Caraterização das atitudes e comportamentos ambientais dos estudantes na Escola Superior Politécnica do Cuanza-Norte (ESPCN)- Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lutete, Nsiku
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11046
Resumo: A par do aumento populacional e das transformações nas sociedades atuais crescem os problemas ambientais, um pouco por todo o mundo, e nos países em desenvolvimento em específico. Em Angola, esta problemática é particularmente evidente. Este país dispõe de taxas de crescimento que estão entre as maiores do mundo, situação que tem sido associada a impactos negativos no ambiente. É neste contexto que caracterizar as atitudes e os comportamentos ambientais em angola apresenta particular relevância, no sentido de permitir delinear estratégias eficazes para a preservação do ambiente e doa recursos naturais. O presente trabalho teve como principal objetivo caracterizar as atitudes e os comportamentos ambientais dos estudantes universitários da Escola Superior Politécnica do Cuanza-Norte, em Angola. Foram considerados neste estudo 193 estudantes de diferentes cursos, com idades compreendidas entre os 17 e os 55 anos de idade (M=25,65; DP=6,78). Para a caracterização das atitudes e os comportamentos ambientais foi utilizado um questionário. Este foi constituído por 4 partes: questões sociodemográficas; 40 itens para a caracterização das atitudes e preocupações ambientais, retiradas da escala Environmental Attitude Inventory (EAI); 13 itens relativos a comportamentos ambientais e, 10 itens de avaliação das ameaças percecionadas relativamente a fatores de risco ambientais. Os principais resultados mostraram que as atitudes e preocupações ambientais dos estudantes são influenciadas pela idade e pelo curso frequentado. Os estudantes apresentaram comportamentos pro-ambientais insuficientes, influenciados pelo curso frequentado e o nível de preocupação ambiental. As ameaças ambientais percecionadas pelos estudantes estão mais associadas à água e ao ar, mostrando-se influenciadas pelo curso e classe média dos estudantes. Foram ainda encontradas correlações positivas significativas entre a perceção de ameaça percebida e os comportamentos ambientais. Estes resultados sugerem a necessidade de se promover uma educação ambiental no seio dos estudantes angolanos, que permita potenciar uma maior consciência ambiental e responsável que tenha impacto ao nível das suas atitudes e comportamentos.
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