Avaliação em matemática – novas prioridades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Paulo
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/242
Resumo: Este texto incide sobre a temática da avaliação das aprendizagens matemáticas. A sua abordagem tem por base o contexto pedagógico-didáctico da resolução de problemas, onde apresentamos alguns instrumentos de avaliação que, ainda que não sejam de nossa autoria, merecem o nosso esforço de tradução para língua portuguesa para poderem chegar mais facilmente a todos os docentes que se interessem pelo tema da avaliação. Através de uma análise crítica de alguma da literatura sobre o assunto, o texto está estruturado com base nos seguintes tópicos: 1– Perspectivas actuais de ensino-aprendizagem da Matemática; 2- Conceptualização do conceito de avaliação; 3-Objecto da avaliação; 4- Instrumentos de avaliação e, 5- Avaliação e classificação.
id RCAP_2be340f85ab6db9fa890f9a9136537ae
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/242
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação em matemática – novas prioridadesEnsino-aprendizagem da matemáticaContexto pedagógico-didácticoInstrumentos de avaliaçãoEste texto incide sobre a temática da avaliação das aprendizagens matemáticas. A sua abordagem tem por base o contexto pedagógico-didáctico da resolução de problemas, onde apresentamos alguns instrumentos de avaliação que, ainda que não sejam de nossa autoria, merecem o nosso esforço de tradução para língua portuguesa para poderem chegar mais facilmente a todos os docentes que se interessem pelo tema da avaliação. Através de uma análise crítica de alguma da literatura sobre o assunto, o texto está estruturado com base nos seguintes tópicos: 1– Perspectivas actuais de ensino-aprendizagem da Matemática; 2- Conceptualização do conceito de avaliação; 3-Objecto da avaliação; 4- Instrumentos de avaliação e, 5- Avaliação e classificação.IPCB. Escola Superior de Educação de Castelo BrancoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoAfonso, Paulo2010-07-02T11:04:01Z2002-122002-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/242porAFONSO, Paulo (2002) - Avaliação em matemática : novas prioridades. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação. ISSN 0873-0504. Ano VIII, nº 13, p. 119-135.0873-0504info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:37:11Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:31:52.825237Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação em matemática – novas prioridades
title Avaliação em matemática – novas prioridades
spellingShingle Avaliação em matemática – novas prioridades
Afonso, Paulo
Ensino-aprendizagem da matemática
Contexto pedagógico-didáctico
Instrumentos de avaliação
title_short Avaliação em matemática – novas prioridades
title_full Avaliação em matemática – novas prioridades
title_fullStr Avaliação em matemática – novas prioridades
title_full_unstemmed Avaliação em matemática – novas prioridades
title_sort Avaliação em matemática – novas prioridades
author Afonso, Paulo
author_facet Afonso, Paulo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem da matemática
Contexto pedagógico-didáctico
Instrumentos de avaliação
topic Ensino-aprendizagem da matemática
Contexto pedagógico-didáctico
Instrumentos de avaliação
description Este texto incide sobre a temática da avaliação das aprendizagens matemáticas. A sua abordagem tem por base o contexto pedagógico-didáctico da resolução de problemas, onde apresentamos alguns instrumentos de avaliação que, ainda que não sejam de nossa autoria, merecem o nosso esforço de tradução para língua portuguesa para poderem chegar mais facilmente a todos os docentes que se interessem pelo tema da avaliação. Através de uma análise crítica de alguma da literatura sobre o assunto, o texto está estruturado com base nos seguintes tópicos: 1– Perspectivas actuais de ensino-aprendizagem da Matemática; 2- Conceptualização do conceito de avaliação; 3-Objecto da avaliação; 4- Instrumentos de avaliação e, 5- Avaliação e classificação.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12
2002-12-01T00:00:00Z
2010-07-02T11:04:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/242
url http://hdl.handle.net/10400.11/242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv AFONSO, Paulo (2002) - Avaliação em matemática : novas prioridades. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação. ISSN 0873-0504. Ano VIII, nº 13, p. 119-135.
0873-0504
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPCB. Escola Superior de Educação de Castelo Branco
publisher.none.fl_str_mv IPCB. Escola Superior de Educação de Castelo Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130774826385408