O uso de uma Wiki no desenvolvimento de competências de escrita no 1º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1079 |
Resumo: | Este estudo, elaborado a partir de um projecto de intervenção com uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), aborda a temática do ensino da escrita (dimensão textual) com recurso às TIC, mais concretamente com a utilização de uma ferramenta Web 2.0 – Wiki. O estudo tem por base pressupostos teóricos que fundamentam o desenvolvimento de competências para o século XXI e de diferentes literacias, nomeadamente a literacia digital. Apresenta-se a escrita e as competências tecnológicas como competências essenciais para a vida em sociedade e para o sucesso dos indivíduos. Com base no pressuposto de que a utilização de uma Wiki poderá concorrer para o desenvolvimento de competências de escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), foram concebidas, implementadas e avaliadas diferentes actividades de produção textual em torno da escrita colaborativa de uma fábula. Trata-se de um estudo de cruzamento entre uma metodologia de estudo de caso e a investigação-acção, em sala de aula do 1.º CEB. Os dados a analisar foram recolhidos através de questionários, observação participante e registos escritos dos alunos (produções textuais), sendo posteriormente analisados segundo categorias por nós estabelecidas. Os resultados mostram que os alunos, de uma forma geral, tomaram consciência da importância das diferentes fases do processo de escrita de um texto (narrativo), tendo melhorado as suas produções iniciais com recurso a uma Wiki. ABSTRACT: This study, drawn from an intervention project with a class of one Elementary School, addresses the topic of teaching writing using ICT, and specifically the use of a tool Web 2.0 - Wiki. The study is based on theoretical assumptions that underline the development of skills for the twenty-first century and different literacies, including digital literacy. It presents the writing and technological skills as key competences for life in society and to the success of individuals. Based on the assumption that the use of a Wiki will contribute to the development of skills in writing at the Elementary School were designed, implemented and evaluated different production activities around the text written in a collaborative fable. This is a study of cross between a methodology of case study and action research in a classroom of the Elementary School. The test data were collected through questionnaires, participant observation and written records of students (textual productions), and subsequently analyzed according to categories established by us. The results show that students in general, have realized the importance of the different stages of writing a text (narrative), has improved the initial productions using a Wiki. |
id |
RCAP_2df33f10a3ef8d8ef14757ef86f8ffcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/1079 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O uso de uma Wiki no desenvolvimento de competências de escrita no 1º CEBEnsino multimediaTecnologia da informaçãoEnsino assistido por computadorEnsino da escritaEste estudo, elaborado a partir de um projecto de intervenção com uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), aborda a temática do ensino da escrita (dimensão textual) com recurso às TIC, mais concretamente com a utilização de uma ferramenta Web 2.0 – Wiki. O estudo tem por base pressupostos teóricos que fundamentam o desenvolvimento de competências para o século XXI e de diferentes literacias, nomeadamente a literacia digital. Apresenta-se a escrita e as competências tecnológicas como competências essenciais para a vida em sociedade e para o sucesso dos indivíduos. Com base no pressuposto de que a utilização de uma Wiki poderá concorrer para o desenvolvimento de competências de escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), foram concebidas, implementadas e avaliadas diferentes actividades de produção textual em torno da escrita colaborativa de uma fábula. Trata-se de um estudo de cruzamento entre uma metodologia de estudo de caso e a investigação-acção, em sala de aula do 1.º CEB. Os dados a analisar foram recolhidos através de questionários, observação participante e registos escritos dos alunos (produções textuais), sendo posteriormente analisados segundo categorias por nós estabelecidas. Os resultados mostram que os alunos, de uma forma geral, tomaram consciência da importância das diferentes fases do processo de escrita de um texto (narrativo), tendo melhorado as suas produções iniciais com recurso a uma Wiki. ABSTRACT: This study, drawn from an intervention project with a class of one Elementary School, addresses the topic of teaching writing using ICT, and specifically the use of a tool Web 2.0 - Wiki. The study is based on theoretical assumptions that underline the development of skills for the twenty-first century and different literacies, including digital literacy. It presents the writing and technological skills as key competences for life in society and to the success of individuals. Based on the assumption that the use of a Wiki will contribute to the development of skills in writing at the Elementary School were designed, implemented and evaluated different production activities around the text written in a collaborative fable. This is a study of cross between a methodology of case study and action research in a classroom of the Elementary School. The test data were collected through questionnaires, participant observation and written records of students (textual productions), and subsequently analyzed according to categories established by us. The results show that students in general, have realized the importance of the different stages of writing a text (narrative), has improved the initial productions using a Wiki.