Relatório de Estágio: Entre um palco e um guião de saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, Marcelo José Coelho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8686
Resumo: O presente Relatório de Estágio tem como intuito refletir, criticamente, sobre o que foi sendo realizado nos diferentes contextos educativos, no âmbito da Unidade Curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, parte integrante do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento visa a obtenção do grau mestre, habilitando para a docência em 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Neste sentido, este documento espelha o percurso individual de formação, com opções fundamentadas e contextualizadas, perspetivando a articulação entre os saberes teóricos e os saberes práticos construídos e aplicados no contexto concreto da formação do mestrando. Todo este processo, tanto o que se refere ao 1.º ciclo como o que respeita ao 2.ºciclo do Ensino Básico, efetivou-se no Agrupamento de Escolas Vallis Longus – na Escola Básica Valado e na Escola Básica Vallis Longus. O trabalho concretizado nos contextos supracitados teve como propósito o desenvolvimento de competências associadas ao saber agir em ação, partindo de um quadro concetual rigoroso e adequado às características específicas de cada nível educativo. Para isso, foi fundamental uma atitude profissional indagadora de caráter fortemente investigativo e crítico-reflexivo, possibilitando agir intencionalmente em cada situação, atendendo às necessidades individuais e específicas de cada criança, numa perspetiva diferenciada. Ao longo de todo o trabalho, foi adotada uma metodologia com características da investigação-ação, pautada por momentos constantes de observação, reflexão e avaliação, que possibilitaram a planificação de atividades que fossem ao encontro das necessidades que iam surgindo na turma. Por fim, convém lembrar que todas as experiências vivenciadas ao longo da Prática Educativa potenciaram o desenvolvimento de aprendizagens pessoais e profissionais, refletindo este Relatório de Estágio a evolução do mestrando ao longo deste trajeto.
id RCAP_57f135c40ba5c39129c0b34766518f32
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8686
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio: Entre um palco e um guião de saberesPrática educativaReflexãoObservaçãoPlanificaçãoDesenvolvimento profissionalEducational PracticeReflectionObservationProfessional developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio tem como intuito refletir, criticamente, sobre o que foi sendo realizado nos diferentes contextos educativos, no âmbito da Unidade Curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, parte integrante do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento visa a obtenção do grau mestre, habilitando para a docência em 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Neste sentido, este documento espelha o percurso individual de formação, com opções fundamentadas e contextualizadas, perspetivando a articulação entre os saberes teóricos e os saberes práticos construídos e aplicados no contexto concreto da formação do mestrando. Todo este processo, tanto o que se refere ao 1.º ciclo como o que respeita ao 2.ºciclo do Ensino Básico, efetivou-se no Agrupamento de Escolas Vallis Longus – na Escola Básica Valado e na Escola Básica Vallis Longus. O trabalho concretizado nos contextos supracitados teve como propósito o desenvolvimento de competências associadas ao saber agir em ação, partindo de um quadro concetual rigoroso e adequado às características específicas de cada nível educativo. Para isso, foi fundamental uma atitude profissional indagadora de caráter fortemente investigativo e crítico-reflexivo, possibilitando agir intencionalmente em cada situação, atendendo às necessidades individuais e específicas de cada criança, numa perspetiva diferenciada. Ao longo de todo o trabalho, foi adotada uma metodologia com características da investigação-ação, pautada por momentos constantes de observação, reflexão e avaliação, que possibilitaram a planificação de atividades que fossem ao encontro das necessidades que iam surgindo na turma. Por fim, convém lembrar que todas as experiências vivenciadas ao longo da Prática Educativa potenciaram o desenvolvimento de aprendizagens pessoais e profissionais, refletindo este Relatório de Estágio a evolução do mestrando ao longo deste trajeto.This Internship Report intends to reflect critically on what was done on the different educational contexts, under the scope of the curricular unit of Curriculum Integration: Educational Practice and Internship Report, which is part of syllabus of the Master in Teaching the 1st and 2nd Cycle of Basic Education. This paper aims the achievement of the master's degree, qualifying the masters student for teaching in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education. Thus, this document reflects the individual formative path, with reasoned and contextualized options, envisaging the articulation between the theoretical and practical knowledge, constructed and applied in the specific context of the masters student's