Caraterização das atitudes e comportamentos ambientais dos estudantes na Escola Superior Politécnica do Cuanza-Norte (ESPCN)- Angola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11046 |
Resumo: | A par do aumento populacional e das transformações nas sociedades atuais crescem os problemas ambientais, um pouco por todo o mundo, e nos países em desenvolvimento em específico. Em Angola, esta problemática é particularmente evidente. Este país dispõe de taxas de crescimento que estão entre as maiores do mundo, situação que tem sido associada a impactos negativos no ambiente. É neste contexto que caracterizar as atitudes e os comportamentos ambientais em angola apresenta particular relevância, no sentido de permitir delinear estratégias eficazes para a preservação do ambiente e doa recursos naturais. O presente trabalho teve como principal objetivo caracterizar as atitudes e os comportamentos ambientais dos estudantes universitários da Escola Superior Politécnica do Cuanza-Norte, em Angola. Foram considerados neste estudo 193 estudantes de diferentes cursos, com idades compreendidas entre os 17 e os 55 anos de idade (M=25,65; DP=6,78). Para a caracterização das atitudes e os comportamentos ambientais foi utilizado um questionário. Este foi constituído por 4 partes: questões sociodemográficas; 40 itens para a caracterização das atitudes e preocupações ambientais, retiradas da escala Environmental Attitude Inventory (EAI); 13 itens relativos a comportamentos ambientais e, 10 itens de avaliação das ameaças percecionadas relativamente a fatores de risco ambientais. Os principais resultados mostraram que as atitudes e preocupações ambientais dos estudantes são influenciadas pela idade e pelo curso frequentado. Os estudantes apresentaram comportamentos pro-ambientais insuficientes, influenciados pelo curso frequentado e o nível de preocupação ambiental. As ameaças ambientais percecionadas pelos estudantes estão mais associadas à água e ao ar, mostrando-se influenciadas pelo curso e classe média dos estudantes. Foram ainda encontradas correlações positivas significativas entre a perceção de ameaça percebida e os comportamentos ambientais. Estes resultados sugerem a necessidade de se promover uma educação ambiental no seio dos estudantes angolanos, que permita potenciar uma maior consciência ambiental e responsável que tenha impacto ao nível das suas atitudes e comportamentos. |
id |
RCAP_2b729414e92bb96ac139688f9ec7746c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11046 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Caraterização das atitudes e comportamentos ambientais dos estudantes na Escola Superior Politécnica do Cuanza-Norte (ESPCN)- AngolaComportamento ambientalAngolaConsciência ambientalPreocupação ambientalEducação ambientalA par do aumento populacional e das transformações nas sociedades atuais crescem os problemas ambientais, um pouco por todo o mundo, e nos países em desenvolvimento em específico. Em Angola, esta problemática é particularmente evidente. Este país dispõe de taxas de crescimento que estão entre as maiores do mundo, situação que tem sido associada a impactos negativos no ambiente. É neste contexto que caracterizar as atitudes e os comportamentos ambientais em angola apresenta particular relevância, no sentido de permitir delinear estratégias eficazes para a preservação do ambiente e doa recursos naturais. O presente trabalho teve como principal objetivo caracterizar as atitudes e os comportamentos ambientais dos estudantes universitários da Escola Superior Politécnica do Cuanza-Norte, em Angola. Foram considerados neste estudo 193 estudantes de diferentes cursos, com idades compreendidas entre os 17 e os 55 anos de idade (M=25,65; DP=6,78). Para a caracterização das atitudes e os comportamentos ambientais foi utilizado um questionário. Este foi constituído por 4 partes: questões sociodemográficas; 40 itens para a caracterização das atitudes e preocupações ambientais, retiradas da escala Environmental Attitude Inventory (EAI); 13 itens relativos a comportamentos ambientais e, 10 itens de avaliação das ameaças percecionadas relativamente a fatores de risco ambientais. Os principais resultados mostraram que as atitudes e preocupações ambientais dos estudantes são influenciadas pela idade e pelo curso frequentado. Os estudantes apresentaram comportamentos pro-ambientais insuficientes, influenciados pelo curso frequentado e o nível de preocupação ambiental. As ameaças ambientais percecionadas pelos estudantes estão mais associadas à água e ao ar, mostrando-se influenciadas pelo curso e classe média dos estudantes. Foram ainda encontradas correlações positivas significativas entre a perceção de ameaça percebida e os comportamentos ambientais. Estes resultados sugerem a necessidade de se promover uma educação ambiental no seio dos estudantes angolanos, que permita potenciar uma maior consciência ambiental e responsável que tenha impacto ao nível das suas atitudes e comportamentos.Rodrigues, MatildeNunes, MafaldaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLutete, Nsiku2018-02-28T14:11:57Z2017-072017-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11046TID:201866234porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11046Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:24.094477Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caraterização das atitudes e comportamentos ambientais dos estudantes na Escola Superior Politécnica do Cuanza-Norte (ESPCN)- Angola |
