Práticas teatrais com crianças em contexto de educação não formal: desenvolvimento de competências pessoais esociais e potencialidades das práticas artísticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15683 |
Resumo: | Projeto de intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Artística – especialização em teatro na educação |
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Práticas teatrais com crianças em contexto de educação não formal: desenvolvimento de competências pessoais esociais e potencialidades das práticas artísticasCriançasTeatroEducação não-formalCompetências sociaisEducação Artística.ChildrenTheatreNon-formal educationSocial skillsArtistic trainingProjeto de intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Artística – especialização em teatro na educaçãoEsta investigação foi desenhada tendo em conta a seguinte pergunta de partida: Como pode a atividade de um grupo de teatro constituído por crianças com idades entre os 7 e os 13 anos, em contexto de educação não formal, promover o seu conhecimento da linguagem artística e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais? A partir desta pergunta, e dirigidos para a ação, emergiram três objetivos gerais: i) compreender de que modo as crianças podem participar no processo de criação de um espetáculo em contexto de educação não formal; ii) perceber que competências pessoais e sociais são valorizadas pelas crianças em contexto de criação teatral; e iii) perceber que dimensões, do desenvolvimento pessoal e social e da aprendizagem dos processos e técnicas artísticas, são valorizados pela comunidade de colaboradores e espetadores. O estudo enquadra-se no paradigma sociocrítico, em que a natureza da investigação e a conceção do conhecimento se vão orientando no caminho para a mudança, tratando-se, portanto, de uma investigação-ação. Assenta numa metodologia qualitativa, apoiada por instrumentos de recolha de dados e respetivas técnicas de análise. As crianças participantes no estudo frequentavam um Centro de Atividades de Tempos Livres na zona da Marinha Grande e a sua inscrição no grupo de teatro foi realizada de forma voluntária. A triangulação de dados aponta para a reconhecida importância da prática teatral com crianças, quer do ponto de vista das crianças envolvidas quer dos espetadores e colaboradores. A investigação permite concluir que a atividade do grupo de teatro infanto-juvenil promove o conhecimento e o desenvolvimento de competências das crianças, através i) da realização da prática teatral de forma continuada, ao longo do ano letivo; ii) da realização de jogos teatrais e improvisações recorrendo a experiências individuais e grupais continuadas; e iii) da integração das crianças no processo de criação de um espetáculo.ABSTRACT This investigation was drawn considering the following starting question: How can the activity of a theatre group made up of children between the ages of 7 and 13 years old, in a non-formal educational context, promote their knowledge of artistic language and the development of personal and social skills? Starting from this question and directed towards action, three general objectives emerged: i) understanding in what ways may children participate in the creative process of a show in a non-formal educational context; ii) perceiving which personal and social skills are valued by children in the context of theatrical conception; and iii) comprehending which dimensions, within personal and social development and the acquired knowledge about artistic techniques and practises, are valued by the community of collaborators and spectators. The present study is framed by the socio-critical paradigm, in which the nature of the investigation and the creation of knowledge are oriented towards change, thus making this an Action Research. It is set on a qualitative methodology, backed by instruments of data collection and corresponding analysis techniques. Children participating in the study frequented an after-school activity centre in the (Portuguese) Marinha Grande area, and their enrolment in the theatre group was voluntary. Data triangulation points to the acknowledged importance of theatre practise with children, from the point of view of the children involved as well as from the spectators’ and collaborators’. This research allows for the conclusion that the activity of the children and young people theatre group promotes skill and knowledge development in children through i) continued theatrical practice throughout the school year; ii) the practise of theatrical games and improvisations drawn from continued individual and group experiences; and iii) the integration of children in the creative process of a show.Falcão, MiguelRCIPLCorreia, Ana Luísa Agostinho2023-02-22T11:10:50Z2022-12-132022-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15683TID:203186583porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:30Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15683Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:18.927647Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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