Educação Financeira: Crenças de Estudantes de um Curso de Licenciatura em Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Jerlan Manaia de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barbosa, Gabriela dos Santos, Luna, Jéssica Maria Oliveira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8859
Resumo: Neste artigo temos como objetivo analisar as crenças sobre Educação Financeira de estudantes de Licenciatura em Matemática. Partimos do pressuposto de que o domínio de conceitos da Matemática Financeira não é suficiente para que os indivíduos façam uso adequado dos recursos financeiros. Vivemos numa sociedade extremamente consumista e é urgente a inserção da Educação Financeira nas práticas escolares. Para isso, é fundamental também formar professores e promover reflexões sobre crenças e concepções sobre a Educação Financeira nos cursos de formação inicial e continuada. Contemplamos nosso objetivo, desenvolvendo um estudo de caso numa turma de quarto período. Concluímos que os estudantes reconhecem a importância da Educação Financeira desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. No entanto, a maioria deles ainda restringe a Educação Financeira à lista de conteúdos da Matemática Financeira e, desconsiderando as reflexões relacionandas à pertinência do consumo, concebe apenas uma educação para o consumo.
id UFGD-9_36d46b127f38ffb8e01d9beb14e06a7f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8859
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Educação Financeira: Crenças de Estudantes de um Curso de Licenciatura em MatemáticaEducação FinanceiraFormação de ProfessoresCrençasNeste artigo temos como objetivo analisar as crenças sobre Educação Financeira de estudantes de Licenciatura em Matemática. Partimos do pressuposto de que o domínio de conceitos da Matemática Financeira não é suficiente para que os indivíduos façam uso adequado dos recursos financeiros. Vivemos numa sociedade extremamente consumista e é urgente a inserção da Educação Financeira nas práticas escolares. Para isso, é fundamental também formar professores e promover reflexões sobre crenças e concepções sobre a Educação Financeira nos cursos de formação inicial e continuada. Contemplamos nosso objetivo, desenvolvendo um estudo de caso numa turma de quarto período. Concluímos que os estudantes reconhecem a importância da Educação Financeira desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. No entanto, a maioria deles ainda restringe a Educação Financeira à lista de conteúdos da Matemática Financeira e, desconsiderando as reflexões relacionandas à pertinência do consumo, concebe apenas uma educação para o consumo.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2018-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/885910.30612/tangram.v1i4.8859TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 4 (2018); 128-1462595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8859/4814Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Jerlan Manaia deBarbosa, Gabriela dos SantosLuna, Jéssica Maria Oliveira de2018-12-11T14:36:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8859Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2018-12-11T14:36:26Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Financeira: Crenças de Estudantes de um Curso de Licenciatura em Matemática
title Educação Financeira: Crenças de Estudantes de um Curso de Licenciatura em Matemática
spellingShingle Educação Financeira: Crenças de Estudantes de um Curso de Licenciatura em Matemática
Araújo, Jerlan Manaia de
Educação Financeira
Formação de Professores
Crenças
title_short Educação Financeira: Crenças de Estudantes de um Curso de Licenciatura em Matemática
title_full Educação Financeira: Crenças de Estudantes de um Curso de Licenciatura em Matemática
title_fullStr Educação Financeira: Crenças de Estudantes de um Curso de Licenciatura em Matemática
title_full_unstemmed Educação Financeira: Crenças de Estudantes de um Curso de Licenciatura em Matemática
title_sort Educação Financeira: Crenças de Estudantes de um Curso de Licenciatura em Matemática
author Araújo, Jerlan Manaia de
author_facet Araújo, Jerlan Manaia de
Barbosa, Gabriela dos Santos
Luna, Jéssica Maria Oliveira de
author_role author
author2 Barbosa, Gabriela dos Santos
Luna, Jéssica Maria Oliveira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Jerlan Manaia de
Barbosa, Gabriela dos Santos
Luna, Jéssica Maria Oliveira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Financeira
Formação de Professores
Crenças
topic Educação Financeira
Formação de Professores
Crenças
description Neste artigo temos como objetivo analisar as crenças sobre Educação Financeira de estudantes de Licenciatura em Matemática. Partimos do pressuposto de que o domínio de conceitos da Matemática Financeira não é suficiente para que os indivíduos façam uso adequado dos recursos financeiros. Vivemos numa sociedade extremamente consumista e é urgente a inserção da Educação Financeira nas práticas escolares. Para isso, é fundamental também formar professores e promover reflexões sobre crenças e concepções sobre a Educação Financeira nos cursos de formação inicial e continuada. Contemplamos nosso objetivo, desenvolvendo um estudo de caso numa turma de quarto período. Concluímos que os estudantes reconhecem a importância da Educação Financeira desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. No entanto, a maioria deles ainda restringe a Educação Financeira à lista de conteúdos da Matemática Financeira e, desconsiderando as reflexões relacionandas à pertinência do consumo, concebe apenas uma educação para o consumo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8859
10.30612/tangram.v1i4.8859
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8859
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v1i4.8859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8859/4814
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 4 (2018); 128-146
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479528861696