Relatório final de estágio realizado na Escola Básica integrada com Jardim de Infância D. Carlos I no ano lectivo 2009/2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Vítor Hugo Urze
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/3521
Resumo: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_b0f8e1c18118c52a9078d738e7063c98
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/3521
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Básica integrada com Jardim de Infância D. Carlos I no ano lectivo 2009/2010AprendizagemDidácticaEnsinoEstágioPedagogiaMestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioApós terminado o estágio na escola, que se traduz no culminar da formação académica na área da educação, surge a fase de uma análise reflexiva de todo este período de tempo que se tornaria uma experiência intensa e recompensadora para o professor estagiário. Foram desenvolvidas todas as tarefas previstas no guia de estágio, seguindo sempre as indicações do mesmo segundo as diferentes áreas de intervenção. Durante este percurso surgiram dificuldades, para as quais foi necessário criar soluções para as resolver, foram identificados pontos fortes e pontos fracos os quais as características pessoais podem influenciar. A participação na escola como professor não se prendeu exclusivamente à sala de aula, pois surgiram actividades de desporto escolar, actividade interna de Educação Física, entre outras. Foi elaborado e apresentado um estudo relacionado com a indisciplina relativo à escola em questão. E elaborou-se também uma actividade de relação com a comunidade, aproveitando o espaço geográfico próximo e envolvendo vários níveis escolares culminando com a satisfação geral. A análise destas actividades foca-se nas decisões para problemas que surgiram, para os quais se criaram várias opções para encontrar uma solução, e o seu resultado serve de guia para uma intervenção futura.ABSTRACT : After the conclusion of the Traineeship in school context, which represents the culminating of the academic formation in the area of education and an intense and rewarding experience for the probationary teacher, a reflexive analysis of this period becomes necessary. The tasks foreseen in the Traineeship Guide have all been pursued, following always the indications of the same guide according to the different areas of intervention. During this path difficulties have appeared, and strengths and weaknesses have been identified which can be influenced by the personal characteristics and it was necessary to create solutions to resolve them. The participation at school as a Teacher was not restrained exclusively to the Physical Education classroom, therefore several activities such as school sports, traditional games among others, made a contribution to enrich the trainee’s formation. A study related with the perceptions of pupils classroom behavior was elaborated and presented to the community. The organization of an activity aiming the relationship with the school community and using the advantage the nearby geographic natural environment, promoted the participation of various school levels. The reflexive analysis of these activities focused at the choice of “decision making” for problem solving and it’s outcome, will assume a guidance line for future intervention.Silva, Luís Cravo daRepositório da Universidade de LisboaCosta, Vítor Hugo Urze20112011-09-02T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/3521porCosta, Vítor Urze (2011) - Relatório final de estágio realizado na Escola Básica integrada com Jardim de Infância D. Carlos I no ano lectivo 2009/2010. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:43Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3521Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:22.754076Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Básica integrada com Jardim de Infância D. Carlos I no ano lectivo 2009/2010
title Relatório final de estágio realizado na Escola Básica integrada com Jardim de Infância D. Carlos I no ano lectivo 2009/2010
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Básica integrada com Jardim de Infância D. Carlos I no ano lectivo 2009/2010
Costa, Vítor Hugo Urze
Aprendizagem
Didáctica
Ensino
Estágio
Pedagogia
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Básica integrada com Jardim de Infância D. Carlos I no ano lectivo 2009/2010
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Básica integrada com Jardim de Infância D. Carlos I no ano lectivo 2009/2010
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Básica integrada com Jardim de Infância D. Carlos I no ano lectivo 2009/2010
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Básica integrada com Jardim de Infância D. Carlos I no ano lectivo 2009/2010
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Básica integrada com Jardim de Infância D. Carlos I no ano lectivo 2009/2010
author Costa, Vítor Hugo Urze
author_facet Costa, Vítor Hugo Urze
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Luís Cravo da
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Vítor Hugo Urze
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Didáctica
Ensino
Estágio
Pedagogia
topic Aprendizagem
Didáctica
Ensino
Estágio
Pedagogia
description Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-09-02T00:00:00Z
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/3521
url http://hdl.handle.net/10400.5/3521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, Vítor Urze (2011) - Relatório final de estágio realizado na Escola Básica integrada com Jardim de Infância D. Carlos I no ano lectivo 2009/2010. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131000009129984