formation. This entire process, whether it regards the 1st cycle or the 2nd cycle of basic education, was effected in the School's Grouping of Vallis Longus - in the Basic School of Valado and in the Basic School of Vallis Longus. The work accomplished in the aforementioned contexts aimed to develop skills associated to the know how to act in action, starting off a strict conceptual framework, adapted to the specific characteristics of each educational level. Therefore, it was essential to adopt an inquisitive professional attitude, with a strongly investigative and critical-reflexive character, that enabled to act intentionally in every situation, attending to the individual and specific needs of each child in a differentiated perspective. Throughout all the work, was adopted a methodology with the features of action-research, marked by constant moments of observation, reflection and evaluation, which allowed the planning of activities that would meet the needs that emerged in the classroom. Lastly, it should be remembered that all the experiences along the Educational Practice potentiated the development of personal and professional learning, reflecting this Internship Report the evolution of the masters student along this path.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoGomes, José AntónioRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLeão, Marcelo José Coelho2016-11-23T12:21:48Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8686TID:201325233porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:28Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:29.011265Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio: Entre um palco e um guião de saberes
title Relatório de Estágio: Entre um palco e um guião de saberes
spellingShingle Relatório de Estágio: Entre um palco e um guião de saberes
Leão, Marcelo José Coelho
Prática educativa
Reflexão
Observação
Planificação
Desenvolvimento profissional
Educational Practice
Reflection
Observation
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio: Entre um palco e um guião de saberes
title_full Relatório de Estágio: Entre um palco e um guião de saberes
title_fullStr Relatório de Estágio: Entre um palco e um guião de saberes
title_full_unstemmed Relatório de Estágio: Entre um palco e um guião de saberes
title_sort Relatório de Estágio: Entre um palco e um guião de saberes
author Leão, Marcelo José Coelho
author_facet Leão, Marcelo José Coelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, José António
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Leão, Marcelo José Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa
Reflexão
Observação
Planificação
Desenvolvimento profissional
Educational Practice
Reflection
Observation
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática educativa
Reflexão
Observação
Planificação
Desenvolvimento profissional
Educational Practice
Reflection
Observation
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio tem como intuito refletir, criticamente, sobre o que foi sendo realizado nos diferentes contextos educativos, no âmbito da Unidade Curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, parte integrante do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento visa a obtenção do grau mestre, habilitando para a docência em 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Neste sentido, este documento espelha o percurso individual de formação, com opções fundamentadas e contextualizadas, perspetivando a articulação entre os saberes teóricos e os saberes práticos construídos e aplicados no contexto concreto da formação do mestrando. Todo este processo, tanto o que se refere ao 1.º ciclo como o que respeita ao 2.ºciclo do Ensino Básico, efetivou-se no Agrupamento de Escolas Vallis Longus – na Escola Básica Valado e na Escola Básica Vallis Longus. O trabalho concretizado nos contextos supracitados teve como propósito o desenvolvimento de competências associadas ao saber agir em ação, partindo de um quadro concetual rigoroso e adequado às características específicas de cada nível educativo. Para isso, foi fundamental uma atitude profissional indagadora de caráter fortemente investigativo e crítico-reflexivo, possibilitando agir intencionalmente em cada situação, atendendo às necessidades individuais e específicas de cada criança, numa perspetiva diferenciada. Ao longo de todo o trabalho, foi adotada uma metodologia com características da investigação-ação, pautada por momentos constantes de observação, reflexão e avaliação, que possibilitaram a planificação de atividades que fossem ao encontro das necessidades que iam surgindo na turma. Por fim, convém lembrar que todas as experiências vivenciadas ao longo da Prática Educativa potenciaram o desenvolvimento de aprendizagens pessoais e profissionais, refletindo este Relatório de Estágio a evolução do mestrando ao longo deste trajeto.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-11-23T12:21:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8686
TID:201325233
url http://hdl.handle.net/10400.22/8686
identifier_str_mv TID:201325233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131390864785408