Crenças, Concepções e Conhecimento do Professor de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/33507 |
Resumo: | Neste estudo, trazemos uma discussão teórica sobre os conceitos de crenças, concepções e saberes do professor e elaboramos uma definição do que é concepção na formação inicial de professores. Refletimos sobre a influência das concepções na formação do futuro professor. O estudo apresentado é uma revisão da literatura. A discussão dos conceitos mostrou que o conhecimento faz parte das crenças do indivíduo, auxiliando na sua elaboração. As crenças são uma parte subdesenvolvida das concepções dos indivíduos. Identificamos que nas concepções elementos de conhecimento e crenças também estão presentes. Definimos as concepções de professores em formação inicial como uma construção que se dá quando se pensa em algo, na elaboração de uma estrutura cognitiva, um levantamento sobre o significado das coisas. |
id |
RCAP_2b6efe8ad360b6133c46a3c0a5a03950 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/33507 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Crenças, Concepções e Conhecimento do Professor de MatemáticacrençasConceçõesconhecimentosistema de crençasformação de professoresNeste estudo, trazemos uma discussão teórica sobre os conceitos de crenças, concepções e saberes do professor e elaboramos uma definição do que é concepção na formação inicial de professores. Refletimos sobre a influência das concepções na formação do futuro professor. O estudo apresentado é uma revisão da literatura. A discussão dos conceitos mostrou que o conhecimento faz parte das crenças do indivíduo, auxiliando na sua elaboração. As crenças são uma parte subdesenvolvida das concepções dos indivíduos. Identificamos que nas concepções elementos de conhecimento e crenças também estão presentes. Definimos as concepções de professores em formação inicial como uma construção que se dá quando se pensa em algo, na elaboração de uma estrutura cognitiva, um levantamento sobre o significado das coisas.Universidade Estadual de Góias2023-01-17T11:26:53Z2023-01-172020-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/33507http://hdl.handle.net/10174/33507porAraujo, A. & Borralho, A. (2021). Crenças, Concepções e Conhecimento do Professor de Matemática. REEMA, 1(1), 50-73. https://www.revista.ueg.br/index.php/reema/article/view/1206417https://www.revista.ueg.br/index.php/reema/article/view/120641REEMA - Revista de Educação Matemática da UEG1DPEangelica.araujo@ufopa.edu.bramab@uevora.ptCrenças, Concepções e Conhecimento do Professor de Matemática229Araujo, AngelicaBorralho, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:35:19Zoai:dspace.uevora.pt:10174/33507Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:17.625012Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crenças, Concepções e Conhecimento do Professor de Matemática |
title |
Crenças, Concepções e Conhecimento do Professor de Matemática |
spellingShingle |
Crenças, Concepções e Conhecimento do Professor de Matemática Araujo, Angelica crenças Conceções conhecimento sistema de crenças formação de professores |
title_short |
Crenças, Concepções e Conhecimento do Professor de Matemática |
title_full |
Crenças, Concepções e Conhecimento do Professor de Matemática |
title_fullStr |
Crenças, Concepções e Conhecimento do Professor de Matemática |
title_full_unstemmed |
Crenças, Concepções e Conhecimento do Professor de Matemática |
title_sort |
Crenças, Concepções e Conhecimento do Professor de Matemática |
author |
Araujo, Angelica |
author_facet |
Araujo, Angelica Borralho, António |
author_role |
author |
author2 |
Borralho, António |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Angelica Borralho, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
crenças Conceções conhecimento sistema de crenças formação de professores |
topic |
crenças Conceções conhecimento sistema de crenças formação de professores |
description |
Neste estudo, trazemos uma discussão teórica sobre os conceitos de crenças, concepções e saberes do professor e elaboramos uma definição do que é concepção na formação inicial de professores. Refletimos sobre a influência das concepções na formação do futuro professor. O estudo apresentado é uma revisão da literatura. A discussão dos conceitos mostrou que o conhecimento faz parte das crenças do indivíduo, auxiliando na sua elaboração. As crenças são uma parte subdesenvolvida das concepções dos indivíduos. Identificamos que nas concepções elementos de conhecimento e crenças também estão presentes. Definimos as concepções de professores em formação inicial como uma construção que se dá quando se pensa em algo, na elaboração de uma estrutura cognitiva, um levantamento sobre o significado das coisas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-01T00:00:00Z 2023-01-17T11:26:53Z 2023-01-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/33507 http://hdl.handle.net/10174/33507 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/33507 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Araujo, A. & Borralho, A. (2021). Crenças, Concepções e Conhecimento do Professor de Matemática. REEMA, 1(1), 50-73. https://www.revista.ueg.br/index.php/reema/article/view/12064 17 https://www.revista.ueg.br/index.php/reema/article/view/12064 1 REEMA - Revista de Educação Matemática da UEG 1 DPE angelica.araujo@ufopa.edu.br amab@uevora.pt Crenças, Concepções e Conhecimento do Professor de Matemática 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Góias |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Góias |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136704755400704 |