As fábulas e os valores sociais em contexto pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Ana Patrícia Fernandes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1455
Resumo: No âmbito da prática profissional inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar, implementou-se um projeto de educação para os valores morais e sociais num grupo de crianças de um jardim de infância do concelho de Viana do Castelo. Neste projeto pretendeu-se verificar se as fábulas eram uma estratégia adequada para sensibilizar e incutir nas crianças os valores socialmente aceites. Neste sentido, foram definidos os seguintes objetivos: 1) Perceber a recetividade das crianças para a compreensão das fábulas; 2) Aferir se as crianças conseguem identificar o valor contemplado em cada fábula; 3) Averiguar se as fábulas contribuem para a formação de valores nas crianças. Neste estudo optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa e utilizaram-se como técnicas de recolha de dados a observação participante, notas de campo, filmagens, fotografias e registos gráficos das crianças. O procedimento de análise privilegiado foi a análise de conteúdo. A recolha de dados foi iniciada através de um percurso pedagógico constituído por tarefas e sub-tarefas, enquadradas na Prática de Ensino Supervisionada II e implementado entre março e maio. Como conclusão principal deste estudo constata-se o entusiasmo e capacidade de compreensão manifestada pelas crianças perante o género narrativo: fábulas. As crianças mostravam interesse e curiosidade pelo valor transmitido pelas fábulas, aspeto refletido nas atividades que lhes eram inerentes. Foi possível verificar que houve uma evolução bastante significativa desde o início do estudo até à sua concretização ao nível das relações interpessoais das crianças umas com as outras e com os adultos. As relações entre as crianças tornaram-se mais harmoniosas, partilham o material e os brinquedos sem conflitos, é notório um maior respeito pelos adultos e pelos amigos, todos se entreajudam nas tarefas da sala e os laços de amizade no grupo emergem cada dia mais fortificados. Em suma, pode-se concluir que as fábulas foram um ótimo recurso pedagógico para sensibilizar as crianças para os valores da partilha, respeito, entreajuda e amizade.
id RCAP_2bde7ee81a3faa380e0c344c04dbf16c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1455
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As fábulas e os valores sociais em contexto pré-escolarCriançasFábulasValores sociais e moraisChildrenFablesMoral and social valuesNo âmbito da prática profissional inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar, implementou-se um projeto de educação para os valores morais e sociais num grupo de crianças de um jardim de infância do concelho de Viana do Castelo. Neste projeto pretendeu-se verificar se as fábulas eram uma estratégia adequada para sensibilizar e incutir nas crianças os valores socialmente aceites. Neste sentido, foram definidos os seguintes objetivos: 1) Perceber a recetividade das crianças para a compreensão das fábulas; 2) Aferir se as crianças conseguem identificar o valor contemplado em cada fábula; 3) Averiguar se as fábulas contribuem para a formação de valores nas crianças. Neste estudo optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa e utilizaram-se como técnicas de recolha de dados a observação participante, notas de campo, filmagens, fotografias e registos gráficos das crianças. O procedimento de análise privilegiado foi a análise de conteúdo. A recolha de dados foi iniciada através de um percurso pedagógico constituído por tarefas e sub-tarefas, enquadradas na Prática de Ensino Supervisionada II e implementado entre março e maio. Como conclusão principal deste estudo constata-se o entusiasmo e capacidade de compreensão manifestada pelas crianças perante o género narrativo: fábulas. As crianças mostravam interesse e curiosidade pelo valor transmitido pelas fábulas, aspeto refletido nas atividades que lhes eram inerentes. Foi possível verificar que houve uma evolução bastante significativa desde o início do estudo até à sua concretização ao nível das relações interpessoais das crianças umas com as outras e com os adultos. As relações entre as crianças tornaram-se mais harmoniosas, partilham o material e os brinquedos sem conflitos, é notório um maior respeito pelos adultos e pelos amigos, todos se entreajudam nas tarefas da sala e os laços de amizade no grupo emergem cada dia mais fortificados. Em suma, pode-se concluir que as fábulas foram um ótimo recurso pedagógico para sensibilizar as crianças para os valores da partilha, respeito, entreajuda e amizade.In the context of the professional practice inserted in the master’s degree in Preschool Education, an education project was implemented for the moral and social values in a children group of a kindergarten of the municipality of Viana do Castelo. In this project, it was intended to verify if the fables were an adapted strategy for the children in order to sensitize and inculcate them the values socially accepted. This way, were defined the following objectives: 1) To understand the children’s receptiveness for the understanding of the fables; 2) To survey if the children are