Módulo on-line para a aprendizagem de continuidade visual : concepção, desenvolvimento e validação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1324 |
Resumo: | A necessidade de reforçar o processo de aprendizagem do conceito e da prática da continuidade visual foi a base e serviu de motivação para esta dissertação. As novas tecnologias de Informação e Comunicação na organização e implementação do processo de aprendizagem, com recurso ao e-Learning como suporte mais eficaz e motivador foi a nossa escolha. A investigação realizada no ano lectivo 2005/2006 sobre a problemática acima mencionada foi a base deste estudo. O nosso principal objectivo centrou-se na concepção e validação de um módulo de suporte à aprendizagem da continuidade visual (conteúdo da disciplina de Ferramentas de Multimédia e Hipermédia da Licenciatura de Artes da Imagem – Vertente de Multimédia) e teste de e-Learning para apoio à aprendizagem do mesmo de forma a explorar estratégias de implementação on-line. Desenvolvemos este trabalho através da comparação de uma estratégia de ensino aprendizagem tradicional com uma solução baseada na Internet. Este estudo envolveu quatro turmas, duas no primeiro momento e as restantes no segundo. Na recolha de dados, nas duas experiências utilizámos as técnicas de observação directa e participante, apoiadas pelo diário de experiência, dados de inquérito e dados da plataforma. Na natureza do trabalho desenvolvido, na primeira experiência de perspectiva comparativa, uma turma trabalhou com o módulo em modelo experimental de contexto de bLearning (contexto presencial e online) e a outra no modelo tradicional de contexto presencial. Na experiência complementar as duas turmas trabalharam em contexto de bLearning. O investigador foi o professor das turmas. Os resultados demonstram que os alunos que trabalharam no modelo experimental conseguiram uma aprendizagem mais eficiente do módulo. Estes resultados foram influenciados pelo tipo de estratégias desenvolvidas e novas experiências de aprendizagem alcançadas. Concluímos que os resultados obtidos nas experiências foram favoráveis à adopção das soluções testadas. ABSTRACT: This paper was based and motivated by the need to reinforce the learning process of visual continuity’s concept and practice. We chose new communication and information technologies to plan and implement the learning process; we adopted the use of e-learning, since this is a more effective and motivating learning resource. This study was based on research undertaken during 2005-2006 academic year on the mentioned-above issue. Our main goal was to design and validate a module that could support the learning process of visual continuity (content of the seminar Multimedia and Hypermedia Tools of the Licenciatura in Visual Arts – Multimedia Section of Instituto Politécnico de Castelo Branco) and to test e-Learning as support to the learning process in order to explore strategies of on-line implementation. We developed this work by comparing a traditional learning and teaching strategy with an Internet-based solution. This research involved 4 college classes: two classes at the fist stage and the other two at the second one. At data collection stage, we used both direct and participant observation techniques - supported by the experiment diary, survey data and platform’s data - in both experiments. According to the nature of this work, on the first comparative experiment, the first class worked with the trial model within a context of bLearning (on-site and on-line context), while the other class worked within the traditional model. In the complementary experiment both classes worked within a context of bLearning. The researcher was the teacher of both classes. The results show that students that worked within the trial model learned the content of the module more efficiently. These results were influenced by the type of strategies developed and new learning experiments performed. We conclude that the results collected from these experiments contributed to the implementation of the tested solutions. |
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