Implicações dos serviços de comunicação Internet nas redes de relações : a relevância dos lugares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Maria João Lopes
Data de Publicação: 2007
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1256
Resumo: O trabalho de investigação aqui apresentado centra-se na utilização de alguns serviços de comunicação assentes em Internet para a manutenção e alargamento das redes de relações dos sujeitos, com outros sujeitos e com instituições de natureza comercial. Neste estudo considera-se fundamental averiguar qual a relevância do enraizamento dos sujeitos e instituições no espaço físico, enquanto factor gerador de interacções. O estudo parte de um inquérito por questionário, disponibilizado on-line, à comunidade portuguesa de utilizadores da Internet, dividido em três partes: uso dos serviços de comunicação Internet no contacto com indivíduos com os quais existe uma relação forte estabelecida no espaço físico; uso dos serviços de comunicação Internet para o estabelecimento de novas relações e uso da Web para aquisição de bens/serviços. Os resultados revelam que uma maior literacia digital favorece um mais amplo uso das potencialidades dos serviços de comunicação Internet, que a inserção dos sujeitos em determinados meios se afigura, em motivos que envolvam troca de informação de maior valor, estratégica, para o seu potencial de estabelecimento de mais interacções e que organizações comerciais que operam apenas on-line podem obter visibilidade, e potencialmente ganhos, caso sobre elas se gere um sistema de reputação positivo, veiculado através das redes de comunicação, mais ou menos informais, existentes no espaço físico.
id RCAP_2ba688799a1f49aaad8aa2f3e01f4b85
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1256
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implicações dos serviços de comunicação Internet nas redes de relações : a relevância dos lugaresCiências da comunicaçãoInternetComunicação interpessoalRelações interpessoaisRelações sociaisO trabalho de investigação aqui apresentado centra-se na utilização de alguns serviços de comunicação assentes em Internet para a manutenção e alargamento das redes de relações dos sujeitos, com outros sujeitos e com instituições de natureza comercial. Neste estudo considera-se fundamental averiguar qual a relevância do enraizamento dos sujeitos e instituições no espaço físico, enquanto factor gerador de interacções. O estudo parte de um inquérito por questionário, disponibilizado on-line, à comunidade portuguesa de utilizadores da Internet, dividido em três partes: uso dos serviços de comunicação Internet no contacto com indivíduos com os quais existe uma relação forte estabelecida no espaço físico; uso dos serviços de comunicação Internet para o estabelecimento de novas relações e uso da Web para aquisição de bens/serviços. Os resultados revelam que uma maior literacia digital favorece um mais amplo uso das potencialidades dos serviços de comunicação Internet, que a inserção dos sujeitos em determinados meios se afigura, em motivos que envolvam troca de informação de maior valor, estratégica, para o seu potencial de estabelecimento de mais interacções e que organizações comerciais que operam apenas on-line podem obter visibilidade, e potencialmente ganhos, caso sobre elas se gere um sistema de reputação positivo, veiculado através das redes de comunicação, mais ou menos informais, existentes no espaço físico.This research study deals with the use of communication services based in the Internet for supporting and widening communication networks: both personal and commercial. It is important to investigate how membership of networks, embedded in geographical places, affects people and institution’s capacity to interact in wider networks. A survey, directed to the Portuguese community of Internet users, was designed using a computer self-administered questionnaire, in an open web site. The questionnaire was divided into three parts: use of Internet to communicate with relatives, friends and colleagues tied by strong relationships; use of Internet to develop new relationships and use of Internet to electronic commerce. The results suggest that a higher digital literacy promotes a wider use of the potentialities of the Internet communication services. For a particular set of Internet interactions, for instance development of new friendships or contacts motivated by the need for an exchange of personal feelings, the absence of structured networks can be an advantage. When there are high transaction costs involved in the interaction, social networks, established and consolidated in geographical space, are an important factor to structure the network of Internet contacts by decreasing risks.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:36:49Z2007-01-01T00:00:00Z2007doctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1256TID:101155123porAntunes, Maria João Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T03:27:26Zoai:ria.ua.pt:10773/1256Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T03:27:26Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implicações dos serviços de comunicação Internet nas redes de relações : a relevância dos lugares
title Implicações dos serviços de comunicação Internet nas redes de relações : a relevância dos lugares
spellingShingle Implicações dos serviços de comunicação Internet nas redes de relações : a relevância dos lugares
Antunes, Maria João Lopes
Ciências da comunicação
Internet
Comunicação interpessoal
Relações interpessoais
Relações sociais
title_short Implicações dos serviços de comunicação Internet nas redes de relações : a relevância dos lugares
title_full Implicações dos serviços de comunicação Internet nas redes de relações : a relevância dos lugares
title_fullStr Implicações dos serviços de comunicação Internet nas redes de relações : a relevância dos lugares
title_full_unstemmed Implicações dos serviços de comunicação Internet nas redes de relações : a relevância dos lugares
title_sort Implicações dos serviços de comunicação Internet nas redes de relações : a relevância dos lugares
author Antunes, Maria João Lopes
author_facet Antunes, Maria João Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Maria João Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da comunicação
Internet
Comunicação interpessoal
Relações interpessoais
Relações sociais
topic Ciências da comunicação
Internet
Comunicação interpessoal
Relações interpessoais
Relações sociais
description O trabalho de investigação aqui apresentado centra-se na utilização de alguns serviços de comunicação assentes em Internet para a manutenção e alargamento das redes de relações dos sujeitos, com outros sujeitos e com instituições de natureza comercial. Neste estudo considera-se fundamental averiguar qual a relevância do enraizamento dos sujeitos e instituições no espaço físico, enquanto factor gerador de interacções. O estudo parte de um inquérito por questionário, disponibilizado on-line, à comunidade portuguesa de utilizadores da Internet, dividido em três partes: uso dos serviços de comunicação Internet no contacto com indivíduos com os quais existe uma relação forte estabelecida no espaço físico; uso dos serviços de comunicação Internet para o estabelecimento de novas relações e uso da Web para aquisição de bens/serviços. Os resultados revelam que uma maior literacia digital favorece um mais amplo uso das potencialidades dos serviços de comunicação Internet, que a inserção dos sujeitos em determinados meios se afigura, em motivos que envolvam troca de informação de maior valor, estratégica, para o seu potencial de estabelecimento de mais interacções e que organizações comerciais que operam apenas on-line podem obter visibilidade, e potencialmente ganhos, caso sobre elas se gere um sistema de reputação positivo, veiculado através das redes de comunicação, mais ou menos informais, existentes no espaço físico.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2011-04-19T13:36:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv doctoral thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1256
TID:101155123
url http://hdl.handle.net/10773/1256
identifier_str_mv TID:101155123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543368838742016