O I Festival Internacional de Cinema do Brasil (1954)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14591/aniki.v8n1.728 |
Resumo: | O I Festival Internacional de Cinema do Brasil (1954) foi a tentativa brasileira de participar do circuito internacional dos festivais de cinema que ganhou fôlego na Europa após a II Guerra Mundial. Concebido como parte das comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo, o festival baseou-se no modelo dos festivais de Cannes, Veneza, Bruxelas (1947) e Knokke Le Zoute (1949). Aprofundando as lições dos festivais europeus, o brasileiro harmonizou em sua programação mostras de enfoque comercial e retrospectivas culturais, mas com o fracasso das expectativas comerciais locais e com o sucesso das programações culturais, cristalizou-se a percepção em parcela da crítica e da crônica que arte e mercado foram dispostas em polos opostos, no qual as mostras comerciais haviam sido preteridas em relação às retrospectivas e atividades de cunho cultural. Analisando historicamente o caso do festival, veremos como seu fracasso comercial e sua única realização resultam diretamente da crise econômica que se abateu sobre o país e sobre a indústria cinematográfica local, demonstrando que oposição entre arte e comércio reflete, na realidade, disputas entre as cinematografias estadunidense e europeia. Veremos ainda que a vitalidade das programações culturais será fundamental para a boa repercussão que o evento alcançará na crítica estrangeira, evitando o fracasso completo da iniciativa. |
id |
RCAP_2b6ca210efc253d3d459d05cbe845dc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:aim.org.pt/ojs/:article/728 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O I Festival Internacional de Cinema do Brasil (1954)The First International Film Festival of Brazil (1954)O I Festival Internacional de Cinema do Brasil (1954)O I Festival Internacional de Cinema do Brasil (1954)I Festival Internacional de Cinema do Brasilfilm culturefilm festivalsPaulo Emílioart and marketfilm archivesI Festival Internacional de Cinema do Brasilcultura cinematográficafestivais de cinemaPaulo Emílioarte e mercadofilmotecasI Festival Internacional de Cinema do Brasilcultura cinematográficafestivais de cinemaPaulo Emílioarte e mercadofilmotecasI Festival Internacional de Cinema do Brasilcultura cinematográficafestivais de cinemaPaulo Emílioarte e mercadofilmotecasO I Festival Internacional de Cinema do Brasil (1954) foi a tentativa brasileira de participar do circuito internacional dos festivais de cinema que ganhou fôlego na Europa após a II Guerra Mundial. Concebido como parte das comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo, o festival baseou-se no modelo dos festivais de Cannes, Veneza, Bruxelas (1947) e Knokke Le Zoute (1949). Aprofundando as lições dos festivais europeus, o brasileiro harmonizou em sua programação mostras de enfoque comercial e retrospectivas culturais, mas com o fracasso das expectativas comerciais locais e com o sucesso das programações culturais, cristalizou-se a percepção em parcela da crítica e da crônica que arte e mercado foram dispostas em polos opostos, no qual as mostras comerciais haviam sido preteridas em relação às retrospectivas e atividades de cunho cultural. Analisando historicamente o caso do festival, veremos como seu fracasso comercial e sua única realização resultam diretamente da crise econômica que se abateu sobre o país e sobre a indústria cinematográfica local, demonstrando que oposição entre arte e comércio reflete, na realidade, disputas entre as cinematografias estadunidense e europeia. Veremos ainda que a vitalidade das programações culturais será fundamental para a boa repercussão que o evento alcançará na crítica estrangeira, evitando o fracasso completo da iniciativa.The 1st International Film Festival of Brazil (1954) was Brazil’s attempt to participate in the international circuit of film festivals that gained momentum in Europe after the Second World War. Conceived as part of the celebrations of the 4th Centenary of the city of São Paulo, the festival was based on the model of the festivals of Cannes, Venice, Brussels (1947) and Knokke Le Zoute (1949). Deepening the lessons of European festivals, the Brazilian event harmonized in its programming samples of commercial focus and cultural retrospectives, but the failure of local commercial expectations and the success of cultural programs crystallized the perception, among part of the critics and chroniclers, that art and the market were arranged in opposite poles, in which commercial exhibitions had been neglected vis-à-vis retrospectives and cultural activities. By historically analyzing the case of the festival, we will see how its commercial failure and uniqueness resulted directly from the economic crisis that hit the country and the local film industry, demonstrating that the opposition between art and commerce actually reflects disputes between US and European cinematographies. We will also see that the vitality of cultural programs was fundamental for the good repercussion the event had in foreign criticism, avoiding the complete failure of the initiative.O I Festival Internacional de Cinema do Brasil (1954) foi a tentativa brasileira de participar do circuito internacional dos festivais de cinema que ganhou fôlego na Europa após a II Guerra Mundial. Concebido como parte das comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo, o festival baseou-se no modelo dos festivais de Cannes, Veneza, Bruxelas (1947) e Knokke Le Zoute (1949). Aprofundando as lições dos festivais europeus, o brasileiro harmonizou em sua programação mostras de enfoque comercial e retrospectivas culturais, mas com o fracasso das expectativas comerciais locais e com o sucesso das programações culturais, cristalizou-se a percepção em parcela da crítica e da crônica que arte e mercado foram dispostas em polos opostos, no qual as mostras comerciais haviam sido preteridas em relação às retrospectivas e atividades de cunho cultural. Analisando historicamente o caso do festival, veremos como seu fracasso comercial e sua única realização resultam diretamente da crise econômica que se abateu sobre o país e sobre a indústria cinematográfica local, demonstrando que oposição entre arte e comércio reflete, na realidade, disputas entre as cinematografias estadunidense e europeia. Veremos ainda que a vitalidade das programações culturais será fundamental para a boa repercussão que o evento alcançará na crítica estrangeira, evitando o fracasso completo da iniciativa.