Relatório apresentado no âmbito da prática de ensino supervisionada - Agrupamento de Escolas de Redondo - EB2,3/S Dr. Hernâni Cidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/12385 |
Resumo: | Este Relatório pretende ser uma reflexão sobre as diferentes dimensões que constituem o âmbito de intervenção profissional o professor. Para concretizar a finalidade deste trabalho, procede-se a uma análise das áreas estruturantes: preparação científica, pedagógica e didáctica; planificação e condução de aulas e avaliação de aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola e desenvolvimento profissional. Cada uma destas áreas é amplamente analisada à luz do que é vivenciado pelo professor na sua prática lectiva diária. No que diz respeito aos resultados esperados com este trabalho, pode afirmar-se que se pretende que haja uma tomada de consciência relativamente à importância da dimensão reflexiva que deve pautar a vida profissional do professor, no sentido de promover a construção da sua identidade e do seu desenvolvimento profissional; ### ABSTRACT: This report intends to be a reflection on the different dimensions that are part of teacher's professional intervention. In order to accomplish the goal of this report, there will be an analysis of the following structuring areas scientific pedagogic and didactic preparation; classroom planning and management and learning assessment; teaching analysis; participation in school life and teacher's professional development. Each one of these areas was largely analysed bearing in mind what is experienced by the teacher in his daily teaching practise. In what concerns the expected results of this report we can state that it is intended that teachers become aware of the importance of the reflective dimension that should lead the teachers' professional life, in order to promote the construction of his identity and professional development. |
id |
RCAP_2bd7404e84b2279f5ef00585aab91e36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/12385 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório apresentado no âmbito da prática de ensino supervisionada - Agrupamento de Escolas de Redondo - EB2,3/S Dr. Hernâni CidadeReflexãoPrática de ensinoDesenvolvimento profissionalReflectionTeaching practiceProfessional DevelopmentEste Relatório pretende ser uma reflexão sobre as diferentes dimensões que constituem o âmbito de intervenção profissional o professor. Para concretizar a finalidade deste trabalho, procede-se a uma análise das áreas estruturantes: preparação científica, pedagógica e didáctica; planificação e condução de aulas e avaliação de aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola e desenvolvimento profissional. Cada uma destas áreas é amplamente analisada à luz do que é vivenciado pelo professor na sua prática lectiva diária. No que diz respeito aos resultados esperados com este trabalho, pode afirmar-se que se pretende que haja uma tomada de consciência relativamente à importância da dimensão reflexiva que deve pautar a vida profissional do professor, no sentido de promover a construção da sua identidade e do seu desenvolvimento profissional; ### ABSTRACT: This report intends to be a reflection on the different dimensions that are part of teacher's professional intervention. In order to accomplish the goal of this report, there will be an analysis of the following structuring areas scientific pedagogic and didactic preparation; classroom planning and management and learning assessment; teaching analysis; participation in school life and teacher's professional development. Each one of these areas was largely analysed bearing in mind what is experienced by the teacher in his daily teaching practise. In what concerns the expected results of this report we can state that it is intended that teachers become aware of the importance of the reflective dimension that should lead the teachers' professional life, in order to promote the construction of his identity and professional development.Universidade de Évora2015-01-08T17:18:55Z2015-01-082011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12385http://hdl.handle.net/10174/12385porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Bom, Raquel Guerreiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:37Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:49.463004Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório apresentado no âmbito da prática de ensino supervisionada - Agrupamento de Escolas de Redondo - EB2,3/S Dr. Hernâni Cidade |
title |
Relatório apresentado no âmbito da prática de ensino supervisionada - Agrupamento de Escolas de Redondo - EB2,3/S Dr. Hernâni Cidade |
spellingShingle |
Relatório apresentado no âmbito da prática de ensino supervisionada - Agrupamento de Escolas de Redondo - EB2,3/S Dr. Hernâni Cidade Bom, Raquel Guerreiro Reflexão Prática de ensino Desenvolvimento profissional Reflection Teaching practice Professional Development |
title_short |
Relatório apresentado no âmbito da prática de ensino supervisionada - Agrupamento de Escolas de Redondo - EB2,3/S Dr. Hernâni Cidade |
title_full |
Relatório apresentado no âmbito da prática de ensino supervisionada - Agrupamento de Escolas de Redondo - EB2,3/S Dr. Hernâni Cidade |
title_fullStr |
Relatório apresentado no âmbito da prática de ensino supervisionada - Agrupamento de Escolas de Redondo - EB2,3/S Dr. Hernâni Cidade |
title_full_unstemmed |
Relatório apresentado no âmbito da prática de ensino supervisionada - Agrupamento de Escolas de Redondo - EB2,3/S Dr. Hernâni Cidade |
title_sort |
Relatório apresentado no âmbito da prática de ensino supervisionada - Agrupamento de Escolas de Redondo - EB2,3/S Dr. Hernâni Cidade |
author |
Bom, Raquel Guerreiro |
author_facet |
Bom, Raquel Guerreiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bom, Raquel Guerreiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reflexão Prática de ensino Desenvolvimento profissional Reflection Teaching practice Professional Development |
topic |
Reflexão Prática de ensino Desenvolvimento profissional Reflection Teaching practice Professional Development |
description |
Este Relatório pretende ser uma reflexão sobre as diferentes dimensões que constituem o âmbito de intervenção profissional o professor. Para concretizar a finalidade deste trabalho, procede-se a uma análise das áreas estruturantes: preparação científica, pedagógica e didáctica; planificação e condução de aulas e avaliação de aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola e desenvolvimento profissional. Cada uma destas áreas é amplamente analisada à luz do que é vivenciado pelo professor na sua prática lectiva diária. No que diz respeito aos resultados esperados com este trabalho, pode afirmar-se que se pretende que haja uma tomada de consciência relativamente à importância da dimensão reflexiva que deve pautar a vida profissional do professor, no sentido de promover a construção da sua identidade e do seu desenvolvimento profissional; ### ABSTRACT: This report intends to be a reflection on the different dimensions that are part of teacher's professional intervention. In order to accomplish the goal of this report, there will be an analysis of the following structuring areas scientific pedagogic and didactic preparation; classroom planning and management and learning assessment; teaching analysis; participation in school life and teacher's professional development. Each one of these areas was largely analysed bearing in mind what is experienced by the teacher in his daily teaching practise. In what concerns the expected results of this report we can state that it is intended that teachers become aware of the importance of the reflective dimension that should lead the teachers' professional life, in order to promote the construction of his identity and professional development. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2015-01-08T17:18:55Z 2015-01-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/12385 http://hdl.handle.net/10174/12385 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/12385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136543178227712 |