O teatro como descodificador do espaço museológico: uma abordagem no Museu do Oriente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9702 |
Resumo: | Projeto apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística – especialização em Teatro na Educação |
id |
RCAP_b2dfa4b06c03b1c39a1fcaef116a3931 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9702 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O teatro como descodificador do espaço museológico: uma abordagem no Museu do OrienteEducação artísticaEducação não formalTeatroMuseuEducaçãoArtistic educationNon-formal educationTheaterMuseumEducationProjeto apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística – especialização em Teatro na EducaçãoEste projeto de intervenção, inserido no quadro teórico de investigação-ação e numa abordagem qualitativa, foi realizado no Museu do Oriente com um grupo de alunos do 2º ciclo do ensino básico, oriundos de uma escola do concelho de Lisboa. O projeto assentou nas seguintes questões orientadoras: “De que forma uma abordagem realizada através do teatro poderá contribuir para que o público entenda melhor o espaço museológico?” e “Como pode um mediador cultural utilizar o acervo do museu como matéria para a criação artística e pedagógica?”. Foi definido um objetivo geral, “Promover o conhecimento do espaço museológico através de uma abordagem performativa e interativa com o público”, do qual decorreram dois objetivos específicos: “Conceber e implementar visitas performativas através das memórias do espaço” e “Encontrar e testar estratégias válidas para a criação artística e pedagógica e direcionada como estratégia de comunicação no espaço museológico”. O estudo consistiu na conceção, na preparação e na dinamização de uma visita performativa, visando a descrição e a compreensão do seu impacto junto do público-alvo, bem como a análise, na comparação com visitas guiadas convencionais, sobre a perceção da informação veiculada. As principais técnicas de recolha de dados foram o inquérito por questionário, aplicado às crianças participantes, e o registo escrito através de diários de bordo, referentes a todo o processo de preparação e de apresentação das visitas. Os dados obtidos foram submetidos a análise de conteúdo e a tratamento estatístico. O estudo permitiu concluir, mostrando evidências, que o recurso a práticas performativas – e em particular teatrais – em contexto museológico, para além de motivador da participação do público-alvo, é eficiente na comunicação de informação. Também possibilitou a identificação de vários possíveis eixos de orientação para a criação artística e pedagógica naquele contexto específico.ABSTRACT This intervention project, embodied in the theoretical framework of research-action and a qualitative approach, was held in the Museu do Oriente with a group of students from the 2nd cycle of basic instruction, from a school in the municipality of Lisbon. The project, was based on the following guiding questions: "How can a theater-based approach contribute to a better understanding of the exhibition space of the museum?" And "How can a cultural mediator use the museum's collection as a subject for artistic and pedagogical creations? " A main objective was defined, "To promote the knowledge of the museum space through a performative and interactive approach with the public", which lead to, two specific objectives: "Designing and implementing performative visits through the memories of the space" and "Finding and testing valid strategies for artistic and pedagogical creations and directed as part of the communication strategy in the museum space". The study consisted on the layout, preparation and dynamization of a performative visit, concerning the description and understanding of its impact on the targeted audience, as well as the analysis, in comparison with a conventional guided tour, and on the perception of the information conveyed. The main data collection techniques were the questionnaire surveys, applied to the participating children, and the written record through daily journals, regarding the whole process of preparation and presentation of the visits. The data were submitted to content and statistical analysis. The study allowed to conclude, by showing evidence, that the use of performative practices - and in particular theatrical ones - in a museological context, besides motivating the participation of the targeted public, is efficient with the communication of information. It also enabled the identification of several possible guidelines of orientation for artistic and pedagogical creations in this specific context.Falcão, MiguelRCIPLMendonça, Susana Mendes2019-03-12T09:50:14Z2018-09-142018-09-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9702TID:202054624porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9702Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:13.588081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O teatro como descodificador do espaço museológico: uma abordagem no Museu do Oriente |
title |
O teatro como descodificador do espaço museológico: uma abordagem no Museu do Oriente |
spellingShingle |
O teatro como descodificador do espaço museológico: uma abordagem no Museu do Oriente Mendonça, Susana Mendes Educação artística Educação não formal Teatro Museu Educação Artistic education Non-formal education Theater Museum Education |
title_short |
O teatro como descodificador do espaço museológico: uma abordagem no Museu do Oriente |
title_full |
O teatro como descodificador do espaço museológico: uma abordagem no Museu do Oriente |
title_fullStr |
O teatro como descodificador do espaço museológico: uma abordagem no Museu do Oriente |
title_full_unstemmed |
O teatro como descodificador do espaço museológico: uma abordagem no Museu do Oriente |
title_sort |
O teatro como descodificador do espaço museológico: uma abordagem no Museu do Oriente |
author |
Mendonça, Susana Mendes |
author_facet |
Mendonça, Susana Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Falcão, Miguel RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Susana Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação artística Educação não formal Teatro Museu Educação Artistic education Non-formal education Theater Museum Education |
topic |
Educação artística Educação não formal Teatro Museu Educação Artistic education Non-formal education Theater Museum Education |
description |
Projeto apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística – especialização em Teatro na Educação |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-14 2018-09-14T00:00:00Z 2019-03-12T09:50:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/9702 TID:202054624 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/9702 |
identifier_str_mv |
TID:202054624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133445875564544 |