Crenças, Concepções e Conhecimento do Professor de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Angelica
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Borralho, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/33507
Resumo: Neste estudo, trazemos uma discussão teórica sobre os conceitos de crenças, concepções e saberes do professor e elaboramos uma definição do que é concepção na formação inicial de professores. Refletimos sobre a influência das concepções na formação do futuro professor. O estudo apresentado é uma revisão da literatura. A discussão dos conceitos mostrou que o conhecimento faz parte das crenças do indivíduo, auxiliando na sua elaboração. As crenças são uma parte subdesenvolvida das concepções dos indivíduos. Identificamos que nas concepções elementos de conhecimento e crenças também estão presentes. Definimos as concepções de professores em formação inicial como uma construção que se dá quando se pensa em algo, na elaboração de uma estrutura cognitiva, um levantamento sobre o significado das coisas.
id RCAP_2b6efe8ad360b6133c46a3c0a5a03950
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/33507
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Crenças, Concepções e Conhecimento do Professor de MatemáticacrençasConceçõesconhecimentosistema de crençasformação de professoresNeste estudo, trazemos uma discussão teórica sobre os conceitos de crenças, concepções e saberes do professor e elaboramos uma definição do que é concepção na formação inicial de professores. Refletimos sobre a influência das concepções na formação do futuro professor. O estudo apresentado é uma revisão da literatura. A discussão dos conceitos mostrou que o conhecimento faz parte das crenças do indivíduo, auxiliando na sua elaboração. As crenças são uma parte subdesenvolvida das concepções dos indivíduos. Identificamos que nas concepções elementos de conhecimento e crenças também estão presentes. Definimos as concepções de professores em formação inicial como uma construção que se dá quando se pensa em algo, na elaboração de uma estrutura cognitiva, um levantamento sobre o significado das coisas.Universidade Estadual de Góias2023-01-17T11:26:53Z2023-01-172020-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/33507http://hdl.handle.net/10174/33507porAraujo, A. & Borralho, A. (2021). Crenças, Concepções e Conhecimento do Professor de Matemática. REEMA, 1(1), 50-73. https://www.revista.ueg.br/index.php/reema/article/view/1206417https://www.revista.ueg.br/index.php/reema/article/view/120641REEMA - Revista de Educação Matemática da UEG1DPEangelica.araujo@ufopa.edu.bramab@uevora.ptCrenças, Concepções e Conhecimento do Professor de Matemática229Araujo, AngelicaBorralho, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:35:19Zoai:dspace.uevora.pt:10174/33507Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:17.625012Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Crenças, Concepções e Conhecimento do Professor de Matemática
title Crenças, Concepções e Conhecimento do Professor de Matemática
spellingShingle Crenças, Concepções e Conhecimento do Professor de Matemática
Araujo, Angelica
crenças
Conceções
conhecimento
sistema de crenças
formação de professores
title_short Crenças, Concepções e Conhecimento do Professor de Matemática
title_full Crenças, Concepções e Conhecimento do Professor de Matemática
title_fullStr Crenças, Concepções e Conhecimento do Professor de Matemática
title_full_unstemmed Crenças, Concepções e Conhecimento do Professor de Matemática
title_sort Crenças, Concepções e Conhecimento do Professor de Matemática
author Araujo, Angelica
author_facet Araujo, Angelica
Borralho, António
author_role author
author2 Borralho, António
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Angelica
Borralho, António
dc.subject.por.fl_str_mv crenças
Conceções
conhecimento
sistema de crenças
formação de professores
topic crenças
Conceções
conhecimento
sistema de crenças
formação de professores
description Neste estudo, trazemos uma discussão teórica sobre os conceitos de crenças, concepções e saberes do professor e elaboramos uma definição do que é concepção na formação inicial de professores. Refletimos sobre a influência das concepções na formação do futuro professor. O estudo apresentado é uma revisão da literatura. A discussão dos conceitos mostrou que o conhecimento faz parte das crenças do indivíduo, auxiliando na sua elaboração. As crenças são uma parte subdesenvolvida das concepções dos indivíduos. Identificamos que nas concepções elementos de conhecimento e crenças também estão presentes. Definimos as concepções de professores em formação inicial como uma construção que se dá quando se pensa em algo, na elaboração de uma estrutura cognitiva, um levantamento sobre o significado das coisas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-01T00:00:00Z
2023-01-17T11:26:53Z
2023-01-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/33507
http://hdl.handle.net/10174/33507
url http://hdl.handle.net/10174/33507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Araujo, A. & Borralho, A. (2021). Crenças, Concepções e Conhecimento do Professor de Matemática. REEMA, 1(1), 50-73. https://www.revista.ueg.br/index.php/reema/article/view/12064
17
https://www.revista.ueg.br/index.php/reema/article/view/12064
1
REEMA - Revista de Educação Matemática da UEG
1
DPE
angelica.araujo@ufopa.edu.br
amab@uevora.pt
Crenças, Concepções e Conhecimento do Professor de Matemática
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Góias
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Góias
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136704755400704