able to identify the value contemplated in each fable; 3) To inquire if the fables contribute for the training of values for the children. In this study, it was opted for an investigation methodology of qualitative nature and had been used techniques like collecting data where the participant comments, field notes, filmings, photographs, and graphical registers of the children. The privileged procedure of analysis was the content analysis. Collecting the data has been initiated through a pedagogical way constituted of tasks and sub-tasks, fitting the Supervised Practice of Education II implemented between March and May. As main conclusion of this study is evidenced the apparent enthusiasm and understanding capacity towards the narrative kind: fables. The children were showing interest and curiosity for the transmitted value from the fables, aspect reflected in the activities which were inherent for them. It was possible to verify that it had an evolution quite significant from the start of the study to its end at the level of the interpersonal relations of children ones with the others and with the adults. Relations between children became more harmonious, the material and the toys are shared without conflicts, a bigger respect for the adults and the friends is noticed, they help each other in the tasks of the room, the friendship’s laces in the group are growing each day. To conclude, we can say that the fables were an excellent pedagogical resource in order to sensitize the children for the values of share, respect, friendship and mutual help.2016-01-18T11:36:38Z2012-10-25T00:00:00Z2012-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1455porBorges, Ana Patrícia Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:43Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1455Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:24.547999Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As fábulas e os valores sociais em contexto pré-escolar
title As fábulas e os valores sociais em contexto pré-escolar
spellingShingle As fábulas e os valores sociais em contexto pré-escolar
Borges, Ana Patrícia Fernandes
Crianças
Fábulas
Valores sociais e morais
Children
Fables
Moral and social values
title_short As fábulas e os valores sociais em contexto pré-escolar
title_full As fábulas e os valores sociais em contexto pré-escolar
title_fullStr As fábulas e os valores sociais em contexto pré-escolar
title_full_unstemmed As fábulas e os valores sociais em contexto pré-escolar
title_sort As fábulas e os valores sociais em contexto pré-escolar
author Borges, Ana Patrícia Fernandes
author_facet Borges, Ana Patrícia Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Ana Patrícia Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Fábulas
Valores sociais e morais
Children
Fables
Moral and social values
topic Crianças
Fábulas
Valores sociais e morais
Children
Fables
Moral and social values
description No âmbito da prática profissional inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar, implementou-se um projeto de educação para os valores morais e sociais num grupo de crianças de um jardim de infância do concelho de Viana do Castelo. Neste projeto pretendeu-se verificar se as fábulas eram uma estratégia adequada para sensibilizar e incutir nas crianças os valores socialmente aceites. Neste sentido, foram definidos os seguintes objetivos: 1) Perceber a recetividade das crianças para a compreensão das fábulas; 2) Aferir se as crianças conseguem identificar o valor contemplado em cada fábula; 3) Averiguar se as fábulas contribuem para a formação de valores nas crianças. Neste estudo optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa e utilizaram-se como técnicas de recolha de dados a observação participante, notas de campo, filmagens, fotografias e registos gráficos das crianças. O procedimento de análise privilegiado foi a análise de conteúdo. A recolha de dados foi iniciada através de um percurso pedagógico constituído por tarefas e sub-tarefas, enquadradas na Prática de Ensino Supervisionada II e implementado entre março e maio. Como conclusão principal deste estudo constata-se o entusiasmo e capacidade de compreensão manifestada pelas crianças perante o género narrativo: fábulas. As crianças mostravam interesse e curiosidade pelo valor transmitido pelas fábulas, aspeto refletido nas atividades que lhes eram inerentes. Foi possível verificar que houve uma evolução bastante significativa desde o início do estudo até à sua concretização ao nível das relações interpessoais das crianças umas com as outras e com os adultos. As relações entre as crianças tornaram-se mais harmoniosas, partilham o material e os brinquedos sem conflitos, é notório um maior respeito pelos adultos e pelos amigos, todos se entreajudam nas tarefas da sala e os laços de amizade no grupo emergem cada dia mais fortificados. Em suma, pode-se concluir que as fábulas foram um ótimo recurso pedagógico para sensibilizar as crianças para os valores da partilha, respeito, entreajuda e amizade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-25T00:00:00Z
2012-10-25
2016-01-18T11:36:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1455
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131520433127424