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2021-01-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v8n1.728https://doi.org/10.14591/aniki.v8n1.728Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 8 No 1 (2021): Film festivals and their socio-cultural contexts; 101-130Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 8 n. 1 (2021): Festivais de cinema e os seus contextos socioculturais; 101-1302183-175010.14591/aniki.v8n1reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/728http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/728/419Direitos de Autor (c) 2021 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorato Zanatto, Rafael2024-01-26T02:03:23Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/728Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:21.413284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O I Festival Internacional de Cinema do Brasil (1954) The First International Film Festival of Brazil (1954) O I Festival Internacional de Cinema do Brasil (1954) O I Festival Internacional de Cinema do Brasil (1954) |
title |
O I Festival Internacional de Cinema do Brasil (1954) |
spellingShingle |
O I Festival Internacional de Cinema do Brasil (1954) Morato Zanatto, Rafael I Festival Internacional de Cinema do Brasil film culture film festivals Paulo Emílio art and market film archives I Festival Internacional de Cinema do Brasil cultura cinematográfica festivais de cinema Paulo Emílio arte e mercado filmotecas I Festival Internacional de Cinema do Brasil cultura cinematográfica festivais de cinema Paulo Emílio arte e mercado filmotecas I Festival Internacional de Cinema do Brasil cultura cinematográfica festivais de cinema Paulo Emílio arte e mercado filmotecas |
title_short |
O I Festival Internacional de Cinema do Brasil (1954) |
title_full |
O I Festival Internacional de Cinema do Brasil (1954) |
title_fullStr |
O I Festival Internacional de Cinema do Brasil (1954) |
title_full_unstemmed |
O I Festival Internacional de Cinema do Brasil (1954) |
title_sort |
O I Festival Internacional de Cinema do Brasil (1954) |
author |
Morato Zanatto, Rafael |
author_facet |
Morato Zanatto, Rafael |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morato Zanatto, Rafael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
I Festival Internacional de Cinema do Brasil film culture film festivals Paulo Emílio art and market film archives I Festival Internacional de Cinema do Brasil cultura cinematográfica festivais de cinema Paulo Emílio arte e mercado filmotecas I Festival Internacional de Cinema do Brasil cultura cinematográfica festivais de cinema Paulo Emílio arte e mercado filmotecas I Festival Internacional de Cinema do Brasil cultura cinematográfica festivais de cinema Paulo Emílio arte e mercado filmotecas |
topic |
I Festival Internacional de Cinema do Brasil film culture film festivals Paulo Emílio art and market film archives I Festival Internacional de Cinema do Brasil cultura cinematográfica festivais de cinema Paulo Emílio arte e mercado filmotecas I Festival Internacional de Cinema do Brasil cultura cinematográfica festivais de cinema Paulo Emílio arte e mercado filmotecas I Festival Internacional de Cinema do Brasil cultura cinematográfica festivais de cinema Paulo Emílio arte e mercado filmotecas |
description |
O I Festival Internacional de Cinema do Brasil (1954) foi a tentativa brasileira de participar do circuito internacional dos festivais de cinema que ganhou fôlego na Europa após a II Guerra Mundial. Concebido como parte das comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo, o festival baseou-se no modelo dos festivais de Cannes, Veneza, Bruxelas (1947) e Knokke Le Zoute (1949). Aprofundando as lições dos festivais europeus, o brasileiro harmonizou em sua programação mostras de enfoque comercial e retrospectivas culturais, mas com o fracasso das expectativas comerciais locais e com o sucesso das programações culturais, cristalizou-se a percepção em parcela da crítica e da crônica que arte e mercado foram dispostas em polos opostos, no qual as mostras comerciais haviam sido preteridas em relação às retrospectivas e atividades de cunho cultural. Analisando historicamente o caso do festival, veremos como seu fracasso comercial e sua única realização resultam diretamente da crise econômica que se abateu sobre o país e sobre a indústria cinematográfica local, demonstrando que oposição entre arte e comércio reflete, na realidade, disputas entre as cinematografias estadunidense e europeia. Veremos ainda que a vitalidade das programações culturais será fundamental para a boa repercussão que o evento alcançará na crítica estrangeira, evitando o fracasso completo da iniciativa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14591/aniki.v8n1.728 https://doi.org/10.14591/aniki.v8n1.728 |
url |
https://doi.org/10.14591/aniki.v8n1.728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/728 http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/728/419 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2021 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2021 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento |
publisher.none.fl_str_mv |
AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 8 No 1 (2021): Film festivals and their socio-cultural contexts; 101-130 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 8 n. 1 (2021): Festivais de cinema e os seus contextos socioculturais; 101-130 2183-1750 10.14591/aniki.v8n1 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137059878731776 |