Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/26313 |
Resumo: | O presente relatório pretende descrever a prática de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira, o Espanhol, na Escola Profissional da Região Alentejo, no ano letivo 2018/2019. A descrição incidirá sobre uma turma do terceiro ano, do Curso Profissional Técnico de Restauração. Tendo sempre presente a importância da educação e sendo esta um processo em contínua mudança, cujos protagonistas são o aluno e o professor, o relato desta experiência será acompanhado de uma análise dos documentos orientadores, bem como de uma reflexão sobre as metodologias e técnicas selecionadas para a nossa prática pedagógica, desenvolvida sobre cinco princípios orientadores: preparação científica, pedagógica e didática; planificação, condução de aulas e avaliação das aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola; desenvolvimento profissional; ABSTRACT: Report on the curricular unit Mentored Teaching Practice. This report aims to describe the practice of teaching and learning a foreign language, Spanish, at a Vocational School in Alentejo Region, called EPRAL, in the school year of 2018/2019. The description will focus on a class in the third year of the professional course of Hotel and Catering. Always bearing in mind the importance of education and being a process in continuous change, whose protagonists are the students and the teacher, the report of this experience will be accompanied by an analysis of the guiding documents, as well as a reflection on the methodologies and techniques selected for our pedagogical practice, developed on five guiding principles: scientific, pedagogical and didactic preparation; planning, conducting classes and assessment of learning; analysis of teaching practice; participation in school; professional development. |
id |
RCAP_e963e70c73fda9fbe93a6a35b8ef147b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/26313 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionadaPrática de ensino e aprendizagemLíngua estrangeiraCurso profissionalReflexãoPrática pedagógicaTeaching and learning practiceForeign languageProfessional courseReflectionPedagogical practiceO presente relatório pretende descrever a prática de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira, o Espanhol, na Escola Profissional da Região Alentejo, no ano letivo 2018/2019. A descrição incidirá sobre uma turma do terceiro ano, do Curso Profissional Técnico de Restauração. Tendo sempre presente a importância da educação e sendo esta um processo em contínua mudança, cujos protagonistas são o aluno e o professor, o relato desta experiência será acompanhado de uma análise dos documentos orientadores, bem como de uma reflexão sobre as metodologias e técnicas selecionadas para a nossa prática pedagógica, desenvolvida sobre cinco princípios orientadores: preparação científica, pedagógica e didática; planificação, condução de aulas e avaliação das aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola; desenvolvimento profissional; ABSTRACT: Report on the curricular unit Mentored Teaching Practice. This report aims to describe the practice of teaching and learning a foreign language, Spanish, at a Vocational School in Alentejo Region, called EPRAL, in the school year of 2018/2019. The description will focus on a class in the third year of the professional course of Hotel and Catering. Always bearing in mind the importance of education and being a process in continuous change, whose protagonists are the students and the teacher, the report of this experience will be accompanied by an analysis of the guiding documents, as well as a reflection on the methodologies and techniques selected for our pedagogical practice, developed on five guiding principles: scientific, pedagogical and didactic preparation; planning, conducting classes and assessment of learning; analysis of teaching practice; participation in school; professional development.Universidade de Évora2020-01-07T17:41:46Z2020-01-072019-11-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/26313http://hdl.handle.net/10174/26313TID:202351700porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoanabelaorvalho@gmail.com229Orvalho, Anabela da Conceição Valente dos Santos Mira Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:20:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26313Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:39.543801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada |
title |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada |
spellingShingle |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada Orvalho, Anabela da Conceição Valente dos Santos Mira Mendes Prática de ensino e aprendizagem Língua estrangeira Curso profissional Reflexão Prática pedagógica Teaching and learning practice Foreign language Professional course Reflection Pedagogical practice |
title_short |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada |
title_full |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada |
title_fullStr |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada |
title_sort |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada |
author |
Orvalho, Anabela da Conceição Valente dos Santos Mira Mendes |
author_facet |
Orvalho, Anabela da Conceição Valente dos Santos Mira Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Orvalho, Anabela da Conceição Valente dos Santos Mira Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino e aprendizagem Língua estrangeira Curso profissional Reflexão Prática pedagógica Teaching and learning practice Foreign language Professional course Reflection Pedagogical practice |
topic |
Prática de ensino e aprendizagem Língua estrangeira Curso profissional Reflexão Prática pedagógica Teaching and learning practice Foreign language Professional course Reflection Pedagogical practice |
description |
O presente relatório pretende descrever a prática de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira, o Espanhol, na Escola Profissional da Região Alentejo, no ano letivo 2018/2019. A descrição incidirá sobre uma turma do terceiro ano, do Curso Profissional Técnico de Restauração. Tendo sempre presente a importância da educação e sendo esta um processo em contínua mudança, cujos protagonistas são o aluno e o professor, o relato desta experiência será acompanhado de uma análise dos documentos orientadores, bem como de uma reflexão sobre as metodologias e técnicas selecionadas para a nossa prática pedagógica, desenvolvida sobre cinco princípios orientadores: preparação científica, pedagógica e didática; planificação, condução de aulas e avaliação das aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola; desenvolvimento profissional; ABSTRACT: Report on the curricular unit Mentored Teaching Practice. This report aims to describe the practice of teaching and learning a foreign language, Spanish, at a Vocational School in Alentejo Region, called EPRAL, in the school year of 2018/2019. The description will focus on a class in the third year of the professional course of Hotel and Catering. Always bearing in mind the importance of education and being a process in continuous change, whose protagonists are the students and the teacher, the report of this experience will be accompanied by an analysis of the guiding documents, as well as a reflection on the methodologies and techniques selected for our pedagogical practice, developed on five guiding principles: scientific, pedagogical and didactic preparation; planning, conducting classes and assessment of learning; analysis of teaching practice; participation in school; professional development. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-20T00:00:00Z 2020-01-07T17:41:46Z 2020-01-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/26313 http://hdl.handle.net/10174/26313 TID:202351700 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/26313 |
identifier_str_mv |
TID:202351700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação anabelaorvalho@gmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136648830648320 |