O papel das relações interpessoais na gestão democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viviane Alves Ferreira Borges
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMHCX
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem por objetivo compreender como as relações interpessoais contribuíram para a construção e efetivação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal João Batista Romão, localizada na cidade de Patrocínio-MG, na perspectiva da gestão democrática. Para alcançar os objetivos propostos para este estudo, realizamos uma análise sobre gestão democrática escolar, concebendo-a como um caminho para a participação de todos os envolvidos (pais, professores, gestores, funcionários, alunos) em busca de uma sociedade mais justa e humana. Em um segundo momento, recorremos ao processo de construção do Projeto Político Pedagógico dentro da coletividade de ações, onde as relações de trabalho foram fundamentais para o sucesso de todas as ações vivenciado pela escola. Por fim, realizamos uma análise de como as relações interpessoais contribuíram de forma fundamental para a consolidação do Projeto Político Pedagógico da referida escola. Através da reestruturação do PPP da escola tivemos a oportunidade de compreender como a relação entre gestor e sua equipe pode contribuir de forma positiva para o trabalho e o sucesso no âmbito escolar. Entendemos que o gestor escolar deve atuar continuamente procurando conhecer melhor sua equipe, observando seus comportamentos, e dando a eles a oportunidade de explorarem seus pensamentos, sentimentos e ações, no relacionamento com toda a equipe.
id UFMG_cf700a2d9df5f0317706603f668911d8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LMHCX
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Priscila Rezende MoreiraViviane Alves Ferreira Borges2019-08-12T02:06:50Z2019-08-12T02:06:50Z2013-07-19http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMHCXO presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem por objetivo compreender como as relações interpessoais contribuíram para a construção e efetivação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal João Batista Romão, localizada na cidade de Patrocínio-MG, na perspectiva da gestão democrática. Para alcançar os objetivos propostos para este estudo, realizamos uma análise sobre gestão democrática escolar, concebendo-a como um caminho para a participação de todos os envolvidos (pais, professores, gestores, funcionários, alunos) em busca de uma sociedade mais justa e humana. Em um segundo momento, recorremos ao processo de construção do Projeto Político Pedagógico dentro da coletividade de ações, onde as relações de trabalho foram fundamentais para o sucesso de todas as ações vivenciado pela escola. Por fim, realizamos uma análise de como as relações interpessoais contribuíram de forma fundamental para a consolidação do Projeto Político Pedagógico da referida escola. Através da reestruturação do PPP da escola tivemos a oportunidade de compreender como a relação entre gestor e sua equipe pode contribuir de forma positiva para o trabalho e o sucesso no âmbito escolar. Entendemos que o gestor escolar deve atuar continuamente procurando conhecer melhor sua equipe, observando seus comportamentos, e dando a eles a oportunidade de explorarem seus pensamentos, sentimentos e ações, no relacionamento com toda a equipe.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEscolas  Organização e administraçãoComunicação interpessoalRelações humanasRelações interpessoaisGestão democráticaProjeto Político PedagógicoO papel das relações interpessoais na gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_viviane_alves_borges.pdfapplication/pdf231129https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMHCX/1/tcc_viviane_alves_borges.pdf5df78c49cfd0fcd0b7cd184f2c110be1MD51TEXTtcc_viviane_alves_borges.pdf.txttcc_viviane_alves_borges.pdf.txtExtracted texttext/plain78928https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMHCX/2/tcc_viviane_alves_borges.pdf.txtc0d858e80de69e3d3ad7ab2d1a72c2deMD521843/BUOS-9LMHCX2019-11-14 05:04:37.671oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LMHCXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:04:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel das relações interpessoais na gestão democrática
title O papel das relações interpessoais na gestão democrática
spellingShingle O papel das relações interpessoais na gestão democrática
Viviane Alves Ferreira Borges
Relações interpessoais
Gestão democrática
Projeto Político Pedagógico
Educação
Escolas  Organização e administração
Comunicação interpessoal
Relações humanas
title_short O papel das relações interpessoais na gestão democrática
title_full O papel das relações interpessoais na gestão democrática
title_fullStr O papel das relações interpessoais na gestão democrática
title_full_unstemmed O papel das relações interpessoais na gestão democrática
title_sort O papel das relações interpessoais na gestão democrática
author Viviane Alves Ferreira Borges
author_facet Viviane Alves Ferreira Borges
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Priscila Rezende Moreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Viviane Alves Ferreira Borges
contributor_str_mv Priscila Rezende Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Relações interpessoais
Gestão democrática
Projeto Político Pedagógico
topic Relações interpessoais
Gestão democrática
Projeto Político Pedagógico
Educação
Escolas  Organização e administração
Comunicação interpessoal
Relações humanas
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Escolas  Organização e administração
Comunicação interpessoal
Relações humanas
description O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem por objetivo compreender como as relações interpessoais contribuíram para a construção e efetivação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal João Batista Romão, localizada na cidade de Patrocínio-MG, na perspectiva da gestão democrática. Para alcançar os objetivos propostos para este estudo, realizamos uma análise sobre gestão democrática escolar, concebendo-a como um caminho para a participação de todos os envolvidos (pais, professores, gestores, funcionários, alunos) em busca de uma sociedade mais justa e humana. Em um segundo momento, recorremos ao processo de construção do Projeto Político Pedagógico dentro da coletividade de ações, onde as relações de trabalho foram fundamentais para o sucesso de todas as ações vivenciado pela escola. Por fim, realizamos uma análise de como as relações interpessoais contribuíram de forma fundamental para a consolidação do Projeto Político Pedagógico da referida escola. Através da reestruturação do PPP da escola tivemos a oportunidade de compreender como a relação entre gestor e sua equipe pode contribuir de forma positiva para o trabalho e o sucesso no âmbito escolar. Entendemos que o gestor escolar deve atuar continuamente procurando conhecer melhor sua equipe, observando seus comportamentos, e dando a eles a oportunidade de explorarem seus pensamentos, sentimentos e ações, no relacionamento com toda a equipe.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T02:06:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T02:06:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMHCX
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMHCX
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMHCX/1/tcc_viviane_alves_borges.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMHCX/2/tcc_viviane_alves_borges.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5df78c49cfd0fcd0b7cd184f2c110be1
c0d858e80de69e3d3ad7ab2d1a72c2de
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589534522277888