O papel das relações interpessoais na gestão democrática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMHCX |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem por objetivo compreender como as relações interpessoais contribuíram para a construção e efetivação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal João Batista Romão, localizada na cidade de Patrocínio-MG, na perspectiva da gestão democrática. Para alcançar os objetivos propostos para este estudo, realizamos uma análise sobre gestão democrática escolar, concebendo-a como um caminho para a participação de todos os envolvidos (pais, professores, gestores, funcionários, alunos) em busca de uma sociedade mais justa e humana. Em um segundo momento, recorremos ao processo de construção do Projeto Político Pedagógico dentro da coletividade de ações, onde as relações de trabalho foram fundamentais para o sucesso de todas as ações vivenciado pela escola. Por fim, realizamos uma análise de como as relações interpessoais contribuíram de forma fundamental para a consolidação do Projeto Político Pedagógico da referida escola. Através da reestruturação do PPP da escola tivemos a oportunidade de compreender como a relação entre gestor e sua equipe pode contribuir de forma positiva para o trabalho e o sucesso no âmbito escolar. Entendemos que o gestor escolar deve atuar continuamente procurando conhecer melhor sua equipe, observando seus comportamentos, e dando a eles a oportunidade de explorarem seus pensamentos, sentimentos e ações, no relacionamento com toda a equipe. |
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Priscila Rezende MoreiraViviane Alves Ferreira Borges2019-08-12T02:06:50Z2019-08-12T02:06:50Z2013-07-19http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMHCXO presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem por objetivo compreender como as relações interpessoais contribuíram para a construção e efetivação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal João Batista Romão, localizada na cidade de Patrocínio-MG, na perspectiva da gestão democrática. Para alcançar os objetivos propostos para este estudo, realizamos uma análise sobre gestão democrática escolar, concebendo-a como um caminho para a participação de todos os envolvidos (pais, professores, gestores, funcionários, alunos) em busca de uma sociedade mais justa e humana. Em um segundo momento, recorremos ao processo de construção do Projeto Político Pedagógico dentro da coletividade de ações, onde as relações de trabalho foram fundamentais para o sucesso de todas as ações vivenciado pela escola. Por fim, realizamos uma análise de como as relações interpessoais contribuíram de forma fundamental para a consolidação do Projeto Político Pedagógico da referida escola. Através da reestruturação do PPP da escola tivemos a oportunidade de compreender como a relação entre gestor e sua equipe pode contribuir de forma positiva para o trabalho e o sucesso no âmbito escolar. Entendemos que o gestor escolar deve atuar continuamente procurando conhecer melhor sua equipe, observando seus comportamentos, e dando a eles a oportunidade de explorarem seus pensamentos, sentimentos e ações, no relacionamento com toda a equipe.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEscolas Organização e administraçãoComunicação interpessoalRelações humanasRelações interpessoaisGestão democráticaProjeto Político PedagógicoO papel das relações interpessoais na gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_viviane_alves_borges.pdfapplication/pdf231129https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMHCX/1/tcc_viviane_alves_borges.pdf5df78c49cfd0fcd0b7cd184f2c110be1MD51TEXTtcc_viviane_alves_borges.pdf.txttcc_viviane_alves_borges.pdf.txtExtracted texttext/plain78928https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMHCX/2/tcc_viviane_alves_borges.pdf.txtc0d858e80de69e3d3ad7ab2d1a72c2deMD521843/BUOS-9LMHCX2019-11-14 05:04:37.671oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LMHCXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:04:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem por objetivo compreender como as relações interpessoais contribuíram para a construção e efetivação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal João Batista Romão, localizada na cidade de Patrocínio-MG, na perspectiva da gestão democrática. Para alcançar os objetivos propostos para este estudo, realizamos uma análise sobre gestão democrática escolar, concebendo-a como um caminho para a participação de todos os envolvidos (pais, professores, gestores, funcionários, alunos) em busca de uma sociedade mais justa e humana. Em um segundo momento, recorremos ao processo de construção do Projeto Político Pedagógico dentro da coletividade de ações, onde as relações de trabalho foram fundamentais para o sucesso de todas as ações vivenciado pela escola. Por fim, realizamos uma análise de como as relações interpessoais contribuíram de forma fundamental para a consolidação do Projeto Político Pedagógico da referida escola. Através da reestruturação do PPP da escola tivemos a oportunidade de compreender como a relação entre gestor e sua equipe pode contribuir de forma positiva para o trabalho e o sucesso no âmbito escolar. Entendemos que o gestor escolar deve atuar continuamente procurando conhecer melhor sua equipe, observando seus comportamentos, e dando a eles a oportunidade de explorarem seus pensamentos, sentimentos e ações, no relacionamento com toda a equipe. |
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