Módulo on-line para a aprendizagem de continuidade visual : concepção, desenvolvimento e validação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Miguel Gago da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1324
Resumo: A necessidade de reforçar o processo de aprendizagem do conceito e da prática da continuidade visual foi a base e serviu de motivação para esta dissertação. As novas tecnologias de Informação e Comunicação na organização e implementação do processo de aprendizagem, com recurso ao e-Learning como suporte mais eficaz e motivador foi a nossa escolha. A investigação realizada no ano lectivo 2005/2006 sobre a problemática acima mencionada foi a base deste estudo. O nosso principal objectivo centrou-se na concepção e validação de um módulo de suporte à aprendizagem da continuidade visual (conteúdo da disciplina de Ferramentas de Multimédia e Hipermédia da Licenciatura de Artes da Imagem – Vertente de Multimédia) e teste de e-Learning para apoio à aprendizagem do mesmo de forma a explorar estratégias de implementação on-line. Desenvolvemos este trabalho através da comparação de uma estratégia de ensino aprendizagem tradicional com uma solução baseada na Internet. Este estudo envolveu quatro turmas, duas no primeiro momento e as restantes no segundo. Na recolha de dados, nas duas experiências utilizámos as técnicas de observação directa e participante, apoiadas pelo diário de experiência, dados de inquérito e dados da plataforma. Na natureza do trabalho desenvolvido, na primeira experiência de perspectiva comparativa, uma turma trabalhou com o módulo em modelo experimental de contexto de bLearning (contexto presencial e online) e a outra no modelo tradicional de contexto presencial. Na experiência complementar as duas turmas trabalharam em contexto de bLearning. O investigador foi o professor das turmas. Os resultados demonstram que os alunos que trabalharam no modelo experimental conseguiram uma aprendizagem mais eficiente do módulo. Estes resultados foram influenciados pelo tipo de estratégias desenvolvidas e novas experiências de aprendizagem alcançadas. Concluímos que os resultados obtidos nas experiências foram favoráveis à adopção das soluções testadas. ABSTRACT: This paper was based and motivated by the need to reinforce the learning process of visual continuity’s concept and practice. We chose new communication and information technologies to plan and implement the learning process; we adopted the use of e-learning, since this is a more effective and motivating learning resource. This study was based on research undertaken during 2005-2006 academic year on the mentioned-above issue. Our main goal was to design and validate a module that could support the learning process of visual continuity (content of the seminar Multimedia and Hypermedia Tools of the Licenciatura in Visual Arts – Multimedia Section of Instituto Politécnico de Castelo Branco) and to test e-Learning as support to the learning process in order to explore strategies of on-line implementation. We developed this work by comparing a traditional learning and teaching strategy with an Internet-based solution. This research involved 4 college classes: two classes at the fist stage and the other two at the second one. At data collection stage, we used both direct and participant observation techniques - supported by the experiment diary, survey data and platform’s data - in both experiments. According to the nature of this work, on the first comparative experiment, the first class worked with the trial model within a context of bLearning (on-site and on-line context), while the other class worked within the traditional model. In the complementary experiment both classes worked within a context of bLearning. The researcher was the teacher of both classes. The results show that students that worked within the trial model learned the content of the module more efficiently. These results were influenced by the type of strategies developed and new learning experiments performed. We conclude that the results collected from these experiments contributed to the implementation of the tested solutions.