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:31:23Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1079porRodrigues, Vânia Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:29Zoai:ria.ua.pt:10773/1079Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:50.975548Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de uma Wiki no desenvolvimento de competências de escrita no 1º CEB |
title |
O uso de uma Wiki no desenvolvimento de competências de escrita no 1º CEB |
spellingShingle |
O uso de uma Wiki no desenvolvimento de competências de escrita no 1º CEB Rodrigues, Vânia Gomes Ensino multimedia Tecnologia da informação Ensino assistido por computador Ensino da escrita |
title_short |
O uso de uma Wiki no desenvolvimento de competências de escrita no 1º CEB |
title_full |
O uso de uma Wiki no desenvolvimento de competências de escrita no 1º CEB |
title_fullStr |
O uso de uma Wiki no desenvolvimento de competências de escrita no 1º CEB |
title_full_unstemmed |
O uso de uma Wiki no desenvolvimento de competências de escrita no 1º CEB |
title_sort |
O uso de uma Wiki no desenvolvimento de competências de escrita no 1º CEB |
author |
Rodrigues, Vânia Gomes |
author_facet |
Rodrigues, Vânia Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Vânia Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino multimedia Tecnologia da informação Ensino assistido por computador Ensino da escrita |
topic |
Ensino multimedia Tecnologia da informação Ensino assistido por computador Ensino da escrita |
description |
Este estudo, elaborado a partir de um projecto de intervenção com uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), aborda a temática do ensino da escrita (dimensão textual) com recurso às TIC, mais concretamente com a utilização de uma ferramenta Web 2.0 – Wiki. O estudo tem por base pressupostos teóricos que fundamentam o desenvolvimento de competências para o século XXI e de diferentes literacias, nomeadamente a literacia digital. Apresenta-se a escrita e as competências tecnológicas como competências essenciais para a vida em sociedade e para o sucesso dos indivíduos. Com base no pressuposto de que a utilização de uma Wiki poderá concorrer para o desenvolvimento de competências de escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), foram concebidas, implementadas e avaliadas diferentes actividades de produção textual em torno da escrita colaborativa de uma fábula. Trata-se de um estudo de cruzamento entre uma metodologia de estudo de caso e a investigação-acção, em sala de aula do 1.º CEB. Os dados a analisar foram recolhidos através de questionários, observação participante e registos escritos dos alunos (produções textuais), sendo posteriormente analisados segundo categorias por nós estabelecidas. Os resultados mostram que os alunos, de uma forma geral, tomaram consciência da importância das diferentes fases do processo de escrita de um texto (narrativo), tendo melhorado as suas produções iniciais com recurso a uma Wiki. ABSTRACT: This study, drawn from an intervention project with a class of one Elementary School, addresses the topic of teaching writing using ICT, and specifically the use of a tool Web 2.0 - Wiki. The study is based on theoretical assumptions that underline the development of skills for the twenty-first century and different literacies, including digital literacy. It presents the writing and technological skills as key competences for life in society and to the success of individuals. Based on the assumption that the use of a Wiki will contribute to the development of skills in writing at the Elementary School were designed, implemented and evaluated different production activities around the text written in a collaborative fable. This is a study of cross between a methodology of case study and action research in a classroom of the Elementary School. The test data were collected through questionnaires, participant observation and written records of students (textual productions), and subsequently analyzed according to categories established by us. The results show that students in general, have realized the importance of the different stages of writing a text (narrative), has improved the initial productions using a Wiki. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2011-04-19T13:31:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/1079 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/1079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137448085684224 |