Relatório apresentado no âmbito da prática de ensino supervisionada - Agrupamento de Escolas de Redondo - EB2,3/S Dr. Hernâni Cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bom, Raquel Guerreiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12385
Resumo: Este Relatório pretende ser uma reflexão sobre as diferentes dimensões que constituem o âmbito de intervenção profissional o professor. Para concretizar a finalidade deste trabalho, procede-se a uma análise das áreas estruturantes: preparação científica, pedagógica e didáctica; planificação e condução de aulas e avaliação de aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola e desenvolvimento profissional. Cada uma destas áreas é amplamente analisada à luz do que é vivenciado pelo professor na sua prática lectiva diária. No que diz respeito aos resultados esperados com este trabalho, pode afirmar-se que se pretende que haja uma tomada de consciência relativamente à importância da dimensão reflexiva que deve pautar a vida profissional do professor, no sentido de promover a construção da sua identidade e do seu desenvolvimento profissional; ### ABSTRACT: This report intends to be a reflection on the different dimensions that are part of teacher's professional intervention. In order to accomplish the goal of this report, there will be an analysis of the following structuring areas scientific pedagogic and didactic preparation; classroom planning and management and learning assessment; teaching analysis; participation in school life and teacher's professional development. Each one of these areas was largely analysed bearing in mind what is experienced by the teacher in his daily teaching practise. In what concerns the expected results of this report we can state that it is intended that teachers become aware of the importance of the reflective dimension that should lead the teachers' professional life, in order to promote the construction of his identity and professional development.
id RCAP_2bd7404e84b2279f5ef00585aab91e36
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12385
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório apresentado no âmbito da prática de ensino supervisionada - Agrupamento de Escolas de Redondo - EB2,3/S Dr. Hernâni CidadeReflexãoPrática de ensinoDesenvolvimento profissionalReflectionTeaching practiceProfessional DevelopmentEste Relatório pretende ser uma reflexão sobre as diferentes dimensões que constituem o âmbito de intervenção profissional o professor. Para concretizar a finalidade deste trabalho, procede-se a uma análise das áreas estruturantes: preparação científica, pedagógica e didáctica; planificação e condução de aulas e avaliação de aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola e desenvolvimento profissional. Cada uma destas áreas é amplamente analisada à luz do que é vivenciado pelo professor na sua prática lectiva diária. No que diz respeito aos resultados esperados com este trabalho, pode afirmar-se que se pretende que haja uma tomada de consciência relativamente à importância da dimensão reflexiva que deve pautar a vida profissional do professor, no sentido de promover a construção da sua identidade e do seu desenvolvimento profissional; ### ABSTRACT: This report intends to be a reflection on the different dimensions that are part of teacher's professional intervention. In order to accomplish the goal of this report, there will be an analysis of the following structuring areas scientific pedagogic and didactic preparation; classroom planning and management and learning assessment; teaching analysis; participation in school life and teacher's professional development. Each one of these areas was largely analysed bearing in mind what is experienced by the teacher in his daily teaching practise. In what concerns the expected results of this report we can state that it is intended that teachers become aware of the importance of the reflective dimension that should lead the teachers' professional life, in order to promote the construction of his identity and professional development.Universidade de Évora2015-01-08T17:18:55Z2015-01-082011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12385http://hdl.handle.net/10174/12385porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Bom, Raquel Guerreiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:37Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:49.463004Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório apresentado no âmbito da prática de ensino supervisionada - Agrupamento de Escolas de Redondo - EB2,3/S Dr. Hernâni Cidade
title Relatório apresentado no âmbito da prática de ensino supervisionada - Agrupamento de Escolas de Redondo - EB2,3/S Dr. Hernâni Cidade
spellingShingle Relatório apresentado no âmbito da prática de ensino supervisionada - Agrupamento de Escolas de Redondo - EB2,3/S Dr. Hernâni Cidade
Bom, Raquel Guerreiro
Reflexão
Prática de ensino
Desenvolvimento profissional
Reflection
Teaching practice
Professional Development
title_short Relatório apresentado no âmbito da prática de ensino supervisionada - Agrupamento de Escolas de Redondo - EB2,3/S Dr. Hernâni Cidade
title_full Relatório apresentado no âmbito da prática de ensino supervisionada - Agrupamento de Escolas de Redondo - EB2,3/S Dr. Hernâni Cidade
title_fullStr Relatório apresentado no âmbito da prática de ensino supervisionada - Agrupamento de Escolas de Redondo - EB2,3/S Dr. Hernâni Cidade
title_full_unstemmed Relatório apresentado no âmbito da prática de ensino supervisionada - Agrupamento de Escolas de Redondo - EB2,3/S Dr. Hernâni Cidade
title_sort Relatório apresentado no âmbito da prática de ensino supervisionada - Agrupamento de Escolas de Redondo - EB2,3/S Dr. Hernâni Cidade
author Bom, Raquel Guerreiro
author_facet Bom, Raquel Guerreiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bom, Raquel Guerreiro
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexão
Prática de ensino
Desenvolvimento profissional
Reflection
Teaching practice
Professional Development
topic Reflexão
Prática de ensino
Desenvolvimento profissional
Reflection
Teaching practice
Professional Development
description Este Relatório pretende ser uma reflexão sobre as diferentes dimensões que constituem o âmbito de intervenção profissional o professor. Para concretizar a finalidade deste trabalho, procede-se a uma análise das áreas estruturantes: preparação científica, pedagógica e didáctica; planificação e condução de aulas e avaliação de aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola e desenvolvimento profissional. Cada uma destas áreas é amplamente analisada à luz do que é vivenciado pelo professor na sua prática lectiva diária. No que diz respeito aos resultados esperados com este trabalho, pode afirmar-se que se pretende que haja uma tomada de consciência relativamente à importância da dimensão reflexiva que deve pautar a vida profissional do professor, no sentido de promover a construção da sua identidade e do seu desenvolvimento profissional; ### ABSTRACT: This report intends to be a reflection on the different dimensions that are part of teacher's professional intervention. In order to accomplish the goal of this report, there will be an analysis of the following structuring areas scientific pedagogic and didactic preparation; classroom planning and management and learning assessment; teaching analysis; participation in school life and teacher's professional development. Each one of these areas was largely analysed bearing in mind what is experienced by the teacher in his daily teaching practise. In what concerns the expected results of this report we can state that it is intended that teachers become aware of the importance of the reflective dimension that should lead the teachers' professional life, in order to promote the construction of his identity and professional development.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2015-01-08T17:18:55Z
2015-01-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12385
http://hdl.handle.net/10174/12385
url http://hdl.handle.net/10174/12385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136543178227712