id RCAP_2bf4bb0688198bf9cc4ab9bec6bc7a3e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1324
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Módulo on-line para a aprendizagem de continuidade visual : concepção, desenvolvimento e validaçãoEnsino multimédiaEnsino multimédiaE-learningEnsino assistido por computadorActividades de aprendizagemA necessidade de reforçar o processo de aprendizagem do conceito e da prática da continuidade visual foi a base e serviu de motivação para esta dissertação. As novas tecnologias de Informação e Comunicação na organização e implementação do processo de aprendizagem, com recurso ao e-Learning como suporte mais eficaz e motivador foi a nossa escolha. A investigação realizada no ano lectivo 2005/2006 sobre a problemática acima mencionada foi a base deste estudo. O nosso principal objectivo centrou-se na concepção e validação de um módulo de suporte à aprendizagem da continuidade visual (conteúdo da disciplina de Ferramentas de Multimédia e Hipermédia da Licenciatura de Artes da Imagem – Vertente de Multimédia) e teste de e-Learning para apoio à aprendizagem do mesmo de forma a explorar estratégias de implementação on-line. Desenvolvemos este trabalho através da comparação de uma estratégia de ensino aprendizagem tradicional com uma solução baseada na Internet. Este estudo envolveu quatro turmas, duas no primeiro momento e as restantes no segundo. Na recolha de dados, nas duas experiências utilizámos as técnicas de observação directa e participante, apoiadas pelo diário de experiência, dados de inquérito e dados da plataforma. Na natureza do trabalho desenvolvido, na primeira experiência de perspectiva comparativa, uma turma trabalhou com o módulo em modelo experimental de contexto de bLearning (contexto presencial e online) e a outra no modelo tradicional de contexto presencial. Na experiência complementar as duas turmas trabalharam em contexto de bLearning. O investigador foi o professor das turmas. Os resultados demonstram que os alunos que trabalharam no modelo experimental conseguiram uma aprendizagem mais eficiente do módulo. Estes resultados foram influenciados pelo tipo de estratégias desenvolvidas e novas experiências de aprendizagem alcançadas. Concluímos que os resultados obtidos nas experiências foram favoráveis à adopção das soluções testadas. ABSTRACT: This paper was based and motivated by the need to reinforce the learning process of visual continuity’s concept and practice. We chose new communication and information technologies to plan and implement the learning process; we adopted the use of e-learning, since this is a more effective and motivating learning resource. This study was based on research undertaken during 2005-2006 academic year on the mentioned-above issue. Our main goal was to design and validate a module that could support the learning process of visual continuity (content of the seminar Multimedia and Hypermedia Tools of the Licenciatura in Visual Arts – Multimedia Section of Instituto Politécnico de Castelo Branco) and to test e-Learning as support to the learning process in order to explore strategies of on-line implementation. We developed this work by comparing a traditional learning and teaching strategy with an Internet-based solution. This research involved 4 college classes: two classes at the fist stage and the other two at the second one. At data collection stage, we used both direct and participant observation techniques - supported by the experiment diary, survey data and platform’s data - in both experiments. According to the nature of this work, on the first comparative experiment, the first class worked with the trial model within a context of bLearning (on-site and on-line context), while the other class worked within the traditional model. In the complementary experiment both classes worked within a context of bLearning. The researcher was the teacher of both classes. The results show that students that worked within the trial model learned the content of the module more efficiently. These results were influenced by the type of strategies developed and new learning experiments performed. We conclude that the results collected from these experiments contributed to the implementation of the tested solutions.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:38:20Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1324porSilva, José Miguel Gago dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:03Zoai:ria.ua.pt:10773/1324Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:01.671071Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Módulo on-line para a aprendizagem de continuidade visual : concepção, desenvolvimento e validação
title Módulo on-line para a aprendizagem de continuidade visual : concepção, desenvolvimento e validação
spellingShingle Módulo on-line para a aprendizagem de continuidade visual : concepção, desenvolvimento e validação
Silva, José Miguel Gago da
Ensino multimédia
Ensino multimédia
E-learning
Ensino assistido por computador
Actividades de aprendizagem
