Rede académica WEIWER: a Wikipédia como objeto de estudo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pestana, Filomena, Pinto, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/8950
Resumo: Texto de suporte à comunicação apresentada na IWSC 2019 - International Wiki Scientific Conference, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 12 de março de 2019.
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spelling Rede académica WEIWER: a Wikipédia como objeto de estudo?WEIWER academic network: Wikipedia as an object of study?Educação abertaWikipédiaRede académicaAcademic networkOpen educationODS::04:Educação de QualidadeTexto de suporte à comunicação apresentada na IWSC 2019 - International Wiki Scientific Conference, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 12 de março de 2019.A Wikipédia enquanto objeto de estudo e enquanto estratégia pedagógica tem vindo a tornar-se cada vez mais presente nos diversos níveis de ensino no mundo. Portugal não é exceção, sendo que o percurso iniciado pela Universidade Aberta (UAb), através da sua unidade de investigação, UID4372, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D), tem promovido investigação sobre estudos de integração curricular nos diversos níveis de ensino. É neste campo de ação que o LE@D lançou a Rede Académica WEIWER , concretizando em outubro de 2018 as primeiras Sessões Abertas desta rede. A Rede Académica WEIWER tem como objeto de estudo a enciclopédia online Wikipédia e pretende concretizar sinergias aos mais diversos níveis, no campo da educação e da investigação. O presente artigo é um recorte de um estudo mais vasto, que tem como problemática de partida a questão: que viabilidade tem a criação de uma rede académica no âmbito da Wikipédia? Neste texto focamos um objetivo: identificar que potencial têm as Sessões Abertas para a criação de sinergias entre os diferentes atores educativos (nomeadamente, docentes e estudantes). Assim, emerge a questão específica: a primeira Sessão Aberta da Rede Académica WEIWER contribuiu para esse fim? Os referenciais teóricos são a Educação Aberta e a Wikipédia. Metodologicamente, adotámos uma abordagem mista num estudo de caso, e como população os participantes nas Sessões Abertas 2018. Para a recolha de dados, foi considerada a observação e o inquérito por questionário, concretamente as evidências são recolhidas com recurso a grelhas de observação focada e algumas das perguntas do questionário de avaliação do evento. Para o tratamento dos dados foi utilizada a estatística descritiva e a análise de conteúdo. A apresentação e discussão dos dados expõem, para além do contexto que deu suporte à criação da rede académica WEIWER e das respetivas Sessões Abertas 2018, as evidências recolhidas através dos referidos instrumentos. Os resultados denotam uma enorme adesão ao projeto, nomeadamente pelo interesse que suscitou em diversos docentes de instituições do ensino superior brasileiras e portuguesas, e, no caso dos professores, por encontrarem nele um excelente suporte para entender este fenómeno enquanto estratégica pedagógica e enquanto objeto de estudo. Os estudantes, para além de considerarem importante a Wikipédia, porque a utilizam, pretendem ter uma leitura mais crítica e consolidada, e, eventualmente, iniciarem-se como editores.Wikipedia as an object of study and as a pedagogical strategy has become increasingly present in the various levels of education in the world. Portugal is no exception, and the path started by the Universidade Aberta (Open University Portugal), through its research unit, UID4372, Laboratory of Distance Education and Elearning (LE@D), has been promoting studies on the curricular integration of Wikipedia in different contexts. In this field of action LE@D launched the WEIWER Academic Network, facilitating, in October 2018, its first Open Sessions. This network aims to study the Wikipedia, an online encyclopedia, and to foster synergies between education and research. This text presents part of a larger study, with the following research question: did the first Open Session of the WEIWER Academic Network contribute to promote collaborations between educators and researchers? what feasibility does the creation of an academic network in the scope of Wikipedia? In other words, the aim of this text is to identify what potential can these Open Sessions have for creating synergies between different educational actors (namely, teachers and students) and researchers. The theoretical references are framed by Open Education and Wikipedia. Methodologically, we adopted a case study, following a mixed approach, considering the participants in the 2018 WEIWER Open Sessions the population. In order to collect data, observation and a survey were considered, by using focused observation grids and the assessment questionnaire of the event. Descriptive statistics and content analysis were used for the treatment of the data. The presentation and discussion of the data show the evidence gathered through those instruments, in addition to the context that supported the creation of the WEIWER Academic Network and its 2018 Open Sessions. The results show a great adhesion to the project, due to the interest it aroused in several professors of Brazilian and Portuguese higher education institutions, as some acknowledged it as an excellent means to understand this phenomenon as a pedagogical strategy and as an object of study. As for the participating students, in addition to considering Wikipedia important, because they use it, stated their intention on having a more critical and attentive reading of its articles, and eventually start to contribute to it as editors.Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura DigitalRepositório AbertoCardoso, Teresa Margarida LoureiroPestana, FilomenaPinto, João2019-12-30T12:40:38Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8950porCardoso, Teresa; Pestana, Filomena; Pinto, João - Rede académica WEIWER: a Wikipédia como objeto de estudo? “PRISMA.COM” [Em linha]. ISSN 1646 - 3153. 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