O papel dos influenciadores digitais sustentáveis na consciencialização ambiental dos seus seguidores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41461 |
Resumo: | Objetivo: A presente investigação visa investigar o papel dos influenciadores digitais sustentáveis na consciencialização ambiental dos seus seguidores. Metodologia: Este estudo de cariz exploratório e de metodologia quantitativa procedeu à recolha dos dados através de um questionário onde se obteve 403 respostas válidas. Resultados e principais conclusões: Do mesmo, resultaram importantes contributos nomeadamente a construção e validação do instrumento “competências de influência” que, por sua vez, procurou analisar se as quatro competências de influência (competências cognitivas, competências comportamentais, competências de interação e competências de liderança) dos influenciadores digitais sustentáveis impactavam positivamente a preocupação ambiental, a consciência ambiental e o comportamento ecológico dos consumidores. Verificou-se que as competências cognitivas foram as que demonstraram impactar positivamente a preocupação e consciência ambiental dos seguidores. De salientar que as competências de liderança das tendências dos influenciadores digitais sustentáveis também tiveram impacto na preocupação ambiental dos inquiridos. Por outro lado, nenhuma das quatro competências de influência impactou positivamente o comportamento ecológico dos seguidores. Complementarmente, também se verificou que a preocupação e a consciência ambiental se relacionam positivamente com o comportamento ecológico dos inquiridos. Limitações: A principal limitação prendeu-se com o facto de a amostra ser não probabilística por conveniência, o que inviabiliza a generalização dos resultados. Originalidade/Valor: Trata-se de um estudo que pode servir de premissa para futuras investigações. Apresenta também valor a nível prático, uma vez que apresenta insights muito pertinentes para os influenciadores digitais sustentáveis, fornecendo-lhes informações relevantes que podem adotar diariamente nas suas plataformas digitais. |
id |
RCAP_132a90acfd52bef415c865f6bc9fbb22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41461 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel dos influenciadores digitais sustentáveis na consciencialização ambiental dos seus seguidoresInfluenciadores DigitaisPreocupação AmbientalConsciência AmbientalComportamento EcológicoInfluenciadores Digitais SustentáveisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoObjetivo: A presente investigação visa investigar o papel dos influenciadores digitais sustentáveis na consciencialização ambiental dos seus seguidores. Metodologia: Este estudo de cariz exploratório e de metodologia quantitativa procedeu à recolha dos dados através de um questionário onde se obteve 403 respostas válidas. Resultados e principais conclusões: Do mesmo, resultaram importantes contributos nomeadamente a construção e validação do instrumento “competências de influência” que, por sua vez, procurou analisar se as quatro competências de influência (competências cognitivas, competências comportamentais, competências de interação e competências de liderança) dos influenciadores digitais sustentáveis impactavam positivamente a preocupação ambiental, a consciência ambiental e o comportamento ecológico dos consumidores. Verificou-se que as competências cognitivas foram as que demonstraram impactar positivamente a preocupação e consciência ambiental dos seguidores. De salientar que as competências de liderança das tendências dos influenciadores digitais sustentáveis também tiveram impacto na preocupação ambiental dos inquiridos. Por outro lado, nenhuma das quatro competências de influência impactou positivamente o comportamento ecológico dos seguidores. Complementarmente, também se verificou que a preocupação e a consciência ambiental se relacionam positivamente com o comportamento ecológico dos inquiridos. Limitações: A principal limitação prendeu-se com o facto de a amostra ser não probabilística por conveniência, o que inviabiliza a generalização dos resultados. Originalidade/Valor: Trata-se de um estudo que pode servir de premissa para futuras investigações. Apresenta também valor a nível prático, uma vez que apresenta insights muito pertinentes para os influenciadores digitais sustentáveis, fornecendo-lhes informações relevantes que podem adotar diariamente nas suas plataformas digitais.Nogueira, MafaldaRepositório ComumSousa, Ana Rita Carreiro de2022-07-26T15:21:42Z2022-07-18T00:00:00Z2022-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41461203042328porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:25:11Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41461Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:45.578509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel dos influenciadores digitais sustentáveis na consciencialização ambiental dos seus seguidores |
title |
O papel dos influenciadores digitais sustentáveis na consciencialização ambiental dos seus seguidores |
spellingShingle |
O papel dos influenciadores digitais sustentáveis na consciencialização ambiental dos seus seguidores Sousa, Ana Rita Carreiro de Influenciadores Digitais Preocupação Ambiental Consciência Ambiental Comportamento Ecológico Influenciadores Digitais Sustentáveis Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
O papel dos influenciadores digitais sustentáveis na consciencialização ambiental dos seus seguidores |
title_full |
O papel dos influenciadores digitais sustentáveis na consciencialização ambiental dos seus seguidores |
title_fullStr |
O papel dos influenciadores digitais sustentáveis na consciencialização ambiental dos seus seguidores |
title_full_unstemmed |
O papel dos influenciadores digitais sustentáveis na consciencialização ambiental dos seus seguidores |
title_sort |
O papel dos influenciadores digitais sustentáveis na consciencialização ambiental dos seus seguidores |
author |
Sousa, Ana Rita Carreiro de |
author_facet |
Sousa, Ana Rita Carreiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, Mafalda Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Ana Rita Carreiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Influenciadores Digitais Preocupação Ambiental Consciência Ambiental Comportamento Ecológico Influenciadores Digitais Sustentáveis Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Influenciadores Digitais Preocupação Ambiental Consciência Ambiental Comportamento Ecológico Influenciadores Digitais Sustentáveis Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Objetivo: A presente investigação visa investigar o papel dos influenciadores digitais sustentáveis na consciencialização ambiental dos seus seguidores. Metodologia: Este estudo de cariz exploratório e de metodologia quantitativa procedeu à recolha dos dados através de um questionário onde se obteve 403 respostas válidas. Resultados e principais conclusões: Do mesmo, resultaram importantes contributos nomeadamente a construção e validação do instrumento “competências de influência” que, por sua vez, procurou analisar se as quatro competências de influência (competências cognitivas, competências comportamentais, competências de interação e competências de liderança) dos influenciadores digitais sustentáveis impactavam positivamente a preocupação ambiental, a consciência ambiental e o comportamento ecológico dos consumidores. Verificou-se que as competências cognitivas foram as que demonstraram impactar positivamente a preocupação e consciência ambiental dos seguidores. De salientar que as competências de liderança das tendências dos influenciadores digitais sustentáveis também tiveram impacto na preocupação ambiental dos inquiridos. Por outro lado, nenhuma das quatro competências de influência impactou positivamente o comportamento ecológico dos seguidores. Complementarmente, também se verificou que a preocupação e a consciência ambiental se relacionam positivamente com o comportamento ecológico dos inquiridos. Limitações: A principal limitação prendeu-se com o facto de a amostra ser não probabilística por conveniência, o que inviabiliza a generalização dos resultados. Originalidade/Valor: Trata-se de um estudo que pode servir de premissa para futuras investigações. Apresenta também valor a nível prático, uma vez que apresenta insights muito pertinentes para os influenciadores digitais sustentáveis, fornecendo-lhes informações relevantes que podem adotar diariamente nas suas plataformas digitais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-26T15:21:42Z 2022-07-18T00:00:00Z 2022-07-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/41461 203042328 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/41461 |
identifier_str_mv |
203042328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130013562306560 |