title_short Módulo on-line para a aprendizagem de continuidade visual : concepção, desenvolvimento e validação
title_full Módulo on-line para a aprendizagem de continuidade visual : concepção, desenvolvimento e validação
title_fullStr Módulo on-line para a aprendizagem de continuidade visual : concepção, desenvolvimento e validação
title_full_unstemmed Módulo on-line para a aprendizagem de continuidade visual : concepção, desenvolvimento e validação
title_sort Módulo on-line para a aprendizagem de continuidade visual : concepção, desenvolvimento e validação
author Silva, José Miguel Gago da
author_facet Silva, José Miguel Gago da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Miguel Gago da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino multimédia
Ensino multimédia
E-learning
Ensino assistido por computador
Actividades de aprendizagem
topic Ensino multimédia
Ensino multimédia
E-learning
Ensino assistido por computador
Actividades de aprendizagem
description A necessidade de reforçar o processo de aprendizagem do conceito e da prática da continuidade visual foi a base e serviu de motivação para esta dissertação. As novas tecnologias de Informação e Comunicação na organização e implementação do processo de aprendizagem, com recurso ao e-Learning como suporte mais eficaz e motivador foi a nossa escolha. A investigação realizada no ano lectivo 2005/2006 sobre a problemática acima mencionada foi a base deste estudo. O nosso principal objectivo centrou-se na concepção e validação de um módulo de suporte à aprendizagem da continuidade visual (conteúdo da disciplina de Ferramentas de Multimédia e Hipermédia da Licenciatura de Artes da Imagem – Vertente de Multimédia) e teste de e-Learning para apoio à aprendizagem do mesmo de forma a explorar estratégias de implementação on-line. Desenvolvemos este trabalho através da comparação de uma estratégia de ensino aprendizagem tradicional com uma solução baseada na Internet. Este estudo envolveu quatro turmas, duas no primeiro momento e as restantes no segundo. Na recolha de dados, nas duas experiências utilizámos as técnicas de observação directa e participante, apoiadas pelo diário de experiência, dados de inquérito e dados da plataforma. Na natureza do trabalho desenvolvido, na primeira experiência de perspectiva comparativa, uma turma trabalhou com o módulo em modelo experimental de contexto de bLearning (contexto presencial e online) e a outra no modelo tradicional de contexto presencial. Na experiência complementar as duas turmas trabalharam em contexto de bLearning. O investigador foi o professor das turmas. Os resultados demonstram que os alunos que trabalharam no modelo experimental conseguiram uma aprendizagem mais eficiente do módulo. Estes resultados foram influenciados pelo tipo de estratégias desenvolvidas e novas experiências de aprendizagem alcançadas. Concluímos que os resultados obtidos nas experiências foram favoráveis à adopção das soluções testadas. ABSTRACT: This paper was based and motivated by the need to reinforce the learning process of visual continuity’s concept and practice. We chose new communication and information technologies to plan and implement the learning process; we adopted the use of e-learning, since this is a more effective and motivating learning resource. This study was based on research undertaken during 2005-2006 academic year on the mentioned-above issue. Our main goal was to design and validate a module that could support the learning process of visual continuity (content of the seminar Multimedia and Hypermedia Tools of the Licenciatura in Visual Arts – Multimedia Section of Instituto Politécnico de Castelo Branco) and to test e-Learning as support to the learning process in order to explore strategies of on-line implementation. We developed this work by comparing a traditional learning and teaching strategy with an Internet-based solution. This research involved 4 college classes: two classes at the fist stage and the other two at the second one. At data collection stage, we used both direct and participant observation techniques - supported by the experiment diary, survey data and platform’s data - in both experiments. According to the nature of this work, on the first comparative experiment, the first class worked with the trial model within a context of bLearning (on-site and on-line context), while the other class worked within the traditional model. In the complementary experiment both classes worked within a context of bLearning. The researcher was the teacher of both classes. The results show that students that worked within the trial model learned the content of the module more efficiently. These results were influenced by the type of strategies developed and new learning experiments performed. We conclude that the results collected from these experiments contributed to the implementation of the tested solutions.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2011-04-19T13:38:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1324
url http://hdl.handle.net/10773/1324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137449966829568