title |
Caraterização das atitudes e comportamentos ambientais dos estudantes na Escola Superior Politécnica do Cuanza-Norte (ESPCN)- Angola |
spellingShingle |
Caraterização das atitudes e comportamentos ambientais dos estudantes na Escola Superior Politécnica do Cuanza-Norte (ESPCN)- Angola Lutete, Nsiku Comportamento ambiental Angola Consciência ambiental Preocupação ambiental Educação ambiental |
title_short |
Caraterização das atitudes e comportamentos ambientais dos estudantes na Escola Superior Politécnica do Cuanza-Norte (ESPCN)- Angola |
title_full |
Caraterização das atitudes e comportamentos ambientais dos estudantes na Escola Superior Politécnica do Cuanza-Norte (ESPCN)- Angola |
title_fullStr |
Caraterização das atitudes e comportamentos ambientais dos estudantes na Escola Superior Politécnica do Cuanza-Norte (ESPCN)- Angola |
title_full_unstemmed |
Caraterização das atitudes e comportamentos ambientais dos estudantes na Escola Superior Politécnica do Cuanza-Norte (ESPCN)- Angola |
title_sort |
Caraterização das atitudes e comportamentos ambientais dos estudantes na Escola Superior Politécnica do Cuanza-Norte (ESPCN)- Angola |
author |
Lutete, Nsiku |
author_facet |
Lutete, Nsiku |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Matilde Nunes, Mafalda Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lutete, Nsiku |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento ambiental Angola Consciência ambiental Preocupação ambiental Educação ambiental |
topic |
Comportamento ambiental Angola Consciência ambiental Preocupação ambiental Educação ambiental |
description |
A par do aumento populacional e das transformações nas sociedades atuais crescem os problemas ambientais, um pouco por todo o mundo, e nos países em desenvolvimento em específico. Em Angola, esta problemática é particularmente evidente. Este país dispõe de taxas de crescimento que estão entre as maiores do mundo, situação que tem sido associada a impactos negativos no ambiente. É neste contexto que caracterizar as atitudes e os comportamentos ambientais em angola apresenta particular relevância, no sentido de permitir delinear estratégias eficazes para a preservação do ambiente e doa recursos naturais. O presente trabalho teve como principal objetivo caracterizar as atitudes e os comportamentos ambientais dos estudantes universitários da Escola Superior Politécnica do Cuanza-Norte, em Angola. Foram considerados neste estudo 193 estudantes de diferentes cursos, com idades compreendidas entre os 17 e os 55 anos de idade (M=25,65; DP=6,78). Para a caracterização das atitudes e os comportamentos ambientais foi utilizado um questionário. Este foi constituído por 4 partes: questões sociodemográficas; 40 itens para a caracterização das atitudes e preocupações ambientais, retiradas da escala Environmental Attitude Inventory (EAI); 13 itens relativos a comportamentos ambientais e, 10 itens de avaliação das ameaças percecionadas relativamente a fatores de risco ambientais. Os principais resultados mostraram que as atitudes e preocupações ambientais dos estudantes são influenciadas pela idade e pelo curso frequentado. Os estudantes apresentaram comportamentos pro-ambientais insuficientes, influenciados pelo curso frequentado e o nível de preocupação ambiental. As ameaças ambientais percecionadas pelos estudantes estão mais associadas à água e ao ar, mostrando-se influenciadas pelo curso e classe média dos estudantes. Foram ainda encontradas correlações positivas significativas entre a perceção de ameaça percebida e os comportamentos ambientais. Estes resultados sugerem a necessidade de se promover uma educação ambiental no seio dos estudantes angolanos, que permita potenciar uma maior consciência ambiental e responsável que tenha impacto ao nível das suas atitudes e comportamentos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07 2017-07-01T00:00:00Z 2018-02-28T14:11:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/11046 TID:201866234 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/11046 |
identifier_str_mv |
TID:201866234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131409297702912 |