Educação Artística em contexto não formal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2676 |
Resumo: | A Educação Artística em contexto não formal tem assumido maior relevância no contexto português nas últimas décadas, não só no contexto das instituições e associações culturais, mas também em grandes projetos junto da comunidade. Este estudo centrou-se no contexto não formal, junto de uma associação cultural do Alto Minho que nos últimos anos tem desenvolvido um trabalho singular e contínuo junto da sua comunidade na área Educação Artística. Neste contexto procurou-se conhecer as estratégias de ensino utilizadas na exploração da Expressão Plástica e identificar os fatores de motivação para que as crianças de 1º ciclo Educação Básica (EB) na Educação não formal optem pela Oficina das Artes. Tendo por base uma metodologia qualitativa, sedimentada no estudo de caso, participaram quarenta e nove crianças que frequentam a Oficina das Artes das Atividades de Tempos Livre (ATL). Os dados foram recolhidos a partir da técnica da observação, realizada nas Oficina das Artes da instituição, do questionário implementado às crianças do 1º Ciclo (EB) e da entrevista realizada à coordenadora pedagógica e a professora na Oficina das Artes. Verificou se neste estudo uma boa prática do ensino da arte com destaque para uma metodologia que prioriza a criança e suas preferências dando a elas a liberdade em escolher em qual oficina ira participar. O resultado é o interesse partindo da criança em frequentar e realizar as atividades propostas na oficina de arte. |
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A Educação Artística em contexto não formal tem assumido maior relevância no contexto português nas últimas décadas, não só no contexto das instituições e associações culturais, mas também em grandes projetos junto da comunidade. Este estudo centrou-se no contexto não formal, junto de uma associação cultural do Alto Minho que nos últimos anos tem desenvolvido um trabalho singular e contínuo junto da sua comunidade na área Educação Artística. Neste contexto procurou-se conhecer as estratégias de ensino utilizadas na exploração da Expressão Plástica e identificar os fatores de motivação para que as crianças de 1º ciclo Educação Básica (EB) na Educação não formal optem pela Oficina das Artes. Tendo por base uma metodologia qualitativa, sedimentada no estudo de caso, participaram quarenta e nove crianças que frequentam a Oficina das Artes das Atividades de Tempos Livre (ATL). Os dados foram recolhidos a partir da técnica da observação, realizada nas Oficina das Artes da instituição, do questionário implementado às crianças do 1º Ciclo (EB) e da entrevista realizada à coordenadora pedagógica e a professora na Oficina das Artes. Verificou se neste estudo uma boa prática do ensino da arte com destaque para uma metodologia que prioriza a criança e suas preferências dando a elas a liberdade em escolher em qual oficina ira participar. O resultado é o interesse partindo da criança em frequentar e realizar as atividades propostas na oficina de arte. |
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