at not only the development of the child, but also the animation school.2011-09-27T15:10:05Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/588porCanto, Helena Maria Portugal doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:42Zoai:repositorio.utad.pt:10348/588Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:11.083128Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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