Implicações dos serviços de comunicação Internet nas redes de relações : a relevância dos lugares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1256 |
Resumo: | O trabalho de investigação aqui apresentado centra-se na utilização de alguns serviços de comunicação assentes em Internet para a manutenção e alargamento das redes de relações dos sujeitos, com outros sujeitos e com instituições de natureza comercial. Neste estudo considera-se fundamental averiguar qual a relevância do enraizamento dos sujeitos e instituições no espaço físico, enquanto factor gerador de interacções. O estudo parte de um inquérito por questionário, disponibilizado on-line, à comunidade portuguesa de utilizadores da Internet, dividido em três partes: uso dos serviços de comunicação Internet no contacto com indivíduos com os quais existe uma relação forte estabelecida no espaço físico; uso dos serviços de comunicação Internet para o estabelecimento de novas relações e uso da Web para aquisição de bens/serviços. Os resultados revelam que uma maior literacia digital favorece um mais amplo uso das potencialidades dos serviços de comunicação Internet, que a inserção dos sujeitos em determinados meios se afigura, em motivos que envolvam troca de informação de maior valor, estratégica, para o seu potencial de estabelecimento de mais interacções e que organizações comerciais que operam apenas on-line podem obter visibilidade, e potencialmente ganhos, caso sobre elas se gere um sistema de reputação positivo, veiculado através das redes de comunicação, mais ou menos informais, existentes no espaço físico. |
id |
RCAP_2ba688799a1f49aaad8aa2f3e01f4b85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/1256 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Implicações dos serviços de comunicação Internet nas redes de relações : a relevância dos lugaresCiências da comunicaçãoInternetComunicação interpessoalRelações interpessoaisRelações sociaisO trabalho de investigação aqui apresentado centra-se na utilização de alguns serviços de comunicação assentes em Internet para a manutenção e alargamento das redes de relações dos sujeitos, com outros sujeitos e com instituições de natureza comercial. Neste estudo considera-se fundamental averiguar qual a relevância do enraizamento dos sujeitos e instituições no espaço físico, enquanto factor gerador de interacções. O estudo parte de um inquérito por questionário, disponibilizado on-line, à comunidade portuguesa de utilizadores da Internet, dividido em três partes: uso dos serviços de comunicação Internet no contacto com indivíduos com os quais existe uma relação forte estabelecida no espaço físico; uso dos serviços de comunicação Internet para o estabelecimento de novas relações e uso da Web para aquisição de bens/serviços. Os resultados revelam que uma maior literacia digital favorece um mais amplo uso das potencialidades dos serviços de comunicação Internet, que a inserção dos sujeitos em determinados meios se afigura, em motivos que envolvam troca de informação de maior valor, estratégica, para o seu potencial de estabelecimento de mais interacções e que organizações comerciais que operam apenas on-line podem obter visibilidade, e potencialmente ganhos, caso sobre elas se gere um sistema de reputação positivo, veiculado através das redes de comunicação, mais ou menos informais, existentes no espaço físico.This research study deals with the use of communication services based in the Internet for supporting and widening communication networks: both personal and commercial. It is important to investigate how membership of networks, embedded in geographical places, affects people and institution’s capacity to interact in wider networks. A survey, directed to the Portuguese community of Internet users, was designed using a computer self-administered questionnaire, in an open web site. The questionnaire was divided into three parts: use of Internet to communicate with relatives, friends and colleagues tied by strong relationships; use of Internet to develop new relationships and use of Internet to electronic commerce. The results suggest that a higher digital literacy promotes a wider use of the potentialities of the Internet communication services. For a particular set of Internet interactions, for instance development of new friendships or contacts motivated by the need for an exchange of personal feelings, the absence of structured networks can be an advantage. When there are high transaction costs involved in the interaction, social networks, established and consolidated in geographical space, are an important factor to structure the network of Internet contacts by decreasing risks.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:36:49Z2007-01-01T00:00:00Z2007doctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1256TID:101155123porAntunes, Maria João Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T03:27:26Zoai:ria.ua.pt:10773/1256Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T03:27:26Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implicações dos serviços de comunicação Internet nas redes de relações : a relevância dos lugares |
title |
Implicações dos serviços de comunicação Internet nas redes de relações : a relevância dos lugares |
spellingShingle |
Implicações dos serviços de comunicação Internet nas redes de relações : a relevância dos lugares Antunes, Maria João Lopes Ciências da comunicação Internet Comunicação interpessoal Relações interpessoais Relações sociais |
title_short |
Implicações dos serviços de comunicação Internet nas redes de relações : a relevância dos lugares |
title_full |
Implicações dos serviços de comunicação Internet nas redes de relações : a relevância dos lugares |
title_fullStr |
Implicações dos serviços de comunicação Internet nas redes de relações : a relevância dos lugares |
title_full_unstemmed |
Implicações dos serviços de comunicação Internet nas redes de relações : a relevância dos lugares |
title_sort |
Implicações dos serviços de comunicação Internet nas redes de relações : a relevância dos lugares |
author |
Antunes, Maria João Lopes |
author_facet |
Antunes, Maria João Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Maria João Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da comunicação Internet Comunicação interpessoal Relações interpessoais Relações sociais |
topic |
Ciências da comunicação Internet Comunicação interpessoal Relações interpessoais Relações sociais |
description |
O trabalho de investigação aqui apresentado centra-se na utilização de alguns serviços de comunicação assentes em Internet para a manutenção e alargamento das redes de relações dos sujeitos, com outros sujeitos e com instituições de natureza comercial. Neste estudo considera-se fundamental averiguar qual a relevância do enraizamento dos sujeitos e instituições no espaço físico, enquanto factor gerador de interacções. O estudo parte de um inquérito por questionário, disponibilizado on-line, à comunidade portuguesa de utilizadores da Internet, dividido em três partes: uso dos serviços de comunicação Internet no contacto com indivíduos com os quais existe uma relação forte estabelecida no espaço físico; uso dos serviços de comunicação Internet para o estabelecimento de novas relações e uso da Web para aquisição de bens/serviços. Os resultados revelam que uma maior literacia digital favorece um mais amplo uso das potencialidades dos serviços de comunicação Internet, que a inserção dos sujeitos em determinados meios se afigura, em motivos que envolvam troca de informação de maior valor, estratégica, para o seu potencial de estabelecimento de mais interacções e que organizações comerciais que operam apenas on-line podem obter visibilidade, e potencialmente ganhos, caso sobre elas se gere um sistema de reputação positivo, veiculado através das redes de comunicação, mais ou menos informais, existentes no espaço físico. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2007 2011-04-19T13:36:49Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
doctoral thesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/1256 TID:101155123 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/1256 |
identifier_str_mv |
TID:101155123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543368838742016 |